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Portabilidade Claro: veja como mudar seu número para Claro

portabilidade claro

Um dos principais motivos que desencorajava usuários a trocar de operadora, mesmo para um plano que atenda melhor suas necessidades, era a inconveniência de trocar o número do celular ou do telefone fixo. Porém, isso ficou no passado. Com a portabilidade Claro, por exemplo, esse processo de troca é facilitado e o número não muda. Entenda como funciona nesse post.

Em resumo, a operação é previsa em lei e não deve ter custos. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regulamenta isso na Resolução nº 460/2007. No regramento, está expresso que o consumidor tem direito à portabilidade de seu número para outro plano de serviço ou outra prestadora. A migração deve ocorrer em até 3 dias úteis.

Está decidido em mudar de operadora? Seu plano é vir para a Claro? Neste artigo você confere todos os detalhes sobre a portabilidade Claro, o bônus de internet oferecido pela prestadora para usuários que realizam a migração e quais os principais planos de telefonia móvel e fixa da operadora.

Leia também: Veja como consultar a 2ª via da sua conta Net/Claro!

Portabilidade Claro: como fazer?

É possível trocar de operadora e contratar um plano da Claro de maneira automática, sem a necessidade de comunicar a sua operadora antiga sobre o cancelamento.

A troca é válida para telefones celulares e linhas fixas, no entanto, deve ser feita exclusivamente pelo titular e, como previsto em lei, pode levar até três dias úteis para ser finalizada.

Para fazer a portabilidade Claro, em primeiro lugar busque saber se o seu contrato com a operadora antiga possui algum tempo de fidelização e se esse período já encerrou.

Planos pós pago costumam ser vendidos com a condição de uma permanência mínima de 12 meses. Trocar de operadora antes desse período pode acarretar em multas e gerar dor de cabeça para o cliente.

Com isso em mente, escolha um plano da Claro para fazer a migração. Clique aqui para ver com detalhe todas os pacotes, ofertas e combos oferecidos pela prestadora. Em seguida, siga os passos abaixo:

Em uma loja física

Uma das formas de realizar a portabilidade Claro é diretamente em uma loja física ao adquirir um chip da operadora. Porém, com a pandemia de coronavírus e as medidas impostas pelas autoridades sanitárias para conter a disseminação da Covid-19, o atendimento físico pode estar restrito dependendo da região do país.

A operadora estimula o auto atendimento pelo seus canais digitais ou via telefone.

Pelo telefone

Para fazer a portabilidade Claro pelo telefone, tenha em mãos um comprovante de residência, um documento de identidade e o número do CPF do titular da linha. Logo após, ligue para a central da operadora no número 1052 e solicite o serviço durante o atendimento.

Quando você entra em contato via telefone com a Claro para adquirir um plano de telefonia móvel, a portabilidade é feita, em geral, pelo próprio atendente no momento da contratação.

Por SMS

Outra maneira rápida e prática de fazer a portabilidade Claro entre linhas de telefonia móvel é através de mensagem via SMS. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Com um chip da Claro em mãos, insira-o no aparelho celular e envie um SMS para o número 1970 informando no corpo do texto o DDD + o número que você deseja transferir para o novo chip.
  2. Um SMS será enviado de volta pedindo o número do CPF do titular da linha e mais alguns dados, responda essa mensagem com as informações solicitadas.
  3. Em seguida, uma mensagem com um código de segurança chegará no seu chip antigo.
  4. Envie o código recebido no chip antigo através do seu chip da Claro para o número 1970.
  5. Pronto! A sua portabilidade Claro foi solicitada, agora basta aguardar. Você também receberá um protocolo para acompanhamento do seu pedido e uma data de previsão para conclusão da portabilidade.

Leia também: Claro Prézão: conheça os pacotes pré-pago da Claro

Portabilidade Claro para telefonia fixa

A portabilidade Claro não é um direito exclusivo para clientes de telefonia móvel. Também é possível adquirir um plano de telefone fixo da operadora e transferir o seu número da operadora antiga sem nenhum custo adicional.

Nesse caso também é importante verificar se existe algum período de fidelização no seu contrato anterior, evitando assim cobranças por quebra de contrato.

Para realizar o processo, confira os planos Claro fixo disponíveis para a sua região e entre em contato com a operadora através do site, pelo número de telefone 106 99 ou em uma loja física da Claro. Tenha em mãos informações pessoais como RG, CPF e endereço.

Acompanhamento e cancelamento do pedido de portabilidade

Você pode acompanhar a sua solicitação através do site da Claro. No menu “Portabilidade” vá até a seção “Acompanhe a portabilidade” e clique em “Consultar”. Será solicitado o protocolo do seu pedido e um documento de identificação, como número de RG ou CPF.

Ali estão disponíveis informações sobre o andamento do processo e o prazo previsto da portabilidade da sua linha.

Além disso, você também pode cancelar a sua portabilidade Claro mesmo depois de já ter realizado o pedido. Dentro do período de até dois dias após a abertura da solicitação é possível cancelar ou reagendar o processo.

Para isso, informe o cancelamento ligando para 1052 para Claro Móvel ou 106 99 para Claro Fixo. O cancelamento também pode ser feito pelo antedimento online via chat, no site da operadora.

Leia também: Saiba como cancelar sua internet sem estresse

Bônus de internet para quem faz a portabilidade Claro

Como uma forma de atrair novos clientes, a Claro também oferece bônus na franquia de internet móvel para os usuários que optam pela portabilidade e migram para a operadora.

Os benefícios variam entre cada pacote, mas estão disponíveis para planos pré pago, pós pago e controle. Confira abaixo o bônus para cada uma das modalidades.

Pré-pago

O bônus de internet para clientes pré-pago está disponível no Prezão semanal, com 1 GB a mais e no Prezão mensal, com 3 GB a mais de internet. O benefício equivale ao dobro da franquia original do plano e é válido por 6 meses a partir da primeira contratação.

Controle

Entre as opções de plano na modalidade Claro Controle, a operadora oferece bônus de portabilidade no pacote de 4 GB (dobrando para 8 GB) e no plano mais robusto, de 5 GB (também dobrando para 10 GB).

Pós-pago

A operadora conta com 5 alternativas de pacotes de telefonia móvel pós paga. 20 GB, 25 GB, 35 GB, 105 GB e 205 GB. Dentro dessa quantidade de dados móveis estão contabilizados 5 GB de bônus de portabilidade para os 4 maiores planos. No plano de 20 GB, são 4 GB de bônus.

O restante da internet é dividida igualitariamente entre navegação comum e navegação ExtraPlay — dados exclusivos para gastar com os aplicativos parceiros de streaming de vídeo: YouTube, Claro Vídeo, Netflix e NOW.

Planos Flex

Por fim, a Claro também garante bônus de portabilidade para quem muda para um dos planos Claro Flex. São duas opções de pacotes mais acessíveis e com menos quantidade de dados: 8 GB e 10 GB. Cada um garante mais 4 GB de bônus para quem faz a portabilidade Claro.

A diferença do Claro Flex para os outros planos é que nele tudo pode ser resolvido 100% digital, pelo aplicativo Minha Claro, inclusive a portabilidade do seu número.

Leia também: Adesão ao Claro Flex pode ser feita por aplicativo

Portabilidade Claro: partiu mais internet?

Como você pode ver, ao fazer a portabilidade Claro, você ganham vários benefícios. Portanto, vale a pena conferir qual o melhor plano da Claro para você.

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