Ícone do site Compara Plano

Dicas para montar seu PC Gamer: como escolher equipamentos ideais

pc gamer

Com a grande quantidade de equipamentos, marcas e empresas que trabalham com peças para montar um PC Gamer, pode ser um pouco difícil escolher os dispositivos e configurações ideais, e com valores que sejam acessíveis aos entusiastas de games. Por isso, alguns sites especializados possuem ferramentas para organizar, escolher e adquirir as peças com melhor custo-benefício.

A busca crescente por um PC Gamer está totalmente vinculada ao crescimento de jogos avançados, que exigem muita capacidade das máquinas. De fato, a pergunta “Roda Crysis?” talvez seja uma das dúvidas mais comuns no lançamento de qualquer hardware para um computador. O jogo que se tornou famoso pelos altos requisitos necessários de sistema para rodar em qualidade máxima, continua desafiando os processadores mais recentes. O mesmo vale para outros games do mercado.

São impasses desse tipo que o público gamer passa ao determinar qual o melhor computador para suas necessidades. Isso porque os jogos mais avançados costumam pedir um nível processamento elevado. Por isso os computadores normais nem sempre satisfazem essas necessidades, sendo o PC Gamer específico para isso. 

Mas, antes de falar sobre como montar seu PC Gamer, vamos falar sobre o que são as peças que você irá comprar:

1. Conheça as peças de hardware:

É importante que você tenha uma pequena noção sobre o que é cada peça e o que ela faz dentro do seu computador para que possa medir quais são suas necessidades computacionais:

2. Como escolher qual peça comprar?

O primeiro passo para escolher o que comprar é definir quais são as configurações que você deseja no seu computador. Uma boa dica para isso é procurar quais são os requisitos mínimos dos jogos que você mais pensa em jogar e se basear neles.

Por exemplo, o jogo Skyrim tem como configurações mínimas: Windows 7, Processador Dual Core 3GHz, 2GB de RAM, 6GB de armazenamento, uma placa de vídeo com suporte a Direct X 9.0c, com 512MB de RAM e acesso à internet.

Vale lembrar que esses são os requisitos para se jogar na qualidade mínima do jogo. Portanto, para melhores qualidades gráficas e menores problemas de lentidão, é ideal ter mais capacidade técnica. 

Dicas para escolha de peças 


Bom, tendo agora uma base de quanto poder de processamento você irá precisar, é hora de iniciar a busca por peças que melhor se adaptam ao seu orçamento.

Placa-mãe

A placa-mãe é a peça mais importante dentre as citadas. Procure marcas confiáveis (Intel, Asus, Gigabyte), porque a qualidade da fabricação da placa conta muito em sua durabilidade e em seu funcionamento. Se precisar economizar, priorize a placa-mãe e corte gastos de outros equipamentos.

Processadores

Os processadores podem parecer confusos à primeira vista. Porém, há mecanismos para você conseguir buscar o que melhor se adequa às suas necessidades mesmo sem entender tudo sobre isso. Existem sites comparadores de performance de processadores, como o CPU Boss, com os quais você pode comparar dois ou mais processadores que esteja interessado e ver gráficos comparando os seus desempenhos.

As marcas de processadores mais famosas atualmente são a Intel e a AMD, tendo as duas diversas gerações de processadores diferentes, que variam em capacidade e preço.

Memória RAM

A quantidade de memória RAM e de armazenamento depende do quanto você está disposto a gastar. Desde que satisfaça o mínimo dos jogos mais pesados que você quer jogar.

O excedente a isso se transformará em mais facilidade de rodar esses jogos, e consequentemente menos estresse ao jogá-los. Atualmente, o melhor para o armazenamento é um misto dos dois tipos. Sendo que normalmente 120GB de SSD não tem um valor tão elevado. O modelo é suficiente para armazenar o sistema operacional e os jogos mais frequentes, complementando assim o HDD.

Pesquisar e comparar valores 

Os melhores lugares para você fazer a busca desses componentes é em sites comparativos, como o Zoom. Nesses sites, você consegue buscar as peças e encontrar os sites com os valores mais baratos. Existem, também, extensões para Google Chrome ou Mozilla Firefox que fazem algo similar abrindo qualquer item em uma loja.

O sistema Monte seu PC, do site Kabum, empresa especializada em equipamentos de computação, permite visualizar todos os tipos de peças necessárias para montar um computador com configurações avançadas para a instalação de jogos.

O CraftMyBox também possui uma ferramenta semelhante em seu site especializado em games. O sistema auxilia a escolher os equipamentos para montar um PC. A página Montar PC apresenta as peças que podem ser adquiridas para montar o seu PC Gamer.

Mas afinal, vale mais a pena comprar ou montar um PC Gamer?

Essa é, na realidade, uma questão que depende inteiramente do seu próprio gosto. Existem benefícios e malefícios em ambas.

Montar um computador pode se revelar uma tarefa divertida e com um aprendizado que poderá ser usado futuramente. Além disso, é mais garantido que as peças irão ter uma boa procedência. Outra vantagem é a facilidade para a troca futura das peças que tenham ficado ultrapassadas ou tenham algum problema. O valor também é um atrativo. Dessa forma, montar um computador pode ter o mesmo mesmo valor ou até abaixo de comprar um computador pronto para jogos.

Apesar que montar um computador dá mais trabalho e podem haver imprevistos. Como peças que pareciam se encaixar e no final não se encaixam. Por exemplo, a instalação de uma placa-mãe que irá requerer a leitura minuciosa do manual. Por isso, dependendo do seu perfil, pode ser mais vantajoso para você a compra de um computador Gamer pronto.

Sites de compra e venda como o Mercado Livre podem ser usados nesse segundo caso. Sendo possível comprar o PC Gamer que outra pessoa montou e tendo a mesma qualidade. Mas sem o todo trabalho e empenho necessário de se montar peça por peça.

Quer saber mais sobre games, equipamentos e novas tecnologias? Então, acompanhe nossas publicações e fique por dentro de todas as novidades.

Sair da versão mobile