Ícone do site Compara Plano

Confira como funciona o Linkedin

como funciona o linkedin

O Linkedin é a rede social mais profissional de todas no mundo. Mais de 500 milhões de usuários de 200 países fazem parte dela, seja para investir em criar um perfil de carreira e de contatos de empregos, seja para divulgar seus negócios. Saber como funciona o Linkedin vai te ajudar a melhorar sua identidade profissional e encontrar o contrato perfeito.

Neste artigo, vamos explicar por que essa rede social é tão importante para negócios e contratações. Além disso, daremos dicas de como melhorar seu perfil e saber usá-la ao seu favor.

 O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é uma plataforma de contato para recrutamentos de empregos e tem como missão conectar profissionais de todo o mundo, focando o crescimento de suas carreiras.

Ela foi lançada em maio de 2003 por Reid Hoffman e desde 2016 faz parte da Microsoft.  Apesar da criação por Hoffmann, hoje a empresa é liderada por Jeff Weiner e é considerada a maior rede profissional do mundo.

Ele sobrevive de receita vinda venda de publicidade, soluções de agenciamento de recrutamento e das assinaturas dos usuários da rede.

O Brasil está em terceiro no lugar no ranking de maior número de usuários cadastrados na plataforma. Com 30 milhões de usuários conectados, perde apenas para Estados Unidos e Índia.

Como funciona o Linkedin

Pensada como uma base para recrutamento e melhoria da carreira dos usuários, o Linkedin busca criar oportunidades para os colaboradores dos mais diferentes setores.

Em 2014, a empresa foi considerada uma das plataformas mais procuradas na hora de efetivar uma contratação. Segundo dados da empresa de contratações Jobvite, 79% das contratações aconteceram após visita ao Linkedin do entrevistado. Além disso, dependendo da forma como seus usuários a utilizam, as empresas podem conhecer o trabalho desenvolvido e os interesses de seus futuros empregados ou sócios através do que é compartilhado na rede social.

Assim, com uma assiduidade e desenvoltura dos usuários, as empresas não precisam correr para outras redes sociais, mais informais, para traçar o perfil de quem querem contratar ou primeiramente conhecer.

 O que difere o Linkedin de outras redes sociais?

O LinkedIn é uma rede pensada para apresentar o seu melhor. O cliente pode encontrar nelas vagas de empregos, conhecer o perfil da empresa e saber se vale a pena fazer parte daquele time que pretende participar de uma seleção.

Assim mesmo acontece com as empresas quando o visitam o perfil dos usuários, elas buscam encontrar os trabalhos desenvolvidos, desenvoltura ao falar, conhecer o histórico do entrevistado, e assim, poder contratá-lo sem dúvidas.

A plataforma é uma rede social para interação profissional com empresas que você tem interesse em trabalhar ou com pessoas que você gostaria de se inspirar. Também é um local para interagir com amigos e ex e atuais colegas de trabalho.

Funções da plataforma

O Linkedin funciona como uma plataforma de network. Nela, você cria um perfil com seus dados pessoais de contato, históricos de locais onde trabalhou e faz um breve resumo sobre sua carreira. É possível inserir links para sites externos com trabalhos desenvolvidos pelo usuário.

Depois de concluídos os dados de perfil, o usuário pode se conectar com os contatos de sua preferência. Conforme já mencionado, você pode se conectar com empresas e com contatos profissionais que você deseja recorrer no futuro e criar laços. Busque por pessoas e empresas do seu ramo de negócios.

Crie laços de amizades profissionais

Forme essa rede de amigos de seu ramo profissional e crie laços de amizade. Esses contatos serão essenciais para fortalecer sua credibilidade profissional e estabelecer indicações quando você quiser mudar de empresa.

Conheça e investigue pessoas do seu ramo de negócio, quanto mais contatos na área, mais oportunidades você pode ter no futuro.

No seu perfil, há espaço para recomendações de talentos. Converse com seus ex-chefes e colegas de trabalho para que lhe façam recomendações no seu perfil. Assim, fica visível para as visitas dos recrutadores.

Use o LinkedIn como uma rede social de fato. Fale dos seus trabalhos, de suas conquistas, elogie suas redes de amigos e os parabenize por novos empregos e sucesso profissional. Escreva artigos e compartilhe o que você tem feito no seu atual trabalho.

