Nos últimos 15, 20 anos a sociedade se transformou muito rapidamente. A internet e a revolução tecnológica mudaram a maneira como vivemos, nos relacionamos e nos comunicamos. O surgimento de um universo digital cheio de possibilidades gerou a criação de carreiras nunca antes imaginadas. Termos como marketing digital, redes sociais, digital influencer, tecnologia da informação e empreendedorismo digital tomaram conta do nosso vocabulário e marcaram o surgimento de um mercado de trabalho com novos ramos de atuação.
Além das áreas técnicas ocupadas por profissionais de TI, que trabalham com desenvolvimento e programação web, há uma carreira especifica que ganhou espaço recentemente. É o digital influencer ou, em português, influenciador digital.
Conforme pesquisa da Apex, já são mais 7.500 influenciadores digitais catalogados no Brasil. Esse profissional é basicamente um formador de opinião com grande credibilidade e influência sobre os seus fãs. Figuras assim surgiram com o crescimento das redes sociais e logo chamaram a atenção das marcas que começaram a investir nas suas imagens para fazer publicidade.
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O que é um digital influencer
Inicialmente o influenciador digital era uma pessoa comum, que costumava mostrar seu estilo de vida e rotina nas redes sociais como um hobby. Aos poucos os perfis inspiradores passaram a ter mais e mais seguidores, ganhar relevância como ferramenta de marketing digital e gerar retorno financeiro aos seus criadores.
Pode-se dizer que o digital influencer é uma celebridade da internet, como são os atores na televisão e no cinema, por exemplo.
Sendo assim, se antes as marcas pagavam para os atores fazerem propaganda dos seus produtos, hoje em dia são esses profissionais que recebem para divulgar empresas.
Pré-requisitos para ser um influenciador digital
No Brasil, alguns dos nomes mais famosos entre os profissionais dessa área estão Whindersson Nunes, Gabriela Pugliesi, Felipe Neto e Hugo Gloss.
De áreas completamente distintas, o que todos eles têm em comum é milhões de seguidores que acompanham suas redes sociais e interagem com as suas postagens.
Antes de mais nada, para seguir essa carreira é necessário gostar de tecnologia e estar presente de forma constante nas redes sociais. Youtube, Facebook, Twitter e Instagram são as ferramentas mais utilizadas por esses profissionais que, dependendo do tema, também investem em blogs com material mais especializado e aprofundado.
Como produtores de conteúdo para a internet, os influenciadores digitais precisam em primeiro lugar conquistar o público. Para isso, é necessário publicar conteúdos em grande quantidade e que tenham relevância para despertar o interesse dos fãs.
A partir disso, é possível buscar parcerias com empresas e marcas que tenham a ver com nicho. Com uma imagem bem formada basta começar a fazer publicidade de produtos e serviços parceiros.
Vantagens de ser um digital influencer
Uma das características que mais chama a atenção nessa carreira é a possibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar. Ou seja, como influenciador digital, você precisa apenas de uma câmera e um computador ou celular com conexão à internet para fazer publicações de onde estiver.
A liberdade de poder falar sobre qualquer assunto com a abordagem que preferir também é uma das vantagens desta profissão.
Você mesmo escolhe o que, como e quando irá publicar, você será seu próprio chefe. Essa flexibilidade permite ainda que tenha muito tempo para a sua vida pessoal e concilie sua agenda da forma que preferir.
Como um parceiro muito estratégico para as empresas, o influencer costuma ganhar produtos e serviços gratuitos para experimentar e divulgar. Esses presentes e benefícios também são vantagens de ser considerado um formador de opinião online.
Desvantagens da carreira
Apesar das redes sociais pintarem um mundo cor de rosa em que todos parecem felizes e perfeitos todo o tempo, é óbvio que a carreira de digital influencer tem seu lado difícil.
Uma das primeiras coisas que precisa ser levada em consideração antes de entrar nesse universo é que, muito provavelmente, a sua privacidade estará exposta.
