Como saber se meu celular tem Wi-Fi 5GHz? Descubra!

como saber se meu celular tem wi fi 5ghz

É possível notar duas bandas de conexão wireless no roteador, porém, nem sempre os usuários entendem quais são as diferenças entre ambas. Se a sua dúvida envolve “como saber se meu celular tem Wi-Fi 5GHz”, fique com a gente. Vamos explicar a diferença entre as frequências e dar o passo a passo para você descobrir isso!

Atualmente a frequência de 5GHz desperta a curiosidade dos usuários. Já a frequência de 2,4GHz consiste na banda mais comum, sendo usual em roteadores wireless, além de possuir uma área de abrangência maior. 

Aqui você poderá entender a diferença entre as duas frequências,  como configurar uma rede 5GHz, além de descobrir se seu celular aceita redes 5G. Acompanhe.

Leia também: Como saber quem está usando minha internet? Descubra!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

O que muda do Wi-Fi 2,4GHz para o Wi-Fi 5GHz?

Em resumo, a frequência 2,4GHz tem como principal destaque a capacidade de ultrapassar obstáculos, como paredes, por exemplo, e alcançar distâncias maiores.

Porém, a modalidade sofre maior interferência e, consequentemente, carrega uma quantidade menor de dados de uma única vez, já que conta com apenas três canais de transmissão.

Ou seja, devido à popularização de roteadores pelas cidades, equipamentos mais antigos transmitem as informações de forma mais congestionada. Além disso, outros aparelhos domésticos, como micro-ondas e telefones sem fio, também utilizam a frequência.

Quando falamos da frequência 5GHz, sabemos que esta possui uma amplitude maior, com 23 canais de transmissão não sobrepostos. Por isso, sofre menos quando o assunto é interferência. Além disso, esse ponto reflete na velocidade do sinal.

A interferência no fluxo de transmissão de dados que deixava a internet mais lenta com a frequência 2,4GHz e, às vezes, a derrubava, já não acontece com o 5 GHz.

A desvantagem dessa frequência é que devido à perda de potência das ondas conforme aparecem paredes e objetos como obstáculos, os roteadores que contam com esse tipo de rede passam a sofrer mais conforme a distância aumenta para o aparelho conectado.

Como a frequência 2,4 GHz cobre um espaço maior que o 5 GHz, é comum hoje em dia que os roteadores apresentem as duas frequências no mesmo aparelho, o que é chamado de dual band.

Leia também: O que é roteador? Entenda o aparelho e saiba como configurá-lo

Diferença entre 5G e Wi-Fi 5GHz

Muitos consumidores ainda não sabem diferenciar a nova tecnologia de internet móvel (5G) da versão mais moderna do Wi-Fi (o 5 GHz). Basicamente, a única semelhança entre elas é que ambas são redes sem fio.

A tecnologia Wi-Fi já vem sendo melhorada há um bom tempo para oferecer uma conexão de internet sem fio mais rápida e com menos interferência. O Wi-Fi de 5GHz surgiu muito antes da internet 5G se tornar conhecida, e acabou se popularizando pelo nome recebido de “Wi-Fi 5G”. Porém, o termo “5G” não tem ligação com “Wi-Fi”.

Basicamente, o Wi-Fi indica uma conexão de internet de um dispositivo com outro sem a necessidade de fios. A partir de 1999 o que antes operava com a frequência de 2,4 GHz passou então por uma reinvenção. Ocorreu a troca de informações entre equipamentos, e a frequência de 5GHz se tornou realidade.

Naquela época, não havia muita confusão na abreviação do nome 5GHz para 5G, mas com a chegada da internet móvel 5G, é bem comum haver confusão entre as duas.

Ou seja, as duas tecnologias são distintas, e os celulares futuros provavelmente virão com internet móvel 5G e também contarão com conexão Wi-Fi de 5 GHz dual band. 

Por isso, vale ressaltar novamente que a internet 5G é quando o telefone provê internet para o próprio aparelho. Já a conexão Wi-Fi 5 GHz é quando ele se conecta a um roteador externo sem fio. 

