Ícone do site Compara Plano

Por que ter um Gmail é a melhor opção?

homem com celular usando gmail

Gmail é um serviço de webmail criado pelo Google em 2014. Ele é totalmente gratuito e oferece 10 GB aos seus usuários. Veio revolucionar os e-mail, pois, possui várias funcionalidade e ligações com todos os outros serviços do Google.

Além de uma caixa de e-mail, o cliente tem acesso ao Google Drive, Agenda, YouTube, Maps, Fotos, Hangouts, entre vários outros. Por isso, ele é considerado um dos melhores para ter uma conta. Mas, vamos discorrer todas as vantagens, tanto para a pessoa física, quanto para sua empresa!

Leia também: Google Play Filmes e TV: o que é e como funciona

As vantagens do Gmail

Confira a seguir as vantagens desse serviço:

Armazenamento

Bom, como dissemos no começo, uma das grandes diferenças entre o Gmail e outros é o armazenamento que ele oferece. São 10 GB que você pode guardar vários e-mails, e tudo isso de graça. Além disso, você pode comprar mais espaço por valores acessíveis. 

Cancelar envio

Com o Gmail é possível cancelar o envio dos e-mails. Perfeito para aqueles momentos que você clicou em enviar sem querer, ou esqueceu de escrever alguma informação importante.

Para ativar, acesse “configurações” no ícone de engrenagem do lado direito. Depois selecione “configurações no menu” e a opção “cancelar envio”. Ative essa opção, e você terá de 5 a 30 segundos para cancelar um envio. Assim que você mandar um e-mail, aparecerá no canto inferior esquerdo a mensagem “desfazer”, basta clicar e pronto.

Procurar e-mails

Há uma barra na página inicial que permite que você procure por qualquer e-mail recebido ou enviado. Basta digitar uma palavra-chave que o Gmail irá procurar por todos os arquivos, até aqueles anexados.

Também é possível buscar por atalhos. Por exemplo, para encontrar anexos, digite “has:attachment”, ou para expressões exatas, basta colocar entre aspas. 

Leia tambémGoogle Assistente: 10 funções e dicas para usar

Organização no Gmail

Para quem recebe muitos e-mails diários, ter sua caixa de entrada organizada é uma premissa básica. Há como organizar por marcadores, que são pastas para você dividir por assunto, datas ou remetente. Para criar um, clique em “criar novo marcador” no menu lateral esquerdo – caso seja necessário, toque primeiro em “mais” e aparecerá outras opções. 

Você também pode adicionar cores, separando melhor visualmente do que se trata cada e-mail. Além disso, para destacar aqueles que são muito importantes, você pode adicionar estrelas e ordenar pelo que será mostrado na caixa principal, para “estrelas” e “demais”.

Entre em “configurações”, clique na aba “caixa de entrada” e “tipo de Caixa de entrada”. Coloque como “importantes primeiro”. Na parte debaixo “seções da caixa de entrada”, selecione a ordem da sua prioridade. Se será primeiro aqueles que você tagueou como importantes, com estrelas ou de algum marcador. Não esqueça de salvar essa alteração.

Você também pode personalizar o tema do seu e-mail. Clique em “configurações” e depois em “temas”. Você pode adicionar uma imagem do seu computador ou da galeria do próprio Gmail, além de mudar a cor. Depois só não esqueça de salvar as modificações.

Veja cinco dicas infalíveis para organizar os emails neste post.

Adiar o envio de e-mail

O Gmail dá a possibilidade de você receber novamente um mesmo e-mail, um tempo depois. Isso facilita a vida de quem recebe muitas mensagens na mesma hora e não lembra de responder todas. Assim, você ativa essa opção e recebe de novo, no momento que você determinar.

Para usar esse recurso, basta clicar o ícone de relógio que fica na mesma linha do e-mail que você quer adiar. Escolha a data e hora que deseja receber de novo, e pronto. No menu lateral esquerdo, terá uma pasta escrita “adiados” para você verificar todos que marcou.

Respostas rápidas

Agora, o Gmail tem uma função para te ajudar com respostas. O Google analisa o conteúdo recebido, e sugere frases para responder. Assim que você abrir um e-mail, embaixo dele terá algumas recomendações como “Obrigado” ou “Muito bom”.