A publicação instantânea de cada detalhe da rotina do profissional desta área é uma das principais características da profissional. Como influenciador você poderá ser uma celebridade como as da TV e do cinema, com o agravante de que o seu trabalho é justamente mostrar como é a sua vida cotidiana.
Outro desafio da carreira é lidar com os chamados haters que são exatamente o oposto dos fãs. Essas pessoas se dedicam a perseguir influenciadores, geralmente com perfis falsos que tentam denegrir a imagem pública do profissional.
Gestão do seu negócio online
Não vamos citar esse aspecto como uma desvantagem, mas sim como um desafio desta carreira. O status e glamour de celebridade do influenciador pode acabar mascarando o fato de que esta é uma profissão.
Você será um empreendedor individual e precisará lidar com o seu negócio como qualquer outro empresário. Desta forma, será preciso ter disciplina, organização e controle de todos os aspectos do negócio online. Seja na parceria com empresas e formalização de contratos ou até na gestão financeira da sua vida pessoal e profissional.
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Quanto ganha um digital influencer?
É difícil quantificar valores de rendimento semanal ou mensal de um digital influencer porque isso depende de muitos aspectos. Primeiro, varia conforme o nicho em que você atua, depois também importa a quantidade de seguidores que possui o seu perfil e quais tipos de ações você realiza como forma de vender publicidade.
Para você ter uma ideia, profissionais que estão começando a carreira podem partir de R$1 mil a R$5 mil com perfis no Instagram e grandes influenciadores do YouTube chegam a receber de R$50 mil a R$150 mil por campanha para grandes marcas.
Formas de ganhar dinheiro como influenciador
O marketing digital evoluiu nos últimos anos e a todo momento surgem novas maneiras de fazer rentáveis publicações e ações na internet.
No entanto, existem alguns formatos mais consolidados que podem ser a melhor alternativa para quem quer começar a ganhar dinheiro como um digital influencer. Confira algumas delas.
- Postagens patrocinadas: através de uma parceria com a empresa, você produz conteúdo divulgando indiretamente o produto ou serviço da marca e é pago para isso.
- Produtos recebidos: a marca presenteis o influenciador com produtos para que ele experimente e faça postagens comentando como foi a experiência e qual a sua opinião. Essa estratégia costuma ser utilizada no lançamento de novos produtos.
- Marketing de afiliados: nesta estratégia você divulga produtos online e recebe comissão por cada compra realizada por meio do link divulgado nos dos seus perfis.
Dicas para se tornar um digital influencer
Agora que você já sabe como funciona a carreira de influenciador digital, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar a virar um profissional da área.
Busque um tema que seja do seu interesse
Um dos princípios da internet é autenticidade. Por isso, o primeiro passo para criar um perfil promissor nas redes sociais é buscar um nicho que seja totalmente do seu interesse. Por exemplo, você não conseguirá ser um digital influencer do universo pet se não tem animais de estimação e não gosta de conviver com eles.
Parece banal, mas encontrar um tema pelo o qual você realmente seja apaixonado e tenha a ver com o seu estilo de vida é requisito básico. Afinal, você passará a viver 24 horas por dia em função de produzir conteúdo online sobre esse assunto.
Escolha os canais certos
Encontrar as redes sociais que estejam mais alinhadas com as suas habilidades e o perfil do seu público é essencial. Antes de começar a produzir material, faça uma pesquisa de quais são os canais que o seu público mais utiliza. Buscar perfis concorrentes também é uma estratégia para pesquisar a melhor maneira de entrar no mercado.
Seja espontâneo e interaja com os seguidores
Esta dica deveria ser: publique muito conteúdo, porque na internet a quantidade conta. No entanto, antes disso, é preciso que você esteja confortável com o tema escolhido e possa fazer postagens que realmente tenham qualidade e relevância. Então, depois disso, você deve focar em postar muito, pelo menos diariamente.
Outro aspecto muito importante para ter resultado como influenciador é interagir com os seus seguidores. Afinal, é a audiência deles que garantirá o sucesso da sua carreira.
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