A maneira como se dirige hoje foi alterada depois da invenção do Waze, principal aplicativo de navegação por GPS. Disponível para Android e iOS, o aplicativo foi criado em 2008, em Israel, país que concentra o maior número de startups. A ideia inicial era trazer as melhores rotas para o motorista. Em 2019 o aplicativo já tem mais de 115 milhões de usuários cadastrados — somente no Brasil são 14 milhões.
Mais de dez anos depois de sua criação, o Waze se tornou um aplicativo para smartphones, traz as rotas mais eficientes para o usuário chegar mais rápido ao seu destino. Apenas conectado na internet móvel é possível chegar em qualquer lugar sem precisar parar para pedir direcionamento.
Uma revolução na forma como se dirige, o aplicativo de navegação transformou a vida dos motoristas. Saiba tudo sobre o Waze e descubra curiosidades que podem te ajudar ainda mais.
Leia também: Como funciona o Bla Bla Car
Como funciona o Waze
Em 2013 o Google levou a melhor, em disputa de interesse com o Facebook, e comprou o Waze por US$ 1,3 bilhões de dólares. O aplicativo que traz mapas em tempo real através de dados e informações dos próprios usuários, foi ganhando popularidade e desbancou os aparelhos de GPS.
Mesmo com o Google Maps, a gigante de tecnologia mantém os dois aplicativos. E mais, ainda alimenta o Google Maps com parte dos dados do Waze para que caminhos mais rápidos também sejam vistos pelos usuários.
Mas sabe como o Waze conseguiu mudar tão rápido o universo de quem dirige? A estratégia utilizada foi a colaboração e, ao contrário do que você pode estar pensando, não foi dentro da empresa. Afinal de contas, quando os usuários usavam o aplicativo, eles alimentavam a base de dados ao compartilhar a sua localização através do GPS do celular e informações sobre o trânsito nas ruas e rodovias. É isso mesmo! Os usuários do aplicativo ajudaram a construir o mapa de navegação digital mais conhecido do mundo.
O aplicativo coleta as informações do seu GPS em tempo real e traduz as condições do trânsito. Mesmo que você não participe ativamente através do uso de alertas de tráfego, acidentes, condições das vias e blitz policiais, por exemplo, o aplicativo continua coletando as informações.
Quanto mais você dirige, mais o Waze melhora. Deixando o aplicativo sempre aberto, sem precisar definir um destino, você alimenta os mapas de navegação com informações como velocidade média da via e pode ajudar a melhorar do layout das ruas.
Você ainda não sabe como usar o aplicativo? Não se preocupe. Confira dicas de como dirigir usando o Waze, cuidados e curiosidades que você precisa saber.
Leia também: Como aproveitar todos os recursos do Google Maps
Como dirigir usando o Waze
Para usar o aplicativo e chegar mais rápido no seu destino com uma rota otimizada, evitando trânsito, polícia e acidentes, primeiro você deve fazer o download do aplicativo para Android ou iOS nas lojas Google Play e Apple Store.
Criar Conta
Para iniciar, siga o passo a passo abaixo:
- Abra o aplicativo do Waze;
- Toque em Começar a usar o Waze;
- Aceite o contrato de licença clicando em Aceitar;
- Crie a sua conta selecionando Criar Conta ou use uma conta existente clicando em Iniciar sessão. Para criar sua conta, siga as etapas abaixo:
- Toque na lupa Pesquisa,
- Depois, em Criar Conta e Criar Conta novamente;
- Escolha se quer se cadastrar com o Facebook ou com o número de telefone;
- Ao escolher o Facebook, siga as etapas para fazer login;
- Ao selecionar número de telefone, digite-o e insira o código de verificação;
- Em seguida, toque em Próxima;
- Se não receber o código de verificação, peça para receber por uma chamada telefônica;
- Informe o código de verificação para finalizar o cadastro da conta.
Com o cadastro finalizado está tudo pronto. Você pode editar as configurações da conta, alterar seu nome de usuário ou adicionar um endereço de e-mail em sua conta.
Navegando com o Waze
Para iniciar a navegação no aplicativo, você vai precisar pesquisar o seu destino usando umas das opções:
- Com o aplicativo aberto, clique no mapa e digite o endereço na barra de pesquisa É para onde? ou toque no ícone da lupa;
- A medida que você escreve um endereço, algumas sugestões aparecem numa lista. Selecione o endereço da lista que corresponder ao seu destino ou finalize a digitação;
- Selecione o endereço de destino desejado;
- Então, para começar a navegar, clique em Iniciar;
- Um resumo do destino será exibido com nome do local, da rua, número, distância, trânsito e tempo médio de chegada;
- Em seguida clique em Iniciar novamente para ver a melhor rota;
- Pronto, comece a dirigir até o seu destino.
Além da busca pelo endereço, existem outras maneiras de encontrar o seu destino. Uma delas é pesquisar por categorias, como por exemplo, estacionamento, postos de combustíveis, comida e café. Você também pode usar a pesquisa por voz clicando no microfone ao lado da barra de pesquisa e falar o endereço.
6 coisas que você não sabia sobre o Waze
Humores do Waze
Você pode ter uma identidade através do Avatar do Waze que permite que você se expresse escolhendo o melhor humor. Isso mesmo! Ao invés de você usar uma foto sua no mapa, os avatares disponíveis no aplicativo permitem que vocês escolha um carrinho e apareça para outros usuários com o humor que mais te identifica neste dia.
Acesse o menu, clique no seu nome e em seguida em Avatar. Você vai ver uma série de ícones do Waze personalizados para cada tipo de humor: alegre, frustrado, sereno e orgulhoso, entre outros.
Pontuando com Waze
Você sabia que pode acumular ponto usando o Waze? O seu perfil só vai evoluir se você acumular pontos. Por exemplo, quando você começa a usar o aplicativo você é um Waze bebê e para mudar seu perfil e desbloquear avatares você precisa juntar pontos.
A boa notícia é que você não precisa estar no modo de navegação ou com um destino configurado, apenas estando conectado na internet dirigindo normalmente você acumula 3,2 pontos a cada km rodado. E melhor do que ganhar pontos é pegar doces que aparecem no mapa no meio do seu caminho. Isso quer dizer, que a cada 10 km um doce aparece no seu caminho, cada um tem uma pontuação diferente.
Quanto mais você interagir com o aplicativo, mais chances de ganhar pontos. Por exemplo, você pontua quando alerta problemas na via ou atualiza preço de gasolina nos postos. Comentar o alerta de outra pessoa também é uma forma de pontuar. Cada ação tem uma pontuação específica e você pode saber mais aqui.
Acesse seus pontos no Waze clicando na lupa depois no seu nome e procure por pontuação. Nesse local você pode ver sua classificação no ranking, sua pontuação e as proezas possíveis, ou seja, todas as formas de pontuar e quantos pontos cada um vale.
Planejar trajeto
Além de conseguir ajustar uma navegação para o momento presente, você pode pedir que o Waze te ajude a calcular que horas deve sair para chegar a tempo em outro destino. Isso é muito fácil! Você pode integrar o aplicativo com sua agenda e eventos do Facebook e ele vai notificar que horas é melhor começar a dirigir.
Se você tem um voo marcado para daqui 2 dias, por exemplo, e precisa estar uma hora antes do embarque no aeroporto, você deve colocar o aeroporto como destino. Então, ao invés de iniciar, você deve selecionar Ir depois, definir a data e selecionar o horário que você quer chegar no local. O aplicativo calcula quanto tempo você vai levar até o seu destino naquele dia para estar lá no horário desejado.
Partilhar Rota
Depois de escolher um destino, antes de iniciar, a opção Partilhar Rota é exibida e você pode escolher com quem quer compartilhar o seu trajeto, por mensagem, e-mail e outros aplicativos de mensagens como o Whatsapp. Basta escolher um aplicativo e selecionar um contato para que o Waze envie as informações do seu destino e um link para acesso no próprio Waze ou em outro navegador instalado no aparelho do seu contato. A rota fica sinalizada em verde e o aplicativo mostra que outra pessoa está visualizando o percurso.
Carpool
Essa funcionalidade, lançada em 2017, conecta pessoas que vão para o mesmo lugar no formato de carona. Não existe uma cobrança de taxa, mas sim um repasse de custo de quem vai de carona para o motorista. Em outras palavras, é possível utilizar o aplicativo do Waze para combinar caronas, de forma simples e econômica.
Usando os dados cadastrados de casa e do trabalho do motorista, o Waze Carpool combina isso com as informações de vizinhos, colegas de trabalho que estão indo para o mesmo lugar. A funcionalidade precisa ser ativada no seu perfil e como motorista você pode escolher para quem dar carona. Saiba mais detalhes no site.
O Waze não usa satélites
Ao contrário dos sistemas de GPS que estamos acostumados, que funcionam através de satélites posicionados no espaço, o Waze não usa satélites. Como dito anteriormente, é o usuário que alimenta a ferramenta através dos seus dados de latitude e longitude apenas ao deixar o aplicativo aberto. Esses dados e informações de movimentação ajudam o aplicativo a montar o mapa sofisticado.
Agora que você entendeu melhor como o Waze funciona, é só baixar o aplicativo e começar a navegar. Fique por dentro de todas as novidades sobre esse e outros aplicativos no Blog do Compara Plano.