Alguns consumidores já saem de casa sem levar a carteira. Costumam sair acompanhados apenas do celular para o pagamento do que vão consumir. Sim, esse é um dos efeitos do pagamento por aproximação pelo celular.
Além de ser uma opção segura e rápida, o pagamento por aproximação (contactless) ajuda a evitar o contato físico com o cobrador ou com a máquina do cartão. Depois do coronavírus (Covid-19), esse é o método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar o contágio.
Porém, o pagamento por aproximação também pode ser feito com o cartão, ao encostar o chip na máquina.
Desde que o consumidor esteja pelo menos com o seu celular, esquecer a carteira em casa deixou de ser um motivo para não pagar a conta. Afinal, é possível fazer o pagamento de grande parte do que é comprado apenas ao encostar o aparelho na máquina de cartão, sem precisar pegar em dinheiro.
Chamado também de “carteira digital”, o pagamento por aproximação pelo celular está disponível para a maioria dos novos smartphones. Além disso, tem sido cada vez mais aceito em lojas, hotéis, restaurantes e até dentro de ônibus e metrôs.
Conheça algumas formas de pagar por aproximação!
Leia também: O que é Paypal? Saiba tudo sobre a plataforma aqui!
CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!
Pagamento por aproximação pelo celular: como funciona?
A tecnologia contactless é diferente do Bluetooth e o Wi-Fi que estamos familiarizados. É uma espécie de comunicação por campo de proximidade. Ou seja, basta aproximar o cartão contactless ou celular a cerca de cinco centímetros do leitor de pagamento e aguardar o sinal de autorização.
As máquinas de cartão que aceitam esse tipo de operação possuem um pequeno desenho que simboliza a tecnologia: quatro ondas que sugerem transmissão sem fio.
Ao optar pelo pagamento por aproximação, o comprador de um produto não precisa digitar a senha nas compras de até R$ 200. Dessa forma, ganha agilidade na hora de realizar transações do dia a dia.
O embarque no transporte público se torna mais fácil (como o metrô da cidade do Rio de Janeiro), as compras no mercado da esquina ou até o cafezinho na padaria. Todas essas opções sem ter necessidade de passar o cartão para as mãos do vendedor.
Se o usuário optar pelo pagamento via celular, o aparelho precisa contar com as tecnologias NFC (Near Field Communication) ou MST (Magnetic Secure Transmission). Só assim a aproximação vai funcionar.
Isso porque elas permitem a troca de informações entre os dispositivos quando eles estão próximos um do outro.
O Brasil conta com esse tipo de tecnologia há mais de dez anos. Porém, existe bastante insegurança em relação aos riscos do sistema. Essa desconfiança foi um dos empecilhos para que o recurso alavancasse.
Riscos do pagamento por aproximação
Todas as formas de pagamento, seja em cartão ou dinheiro, apresentam possibilidade de fraudes e golpes. No caso de roubo do celular ou do cartão que conste desbloqueado para a função de aproximação, é possível que compras indevidas sejam feitas. Isso, por não precisar de senha.
Ao mesmo tempo, o valor é limitado, o que impede compras de alto valor.
Em contrapartida, a tecnologia NFC oferece maior segurança quanto a clonagens e proteção de dados. Como a cada compra é gerado um tipo de criptografia, isso protege as informações do usuário e dificulta o acesso de terceiros.
Além disso, caso aconteça duplicidade de pagamento por aproximação, o bloqueio do sistema é ativiado, evitando erros.
Conheça os sistemas de pagamento por aproximação pelo celular
Google Pay
A tecnologia NFC presente em smartphones Android permite o funcionamento do método de pagamento por aproximação do Google Pay.
Depois que o usuário efetua o cadastro do cartão no aplicativo, fica permitido realizar os pagamentos sem o cartão físico. Vale ressaltar que precisa desbloquear o telefone.
Apple Pay
Para os usuários iPhone, a opção para o pagamento por aproximação é usar o Apple Pay. Sendo a primeira fabricante a implementar a modalidade nos telefones, a Apple demorou para lançar a tecnologia no Brasil.
Para usar, o usuário precisa efetuar o cadastro do cartão, ativar e começar a usar.
Samsung Pay
A Samsung conta com duas formas para utilização do pagamento por aproximação. Utiliza tanto a tecnologia NFC, como a MST (transmissão magnética segura), citadas anteriormente.
Ao simular a tarja de um cartão magnético, não exige que o terminal ou máquina de cartão estejam habilitados com NFC para funcionar.
Cartões habilitados
Se você quer efetuar um pagamento, mas não está com o celular ou está sem bateria, sem problemas. Alguns cartões já contam com o chip de NFC embutido. É o caso dos cartões Nubank e C6 Bank. Provavelmente você precisará ativar o recurso nas configurações do aplicativo.
Se você quer descobrir se seu cartão suporta o NFC, observe o símbolo da tecnologia impresso em algum dos lados.
Métodos alternativos: pagamento com QR Code
Se você quer saber outras formas de efetuar pagamentos sem ter contato físico, pode contar com a leitura de códigos QR.
Bancos e carteiras digitais já aderiram a esta modalidade como uma alternativa ao pagamento por aproximação. Entre eles: PicPay, Iti do Itaú, Mercado Pago, banco Next, Ame Digital (para Lojas Americanas), iFood, Rappi.
Basicamente, a solução permite a utilização da câmera do celular para escanear um o código QR de um estabelecimento. Assim, o usuário pode pagar sem encostar na máquina ou entregar seu cartão para algum atendente.
Pagamento por aproximação: como saber se posso utilizar
Para usar o pagamento por aproximação pelo celular é preciso considerar três pontos:
- Verifique se o celular tem suporte à tecnologia NFC (e também MST para aparelhos da Samsung);
- Certifique-se se o cartão que você quer usar é aceito em uma das carteiras (Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay);
- A máquina de pagamento deve aceitar o tipo de operação. Ou seja, a máquina com a qual o celular se comunicará também precisa ter o chip habilitado.
O que preciso saber sobre o pagamento por aproximação
Primeiramente, caso o seu cartão contactless esteja no bolso, ele não pode ser lido acidentalmente. A comunicação entre cartão ou celular e a máquina precisa ser muito próxima para que a leitura seja efetuada. Por isso, a possibilidade de alguém aproximar de forma suficiente a máquina do seu cartão ou celular contactless é baixa. Uma vez que a máquina precisaria estar praticamente encostada no bolso da calça ou bermuda.
Dessa forma, uma compra só é finalizada se o pagamento for autorizado na posição e distância correta (que é de 2,5 a 5 centímetros). Em situações de aglomeração, como shows ou festas cheias, por exemplo, atente-se sobre onde guardou o cartão contactless. Assim, você evita qualquer problema deste tipo.
Sem custo adicional pelo uso do cartão com tecnologia contactless
Outro ponto positivo é que não existe um custo para ter a tecnologia contactless. Entretanto, vale lembrar que eventualmente alguma emissora pode cobrar taxas a depender do valor ou frequência de uso. É importante consultar isso junto ao seu banco.
A tarifa deve ser informada pela instituição emissora do seu cartão durante o processo de solicitação do mesmo. Dessa forma, é possível evitar qualquer surpresa depois de utilizar esse tipo de operação.
Seu cartão não poderá ser clonado ao usar o cartão contactless ou celular
Com a criptografia, ao realizar uma transação sem contato, o cartão ou o dispositivo transmite ao terminal de pagamento um número dinâmico exclusivo. Sendo assim, cada transação é identificada especificamente e de forma segura.
Esse tipo de tecnologia torna praticamente impossível um fraudador conseguir copiar a criptografia empregada para gerar esse número dinâmico e criar um clone do cartão.
Além disso, o risco de clonagem do cartão também é baixo, já que esses aplicativos só conseguem ler o número do cartão e a data de validade.
Bancos com função de pagamento por aproximação
Os pioneiros a utilizarem a tecnologia são o C6 Bank, Neon e Nubank. Todos possuem cartão contactless para débito e crédito.
Alguns bancos tradicionais já disponibilizam essa tecnologia, como o Banco Bradesco, Banco Original e Safra. Porém, a funcionalidade era restrita a clientes com alto poder aquisitivo.
Na maioria das vezes exclusiva aos cartões MasterCard Black e VISA Infinite, justamente pelo preço envolvido. Vale conferir com o seu banco para saber se houve alguma atualização.
Mas se preferir, pode abrir sua conta digital e gratuita no C6 Bank e garantir o seu cartão contactless sem taxa e sem burocracias.
Leia também: Chave PIX: saiba como cadastrar e aproveitar a novidade
QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM!
E aí, tiramos sua dúvida sobre pagamento por aproximação pelo celular?
Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!