Como funciona o Linkedin: encontre as melhores vagas

Como funciona como uma rede profissional, o Linkedin tem um perfil de recrutamento e por isso muitas empresas divulgam suas vagas abertas na plataforma. Além disso, a rede proporciona o conhecimento das empresas e você fica sabendo de casos de demissão em massa ou crises empresariais, por exemplo. Esta é uma forma de selecionar os lugares em que você pretende concorrer a vagas de emprego.

Para ficar mais fácil encontrar boas vagas, crie palavras-chave (ou expressões) nas buscas de empregos. Abra “Vagas” que estejam relacionadas com seu ramo de atuação. Assim, a plataforma consegue fazer uma seleção adequada com seu perfil.

Outra função importante do Linkedin é a divulgação do ranking de melhores empresas para trabalhar. Em 2019, a rede divulgou perfis de empresas muito bem avaliadas que se caraterizavam por ter mais 500 funcionários. A avaliação levava em conta ações dos 12 meses encerrados em janeiro de 2019, por exemplo.

No mesmo ano, a plataforma anunciou que iria disponibilizar um alerta instantâneo de empregos. Assim, os candidatos em potencial para determinada corporação recebem notificações sobre vagas recém-abertas e que se encaixam em seu perfil.

Por que vale a pena criar um perfil no Linkedin?

Vale a pena ter uma rede diferenciada para alavancar sua carreira. Você pode preparar seu perfil de acordo com seu gosto e suas pretensões profissionais. Como a plataforma é voltada para recrutamento e negócios, você não vai se distrair com outros temas senão os de melhoria do seu profissionalismo e compreensão do mundo corporativo.

Como já mencionamos, muitos corporações vão preferir buscar perfis de candidatos no LinkedIn. Por isso, é importante manter seu perfil sempre atualizado e com uma boa interação.

Como melhorar sua imagem na rede social mais profissional do mundo?

Agora que você já sabe como funciona o Linkedin, selecionamos algumas dicas para alavancar seu perfil nas buscas. Siga estes passos para ter um perfil sólido e de credibilidade profissional. Confira:

1 – Prepare seu currículo ao seu favor

Ao preencher seu perfil coloque os locais que tenham a ver com que você almeja estar trabalhando. Construa, dessa forma, sua marca pessoal e de reputação online. Construa uma rede de pessoas que podem caminhar junto de você e podem ser seus guias para novas oportunidades e também conhecimento da sua área.

2 – Esteja sempre se reciclando e aprendendo mais

Mantenha-se atualizado sobre assuntos da sua área. Converse com seu grupo de pessoas, leia os assuntos, artigos e reflexões que eles estão compartilhando.

3 – Crie recomendações confiáveis e verdadeiras

Converse com suas conexões e crie laços que se tornem também recomendações para empregos. Se seus antigos chefes são seus amigos no Linkedin peça para que eles falem do seu trabalho e perfil profissional.

4 – Invista em um bom resumo sobre sua carreira

Faça um resumo pessoal de quem é você que seja atrativo para as empresas e para suas conexões. Fale de suas qualidades em cada trabalho e o que você fez de melhor pela empresa. Como gerenciou problemas de crise e como se demonstrou proativo. Fale de seus prêmios nas empresas nas quais trabalhou.

4 – Customize sua URL

Organize seu perfil ao seu favor, não deixe de colocar uma foto e editar sua URL. Assim, você tem mais chance de ser visualizado nas buscas. Aproveite para colocar link dos sites com seus trabalhos desenvolvidos.

Se você é bom de texto, coloque o link do seu blog, que tenha a ver com sua área, para que as empresas conheçam sua escrita e sua desenvoltura ao se expressar. Se você é fotógrafo ou designer, coloque o link de seu Portfólio.

5 – Publique artigos e interaja

Fale e demonstre sua interação na rede social. Conecte com seus colegas de redes sociais, não apenas ao segui-los, mas interaja com eles parabenizando-nos, tirando dúvidas, lendo o que é publicado na plataforma.

Escreva artigos de temas relevantes em sua área e sobre trabalhos desenvolvidos por você. Publique fotos de suas ações na empresa e contribua para a compreensão sobre o local onde você trabalha. Assim, você cria um bom histórico que pode ser visualizado em um próximo recrutamento.

Se quer saber mais sobre o LinkendIn e outras redes sociais continue lendo os artigos divulgados em nosso blog. Publicamos diariamente conteúdos para sanar suas principais dúvidas ligadas a tecnologia e telecomunicação.

 

Sair da versão mobile