Pular para o conteúdo

Spot: o cão robô da Boston Dynamics já está à venda

Boston Dynamics

Se você gosta de cachorro e, como muitos, considera este animal como o melhor amigo do homem, aprecia o seu companheirismo e a empatia que ele tem pelo dono, imagina se deparar com um cão do tipo robótico da Boston Dynamics!

Sim, um cão robô, um quadrúpede em formato de máquina. Prático, ele não aparenta ser dócil, somente obediente. E apresenta uma função bem diferente do que se espera de um dog. Afinal, ele foi projetado para trabalhar e manter um relacionamento bem profissional, focado em contribuir com a produtividade das empresas. Essa é a proposta da Boston Dynamics, responsável por desenvolver o Spot.

Disponível para a venda comercial desde setembro de 2019, o Spot é tão inusitado que virou notícia rapidamente. Não apenas pela estratégia de divulgação da empresa, mas por suas características e habilidades.

No site da Boston Dynamics, o Spot é citado como um robô móvel projetado para detecção, inspeção e operação remota. 

Leia também: Quais são os melhores planos de celular? Escolha já o seu

Spot: o cão robô da Boston Dynamics

Os vídeos de divulgação do Spot, disponibilizados pela Boston Dynamics, impressionam. Ver um robô trabalhando, ao lado de humanos, parece filme de ficção científica. Mas a empresa tornou isso realidade. Inclusive, a intenção de vender comercialmente o cão robô já havia começado em junho.

Leia também: E-book grátis: conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Características do Spot

Confira os principais dados técnicos desse cão robô:

  • locomoção a uma velocidade de 5.76 km/h;
  • levanta cargas de até 14 quilos;
  • comporta uma bateria intercambiável, com autonomia de até 90 minutos;
  • certificado IP54, ou seja, é resistente à chuva e a poeira, porém não pode ser imerso ( jogado) na água;
  • funciona a temperaturas entre -20º e 45º;
  • conta com sensores e câmeras que lhe garantem uma visão de 360 graus;
  • é dobrável e pode ser guardado, ocupando um espaço menor;
  • possibilidade de ser customizado e aperfeiçoado por terceiros.

O que o cão robô pode fazer

Devido aos seus sensores e câmeras, o Spot é capaz de abrir portas, subir e descer escadas, levantar mercadorias e até inspecionar ambientes acidentados, como instalações de gás, petróleo e energia, além de canteiros de obras.
Ele também pode fornecer inspeção remota, ou seja, o dono deste cão não precisa acompanhá-lo pela coleira para que ele exerça as as suas atividades.
Outra aplicabilidade do Spot é a segurança pública. Afinal, ele usa câmeras estéreo para evitar obstáculos e pessoas, enquanto se move pelos locais de trabalho dinâmicos. Em caso de queda, o Spot consegue até se levantar sozinho.
A empresa Boston Dynamics gravou uma demostração de vários robôs Spot rebocando um caminhão (veja abaixo). Ele também já foi acionado para trotar por um campo verdejante. E fez bonito, dançando ao som de músicas internacionais.

Apesar de ter sido projetado para o trabalho, o Spot também pode servir como entretenimento, segundo a empresa fabricante. Até porquê, a interface flexível de carga útil da Spot e a API acessível permitem que terceiros desenvolvam outros aplicativos robóticos.

É importante lembrar que as funcionalidades desse robô funcionam a partir de um sistema, e sendo assim, pode falhar, como já aconteceu em demonstrações públicas da empresa.

Ou seja, ele requer acompanhamento e manutenção constantes, além de uma certa expertise técnica para que o investimento seja bem aproveitado.

Leia também: E-book grátis: conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Robô só poderá ser comprado por empresas

Você pode até ter se interessado pelo Spot, ao pensar em ter um cão como ajudante no dia a dia. Mas saiba que ele só pode comprado por empresas. Inclusive, elas precisam se justificar, respondendo em um formulário o porquê da aquisição.

Tudo para evitar que o Spot seja utilizado para propósitos indesejados pela Boston Dynamics, famosa por seus robôs construídos por finalidade militar.

Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Boston Dynamics, Michael Ver, os integrantes da empresa não querem ver o Spot fazendo algo que prejudique as pessoas, mesmo de maneira simulada. Para isso, estão sendo bastante firmes ao falar sobre isso com os clientes.

Preço não foi divulgado pela Boston Dynamics

Afinal, quanto custa esse robô quadrúpede? Ninguém duvida que o preço seja alto. No entanto, até o mês de outubro, não houve nenhuma divulgação do valor do precioso Spot.

Porém, a Boston Dynamics não esconde que a intenção é comercializar 1000 unidades até o final do ano. Como o custo de produção é elevado, os cães robôs serão produzidos sob encomenda. O valor arrecadado será utilizado para aperfeiçoar ainda mais a próxima geração do Spot.

Spot é diferente do SpotMini

Outra invenção da Boston Dynamics foi o SpotMini. Apesar do nome ser semelhante e ambos os robôs serem dois quadrúpedes, o SpotMini pode ser utilizado para serviços domésticos. E este sim, poderia ser adquirido por você.

Considerado um robô pequeno, ao ser comparado aos demais, o SpotMini tem um braço que parece um alongamento do pescoço, o qual é extremamente ágil e extensível, para poder captar e mover objetos com delicadeza.

O SpotMini segue a ideia do robô humanóide Atlas e o robô original do estilo de um cachorro, introduzido em 2015. Ele é totalmente elétrico e pesa em torno de 29,5kg. A sua bateria lhe permite funcionar por cerca de 90 minutos com uma carga.

O bot não inclui sistema hidráulico, fazendo com que ele seja um dos robôs mais silenciosos da Boston Dynamics. O SpotMini usa câmeras de profundidade, sensores de recepção própria nas pernas, além de um giroscópio de estado sólido para ajudá-lo a navegar, equilibrar e movimentar as coisas.

O pequeno robô pode executar uma combinação de tarefas autônomas e dirigidas a humanos.

De acordo com um artigo do site Popular Mechanics, o SpotMini, esse robô de um braço, é considerado adorável e, ao mesmo tempo, aterrorizante. Enquanto ele pode te ajudar a retirar a louça suja da pia e colocá-la na máquina de lavar, também pode ser visto como um objeto estranho circulando pela sua casa. E se der um bug e o sistema do robozinho falhar? O que ele poderia acontecer?

Quem é a Boston Dynamics?

A Boston Dynamics é uma empresa norte-americana de engenharia robótica. Líder mundial em robôs móveis, combina os princípios de controle dinâmico e equilíbrio para atuar em projetos mecânicos e eletrônicos. São utilizados softwares de última geração, manipulados por uma equipe técnica que conta com engenheiros e cientistas.

A empresa foi fundada em 1992, sendo que, os primeiros estudos e experimentos foram realizados no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Atualmente, a Boston Dynamics está sediada em Waltham, Massachusetts. Ela é uma subsidiária do conglomerado japonês SoftBank Group.

Assim sendo, os robôs se destacam pela mobilidade, agilidade e destreza, sendo equipados com percepção, navegação e inteligência. A maioria deles foi construído com finalidade militar, geralmente financiados pela Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), em português, Agência do Departamento de Defesa do governo federal dos EUA, órgão responsável pelo desenvolvimento de tecnologias para fins militares.

De todas as invenções da Boston Dynamics, o Spot se destaca por ser um dos primeiros robôs vendidos comercialmente, ou seja, o cão robô amarelinho, de pernas alongadas, saiu dos laboratórios para ser lançado ao mundo real.

Gostou desse artigo? Para ficar por dentro de outras curiosidades sobre o mundo tecnológico, continue acompanhando o blog Compara Plano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *