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Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo?

redes sociais mais usadas

Os usuários de smartphones têm consumido cada vez mais informações nas mídias sociais, além do tempo de navegação ter aumentado significativamente. Descubra quais redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo, e quais os impactos de cada uma em diversos aspectos.

Tanto usuários como empresas vão se adaptando às mudanças de comportamento nas redes sociais, já que são canais importantes de comunicação. No caso de empresas, é possível usá-las para atingir um público alvo. Por isso, é importante identificar em quais redes sociais a audiência está e criar boas estratégias para cada uma. 

Leia também: Tutorial Instagram: aprenda a usar todas as funções desta rede social

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Redes sociais mais usadas

Este post ajudará você a conhecer as mais populares, as mais engajadas e todos os detalhes de cada uma.

Facebook

No Brasil, o Facebook – dono de outras três redes sociais (WhatsApp, Instagram e Messenger) – é a rede de maior impacto e utilização. Além disso, é a mais usada pela população mundial: com mais de 2,7 bilhões de contas ativas, sendo 130 milhões delas brasileiras.

O Brasil está em quarto lugar entre os países que utilizam o Facebook, atrás somente de Índia, Estados Unidos e Indonésia. 

Uma rede social cheia de funcionalidades, o Facebook é bem versátil e abrangente. É possível gerar negócios, conhecer pessoas e manter relacionamento com amigos e família.

WhatsApp

A rede social de mensagens instantâneas se tornou a mais popular entre os brasileiros. Prova disso, é que quase todas as pessoas com smartphone tem o app instalado, e algumas operadoras ainda permitem o uso ilimitado do aplicativo sem descontar do pacote de dados contratado.

São mais ou menos 120 milhões de brasileiros com conta no WhatsApp, e é muito usado para compartilhamento de informações em conversas pessoais ou em grupos. A versão Business chegou para ajudar empresas a estreitar relação com os consumidores.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social focada em profissionais. Porém, ganha cada vez mais atributos sociais, e hoje é bem similar ao estilo de navegação do Facebook. Bem didática e simples. 

A diferença é que no lugar de amigos, você pode ter conexões, e ao invés de páginas, companhias de seu interesse. Além disso, existem comunidades que reúnem interessados em algum tema, profissão ou mercado específico.

A rede social é usada por profissionais em busca de oportunidade e por empresas para recrutamento de profissionais. Além de promover a troca de experiências relacionadas ao mundo corporativo. São 46 milhões de usuários ativos.

YouTube

Com 105 milhões de usuários entre 18 a 65 anos, o Youtube está entre as redes mais utilizadas. Esse número não contempla crianças e idosos com mais de 65 anos. 

Sendo a principal rede social de vídeos online da atualidade, possui mais de 2 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente. A rede busca reforçar seu lado rede social, e buscou melhorar seu sistema de hashtags. 

Os usuários consomem muito esse formato, e a rede social está cada vez mais consolidada. Por isso, vale investir nela como forma de distribuir esse conteúdo.

Instagram

O Instagram é uma rede com foco na distribuição de conteúdo por celular. Com 95 milhões de usuários, mudou bastante desde sua compra pelo Facebook em 2012.

Atualmente, o usuário pode postar fotos com proporções diferentes, criar conteúdos diferenciados, como o Reels, além de outros formatos, como vídeos e stories. Além disso, é possível fazer vendas pelo aplicativo, que lançou um formato shop pensado em empresas.

Nos stories, por exemplo, existem diversas possibilidades de engajamento e interação como perguntas, enquetes, vídeos em sequência e o uso de GIFs. Assim, empresas podem criar conteúdos mais personalizados e atingir seu público.

O IGTV, ferramenta para vídeos mais longos, surgiu para criar possibilidades de formatos e competir com o YouTube. O Instagram Reels surgiu para competir com o TikTok, e uma curiosidade é que o algoritmo do Instagram diminui o alcance daqueles que são reciclados do app vizinho.

Facebook Messenger

A ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook foi separada da plataforma em 2016. Dessa forma, o usuário precisa obrigatoriamente fazer download do aplicativo Messenger para responder mensagens pelo aplicativo do Facebook. 

O Messenger também conta com alguns recursos interessantes para empresas, como bots e respostas inteligentes. 

Pinterest

A rede social é uma coleção de fotos, e tem o conceito de mural de referência, para que os usuários criem pastas, busquem inspirações, façam download e upload de imagens. São diversos temas, dentre eles moda, maquiagem, casamento, gastronomia, arquitetura, faça você mesmo, gadgets, viagens e design. O público presente no Pinterest é majoritariamente feminino em todo o mundo.

Empresas que optam se posicionar na rede social, podem selecionar imagens que tenham a alma da marca, além de ajudarem na construção dela e assim, ser a porta de entrada para o usuário acessá-las. Além disso, é possível criar pins patrocinados para aparecerem com mais relevância no feed dos usuários.

Twitter

O twitter passou e ainda passa por um declínio de usuários, porém, nem todos os públicos pararam de usar a rede social. No último ano, ela teve crescimento, já que cada vez mais as pessoas buscam por atualizações ágeis de notícias. Dessa forma, o twitter se torna muito relevante jornalisticamente.

São 16,6 milhões de tuiteiros ativos no Brasil, e a rede social é usada principalmente como segunda tela em que os usuários comentam e debatem o que estão assistindo na TV, postando comentários sobre noticiários, reality shows, jogos de futebol e outros programas.

TikTok

Que os vídeos são um formato bem aceito não há dúvidas, porém, o TikTok é hoje uma das redes sociais mais usadas no Brasil por adolescentes, celebridades, humoristas e empresas. O objetivo dos conteúdos é gerar interação entre os usuários, promovendo risadas, emoção, criatividade, challenges e danças.

Conheça os planos com as redes sociais mais usadas e ilimitadas

Plano com redes sociais Oi

A modalidade pós-paga pode ser uma boa opção para usuários que gostam de redes sociais.

O plano Ultragigue-se oferece 50GB de franquia de dados além de Netflix, Youtube, Instagram, Facebook, Messenger e Whatsapp ilimitados, sem consumo de dados da franquia. Tudo isso sai por R$99,90 mensais.

Planos com redes sociais TIM 

Planos da modalidade controle e pós-pago TIM oferecem acesso ilimitado ao Instagram, além de outros apps.

O Tim Controle 8,5GB tem acesso sem consumo da franquia ao Instagram, além de outros seis aplicativos. Além disso, oferece chamadas ilimitadas para qualquer número do país.

Para quem pode investir um pouco mais na internet por mês, as opções pós-pagas oferecem três variações de preços, todas com franquia extra para vídeos e apps ilimitados.

Plano para redes sociais Vivo

Já na Vivo, as modalidades controle e pós-pago oferecem acesso ilimitado a redes sociais. Do plano mais básico controle até o mais completo pós-pago há acesso sem desconto de franquia para quatro aplicativos: Whatsapp, Waze, Cabify e Google Maps.

A Vivo possibilita a contratação de pacote com redes sociais para planos pré-pagos. Chamado de Vivo Internet e Redes Sociais, custa R$2,99 por semana com renovação automática.

Planos com redes sociais Claro 

Os melhores planos da Claro para redes sociais são os pós-pagos. É possível contratar a partir de 15GB de internet com Whatsapp, Facebook, Instagram, Twitter, Waze, Cabify e Claro Music ilimitados. Todos os aplicativos são oferecidos sem consumo da franquia em todos os pacotes da modalidade.

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Leia também: Pacotes Claro TV: conheça e escolha um para você!

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E aí, tiramos suas dúvidas sobre as redes sociais mais usadas?

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