Ele também é capaz de terminar suas frases. Analisando sua escrita, o Gmail sugere frases e até escreve elas por você, que é o chamado Smart Compose. Por exemplo, se você está respondendo um e-mail sobre férias, a sugestão aparecerá “Boas férias”. Para aceitar a sugestão, basta apertar a seta para a direita, que ele completará sozinho.

Respostas automáticas

Essa opção é fundamental quando você sai de férias. Programar uma resposta automática para ser enviada a todos aqueles que te encaminham um e-mail ajuda as pessoas a saberem que você não poderá atendê-los naquele momento.

Para ativar, acesse “configurações” e procure por “resposta automática de férias”. Ative essa opção e, no campo abaixo escreva a mensagem que gostaria de enviar quando você estiver fora. Coloque as datas de início e fim, na qual esse e-mail será enviado para as pessoas.

Você pode selecionar a opção de enviar essa resposta automática apenas para seus contatos. E, caso você queira cancelar, terá na sua caixa de entrada, um banner com uma mensagem, clique em “finalizar agora”. 

Rascunhos

Tem vezes que você está escrevendo um e-mail e não sabe se aquele é o momento certo de enviá-lo, não é mesmo? Por isso, o Gmail salva todos, a cada mudança no texto, automaticamente. Isso também é muito útil para que você não perca o seu arquivo em casos de queda de internet, por exemplo. Para verificar os e-mails salvos em rascunho, acesse o menu lateral esquerdo e entre na pasta “rascunhos”. Você poderá voltar a alterá-los ou excluí-los. 

Integrações do Gmail facilitam a sua vida

Além de todas essas funcionalidades, a conta do Gmail te dará acesso a vários outros sites e dispositivos do pacote G-Suite. Você terá integrações com o Google Drive, que é uma plataforma para salvar quaisquer documentos na nuvem, com 15 GB disponíveis gratuitamente e possibilidade de você comprar mais espaço.

Além disso, você pode criar documentos, planilhas, slides de apresentação, dividir seu Drive em pastas e com cores. Todos esses aplicativos podem ser compartilhados por e-mail e editados ao vivo. A outra pessoa que irá acessar não precisa ter uma conta Google.

Está incluso no pacote o site Google Fotos, um espaço para guardar fotos e vídeos. O melhor de tudo, ele não tem limite, desde que a foto esteja em alta qualidade. Isto é ótimo quando você faz aquela viagem e não quer perder nenhuma recordação. O G-Suite também possui um aplicativo para criar formulários – e publicá-los onde você quiser.

Tem integração com o Google Agendas e com o Hangouts. Com eles, se você tiver uma reunião ou compromisso salvo nesse app, será enviado um e-mail te lembrando. E também, aparecerá um link, para caso você queira realizar videochamada numa sala virtual exclusiva.

Gmail para empresas

Para quem tem empresas, um Gmail também é uma boa opção. Além de todas essas funcionalidades, também é possível criar uma máscara para que todos os funcionários recebam o e-mail que foi enviado para ela. Por exemplo: seus clientes enviam mensagem para a máscara  X e todos os colaboradores recebem ela. 

Você também pode criar seu próprio domínio, como nome@meunegócio.com. Além disso, para empresas o espaço de armazenamento aumenta para 1 TB. 

Os colaboradores podem editar um documento ao mesmo tempo, ganhando tempo na preparação de relatórios. Além de ter um e-mail mais organizado que pode ser dividido por clientes também, facilitando sua localização.

Caso alguém precise fazer home-office, não tem problema. O Gmail pode ser acessado de qualquer dispositivo, seja Mac, Windows, Android, iPhone, além de tablets. E também é seguro entrar por outros computadores, pois garante criptografia e outras tecnologias de segurança. Ele é constantemente atualizado pelo Google para evitar que terceiros entrem na sua conta.

Agora que você conhece todas as vantagens do Gmail, seja para pessoa física ou empresa, crie já a sua conta. Para isso, primeiro entre no site do Gmail, e clique em “sing up”. Na parte onde eles pedem outro e-mail, é recomendável que você coloque um antigo, caso você esqueça a senha, será para ele que enviarão uma nova. 

Confira outras dicas como esta no nosso blog!

Sair da versão mobile