Se alguém ainda duvida do potencial do WhatsApp para potencializar qualquer negócio, certamente está ficando para trás. Isso porque o principal app de mensagens do mundo tem trazido novidades a cada momento para melhorar as experiências. Tanto nos famosos grupos da família e amigos como nas listas empresariais. Uma delas é o chatbot para WhatsApp, uma simples e poderosa ferramenta para otimizar o atendimento à clientes.
Em resumo, o chatbot é uma espécie de robô guiado por inteligência artificial que pode assumir o seu papel ao responder a perguntas pré-definidas. Em outras palavras, com o chatbot para WhatsApp, a troca de mensagens entre as empresas e seus clientes pode ser iniciada de forma automática ao invés de manual.
É preciso ressaltar que essa é uma função restrita ao WhatsApp Business, versão do aplicativo voltada a empresas. O chatbot é um recurso já aplicado em mensageiros do Facebook, por exemplo, e em sites independentes de empresas em todo o mundo. Ou seja, é uma tecnologia já conhecida e que foi absorvida pelo WhatsApp para melhorar ainda mais a experiência de relacionamento com os seus contatos.
Quer conhecer mais sobre esse recurso? Acompanhe esse post até o final. Ah, é importante lembrar também que se você aposta no WhatsApp como ferramenta de vendas tem que contar com um bom plano de celular ou internet. Para isso, pode contar com a Claro ou com a TIM, que oferecem planos com WhatsApp ilimitados.
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Chatbot para WhatsApp: características
O chatbot é um recurso ligado ao WhatsApp Business para estabelecer uma conversa entre a empresa dona do perfil e os seus clientes de maneira automatizada. Ou seja, é a salvação para quem recebe zilhões de mensagens 24 horas por dia nos 365 dias por ano. Isso porque é humanamente impossível responder a tudo e manter o mesmo padrão de qualidade (e paciência!).
Para isso, o chatbot é perfeito. Por meio de inteligência artificial para decifrar o que o cliente pergunta, o robô envia respostas automáticas com textos pré-definidos pela empresa. Em outras palavras, se a ferramenta for bem planejada e instruída, dá a real impressão que o cliente troca conversas com uma pessoa de verdade.
Utilizar o chatbot para WhatsApp possibilita criar um assistente virtual com potencial para integrar todos os canais de comunicação e interação com clientes. Isso é muito positivo porque cria um padrão de atendimento. Além de não deixar nenhum cliente no “vácuo”, sem respostas na hora, prevenindo frustrações com a marca.
Para você ter uma ideia, o instituto Gartner de pesquisas estima que até o final de 2020 por volta de 85% do relacionamento de clientes com empresas em canais oficiais será feito por bots. Incrível, não?
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Em quais situações usar o chatbot para WhatsApp
Antes de embarcar nesse recurso, vamos delimitar aqui em que situações é mais indicado utilizá-lo. Alguns especialistas defendem que o chatbot não deve ser utilizado, por exemplo, para venda direta de produtos e serviços. Abaixo você confere as melhores situações para tirar proveito da ferramenta:
Pós-venda
O chatbot para WhatsApp é perfeito para funcionar como o tradicional Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). É possível acompanhar a compra e experiência do cliente passando dicas de utilização do produto ou serviço, acompanhar o status da entrega, além de receber sugestões e críticas. Outra aplicação é em pesquisas de satisfação.
Promoções
Você já parou para pensar que uma vez com o número do seu cliente é possível manter um longo e lucrativo relacionamento com ele pelo WhatsApp? É aí que entram as promoções. Promova descontos exclusivos para os clientes pelo WhatsApp e utilize os chatbox para otimizar isso. Convide os clientes para eventos da marca, degustações etc.
Qualifique leads
O chatbot para WhatsApp é bastante indicado para qualificar potenciais clientes. Com a ferramenta você pode identificar qual serviço ou produto a pessoa está procurando e como pode ajudar. A partir daí, é possível identificar quais os contatos estão mais próximos de uma venda ou precisam ser melhor trabalhados.
Vender diretamente
Usar o chatbot do WhatsApp para vender diretamente não é muito indicado, porém, é possível também. A venda de obedecer todo o funil de relacionamento e não deve ser exposta já no primeiro contato. O consumidor precisa sentir primeiro que a marca se importa com ele.
Disseminar conteúdo interessante
Uma das facilidades do WhatsApp como mensageiro é a facilidade de compartilhar conteúdos com seus contatos, grupos ou listas de transmissão. Use essa característica a seu favor com o chatbot. Prepare um conteúdo interessante e segmentado para o seu cliente de acordo com o perfil do usuário e também com o produto que ele busca.
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Vantagens do chatbot para WhatsApp
O interessante de utilizar esse recurso no WhatsApp é optar por ser receptivo ou ativo. Ou seja, o chatbot receptivo é aquele que aguarda pelo contato do cliente e inicia um relacionamento. Já o ativo procura pelos contatos e oferece alguma informação, promoção e conteúdo.
Além da facilidade de compartilhamento de conteúdo, a plataforma do WhatsApp oferece muitas outras possibilidades como uso de imagens, GIFs, figurinhas, vídeos, textos etc. E não precisamos dizer a disponibilidade 24h em responder e enviar mensagens nas suas listas de transmissão com clientes.
Desenvolvimento do chatbot para WhatsApp
Se você gostou da ideia de implementar o chatbot para WhatsApp no seu negócio, saiba que o primeiro passo é fazer a programação do seu robô. Para isso, há várias plataformas para criação de bots oferecidas no mercado, com soluções prontas e integradas ao WhatsApp Business. Ou você pode fazer isso também diretamente pelo mensageiro.
Para que o bot funcione da maneira que você quer, é preciso dizer a ele o que falar em cada situação. Ou seja, que tipo de respostas serão adotadas em cada pergunta feita pelo cliente real. O legal é que o chatbot permite também respostas com opções abertas ou de múltipla escolha.
Versão gratuita e paga
É importante frisar também que o WhatsApp Business é gratuito e conta com vários recursos, entre eles:
- Estratégias para melhorar as vendas;
- Programar mensagens automáticas para os seus clientes, ou seja, o chatbot;
- Criar perfil comercial;
- Divulgar promoções personalizadas;
- Fazer lista vip para divulgar ofertas em primeira mão;
- Entre outras.
No entanto, caso você busque um serviço mais avançado, a indicação é contratar o WhatsApp Business API. Trata-se de uma versão paga que possibilita a integração entre empresas de grande porte com o WhatsApp para atendimento em grande escala.
Chatbot para WhatsApp: ganhe tempo com inteligência
Agora que você já conhece todas as vantagens de utilizar o chatbox par WhatsApp, que tal conferir um guia completo para utilizar o status do WhatsApp?
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