Se você ainda tem dúvida sobre “como saber se meu celular tem Wi-Fi 5GHz”, continue com a gente.

Leia também: Como saber quais dispositivos estão conectados a minha rede Wi-Fi? Descubra!

Como configurar uma rede 5GHz

A configuração da rede na frequência 5GHz é parecida com o processo padrão de um roteador. Abaixo você pode conferir como fazer a configuração em roteadores da D-Link e TP-Link.

Obtenha o IP do roteador

Você precisa saber qual o IP do seu roteador para dar início a configuração. Caso você não tenha esta informação, realize estes passos:

  • No menu iniciar, procure por “CMD” e entre em “Prompt de comando”;
  • Digite o comando: ipconfig;
  • Anote o IP do “Gateway padrão”, que se refere ao IP do roteador.

D-Link

  • Escolha o navegador de sua preferência;
  • Acesse o painel de controle do roteador com o número de IP em mãos;
  • Entre com a senha do aparelho, onde o usuário é admin, enquanto a senha fica em branco;
  • Acesse o menu “Setup” na parte superior e, em seguida entre em “Wireless settings”. 
  • Na página que abre no centro da tela, clique em “Manual Wireless Network Setup”;
  • Você terá duas opções: “Wireless Network Settings”. 
  • Vá na opção de baixo, que contém a informação “Wireless Band: 5GHz Band”. 
  • Preencha os campos, e ao finalizar a configuração, clique em “Save settings” que está na parte superior da tela e reinicie o roteador.

TP-Link

  • Escolha o navegador de sua preferência;
  • Acesse o painel de controle do roteador com o IP;
  • Entre com a senha do aparelho onde o usuário é admin, enquanto a senha também é admin;
  • No menu da esquerda, clique em “Wireless 5GHz” e defina as configurações da página “Basic Settings”, conforme mostra a imagem abaixo;
  • Clique em “Save”;
  • Em seguida, acesse a opção “Wireless security” e escolha entre as duas opções que se referem “WPA/WPA2”. 
  • A primeira opção é para redes domésticas, enquanto a segunda se aplica a empresas. 
  • Por questões de segurança, não opte por uma rede “WEP”. Clique em “Save”;
  • Reinicie o roteador.
  • Pronto! 

Como grande parte dos roteadores atuais trabalha no modo de duas bandas, é recomendado que você deixe as redes das duas frequências ativas. Dessa forma, garante um melhor sinal em seu ambiente.

Leia também: O que os celulares 5G tem de diferencial no mercado?

Verifique se o seu celular aceita redes 5G

É possível verificar a compatibilidade 5G de um celular ao acessar as configurações positivas do sistema. Por isso, siga o passo a passo que preparamos para você: 

  • Acesse suas Configurações.
  • Em seguida, vá em em redes móveis e / ou conexão;
  • Na sequência, em dados móveis;
  • Entre as opções, você pode escolher Tipo de rede preferencial;
  • Se o 5G está integrado nas redes é porque está disponível.

Caso a tarifa 5G não esteja contratada, não ative, caso contrário, o consumo da bateria será muito maior e não nos oferecerá vantagem.

Meu iPhone tem tecnologia 5G?

É possível fazer a mesma verificação nas definições dos aparelhos Apple. Neste caso, siga as próximas etapas para descobrir:

  • Acesse suas configurações;
  • Clique em Dados móveis;
  • Por fim, clique em Opções;
  • Ao tocar em Voz e Dados você deve encontrar a opção 5G.

Caso veja apenas LTE significa que o iPhone não está preparado para a maior velocidade de navegação.

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

E aí, respondemos como saber se meu celular tem Wi-Fi 5GHz?

Em resumo, a internet móvel 5G é diferente da rede Wi-Fi 5GHz. Por isso, os celulares futuros provavelmente virão com internet móvel 5G. Mas, os celulares atuais já contam com conexão Wi-Fi de 5 GHz dual band. Ou seja, se você tem um roteador Wi-Fi 2,4GHz e 5GHz, já pode pesquisar a rede e conectar-se livremente. 

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *