Pular para o conteúdo

Como usar o filtro vira-lata caramelo

  • por
vira-lata caramelo

Teve muita gente pregando peças nos amigos e na família com a adoção de um cachorro vira-lata caramelo. O que muita gente descobriu somente depois de cair na brincadeira é que a imagem é um filtro do Instagram que está rendendo bons memes na internet. Chamado de Sasha Dog, ele coloca o cãozinho na sua sala, quarto, cozinha e onde mais você quiser, basta usar a criatividade.

De acordo com o monitor de busca da Google, o Google Trends, a busca pelo filtro Sasha Dog – criado pelo italiano Antonio Ruggiero (@antonio.ruggiero93) – por usuários brasileiros do Instagram bombou. Mas não foi apenas aqui no país que o filtro emplacou. Segundo Ruggiero, a máscara para o Instagram Stories também fez sucesso na Malásia.

Não quer ficar de fora? Então veja como baixar a sensação do momento.

Leia também: Saiba qual o melhor plano de celular com redes sociais ilimitadas

Como instalar o filtro do vira-lata caramelo

O passo a passo para usar o filtro com o efeito Sasha Dog no Stories pode ser usado para iOS e Android. Para esses, é necessário ter a versão mais recente do aplicativo do Instagram instalado no celular. Confira:

Passo 1

Pelo celular, acesse a página do filtro Sasha Dog.
Já na página, clique em “Abrir no Instagram” e, se necessário, confirme a abertura do aplicativo em “Abrir”.

Passo 2

Já no Instagram, ative a câmera traseira do celular e aponte para onde você gostaria que o vira-lata caramelo aparecesse. O cachorro será adicionado e você poderá ajustar o tamanho dele usando o gesto de pinça, arrastar para onde quiser ou mesmo rotacionar o animal. Quando estiver de acordo com o que imagina, basta usar o botão de captura para tirar uma foto ou gravar um vídeo.

Passo 3

No canto superior direito você encontra as ferramentas de edição. Com elas, pode adicionar figurinhas, emojis, desenhos ou textos.

Passo 4

Por fim, toque em “Seu story”, para adicionar a imagem diretamente à sua história, ou em “Enviar para” para compartilhar a imagem com amigos específicos.

Saiba mais sobre o vira-lata caramelo

O italiano Antonio Ruggiero, um programador de 26 anos, foi o criador do vira-lata caramelo. Ruggiero trabalha com modelagem em 3D e, para a criação do filtro de realidade aumentada Sasha Dog, usou técnica chamada “fotogrametria”.

A técnica é usada para criar modelos em 3D a partir de imagens em 2D. Isso é feito por meio do registro de inúmeros fotos, nas mais diferentes posições e ângulos, que são unidas em uma modelagem criada em computador.

No caso do Sasha Dog, depois que Ruggiero fez todas as fotos do cão, usou o programa Spark AR para juntar todos os ângulos e transformar o filtro em um objeto 3D. Só faltava compartilhar nas redes sociais e fazer a ideia bombar nas redes.

“Eu só criei o filtro para mostrar para meus amigos e colegas. Eu sabia que aquilo era público então esperava alguns seguidores. Mas estourou e agora eu estou com a caixa de mensagens lotada”, disse o programador ao Yahoo Finanças.

É realmente um cão vira-lata?

Na verdade, o mais famoso vira-latas caramelo das redes sociais é uma menina. A cadela – sim, vira-latas – tem sete anos e também se chama Sasha. Ela e o dono Ruggiero, segundo informou o site Yahoo Finanças, moram na cidade de Pádua, próximo a Veneza, no norte da Itália.

Ruggiero contou que um dia viu a cadela parada, deitada no chão, e resolveu aproveitar o momento para tirar as fotos. Para usar o programa de realidade aumentada é importante que as fotos sejam feitas com o objeto completamente parado. O resultado saiu “perfeito”, diga-se os milhares de stories com o Sasha Dog que estão movimentando as redes sociais.

Dicas para tirar boas fotos

Fique atento à iluminação

Uma boa luz, de preferência natural, faz toda a diferença na foto. Sem uma boa imagem, o filtro não vai fazer milagres. Também é importante ajustar o foco e se preocupar com a composição do ambiente.

Não use o zoom digital

Quer aproximar, faça você mesmo. O zoom digital apenas aumenta e distorce a imagem que já está na tela em vez de realmente se aproximar dela. Assim como o flash, isso dará um aspecto amador nas suas fotografias.

Não economize nas fotos

Tire várias fotos ao mesmo tempo, sem muito pensar. Teste ângulos e posições diferentes, normalmente fotos no “improviso” ficam melhores.

Use as duas mãos

Parece bobo, mas usar as duas mãos podem fazer toda a diferença na hora de tirar as suas fotos. A ação ajuda a dar firmeza e conseguir um enquadramento melhor.

Depois de ter uma boa foto, os filtros do Instagram vão deixar sua imagem ainda melhor. Confira os mais usados.

Top 3 filtros do Instagram

1. Clarendon

Este filtro reforça sombras e dá mais luz para as partes claras. Isso porque ele aumenta a saturação de cores e mantém a nitidez. Pode ser usado em todos os tipos de fotos, principalmente aquelas que tiverem cores vibrantes.

2. Gingham

Ao contrário do Claredon, o Gingham diminui a saturação das cores, dando um ar mais clássicos para as imagens, mas sem usar os tons amarelados e envelhecidos. O filtro é ótimo para fotos com objetos e monumentos.

3. Juno

O Juno é um filtro que deixa a imagem mais clara que o normal, reforçando os tons mais quentes, como vermelhos e amarelos. É uma ótima opção para fotos em que aparecem os tons mencionados.

Agora que você já sabe como incluir o vira-lata caramelo nas suas fotos mãos à obra. Se você gosta deste tipo de brincadeira virtual, veja também nossos artigos sobre como criar figurinhas no Whatsapp e sobre como usar memes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *