Skype, Appear.in e Google Hangouts: qual a melhor?

No mundo dos negócios é muito importante ter uma ferramenta para fazer webconferências, seja com filiais ou com o cliente. O custo de realizar reuniões desse tipo são bem mais baratos para as empresas. Além de existirem diversas ferramentas que auxiliam nesse processo, como o Skype.

Mas, você sabia que existem mais ferramentas de conversa por vídeo, como o Google Hashouts e o Appear.in, por exemplo? E qual delas é a melhor? A seguir conheça as vantagens e desvantagens de cada uma.

Qual a diferença entre webconferência, videoconferência, teleconferência e webinar?

Antes de falar sobre as ferramentas, é preciso que você tenha claro o que é uma webconferência. O nome já expressa todo significado. Trata-se de uma conversa por vídeo, em tempo real, entre duas ou mais pessoas, pela internet. É mais usada por empresas e clientes ou para comunicação entre filiais. Utilizando-a, a empresa pode reduzir custos, como o deslocamento da equipe para a reunião presencial.

A única despesa que gera é uma conexão boa de internet e energia. Mas esses itens já são fundamentais para as empresas trabalharem no dia a dia. Então o custo se zera, pois, tendo webconferência ou não, será necessário wi-fi e luz para o trabalho.

Há também outras formas de realizar reuniões remotas. Tem a teleconferência, por exemplo, que é uma chamada apenas de áudio. Também não exige muitos acessórios. A vantagem é que pode ser realizada pelo telefone.

Leia também: Netflix Hangouts: descubra o que é

Reuniões interativas

A videoconferência é uma junção da ligação telefônica com vídeo. As reuniões ficam mais interativas, podendo ser compartilhado fotos, planilhas, gráficos e apresentações. Esse tipo exige equipamentos próprios para essa finalidade.

E, por último, há o webinar. Ele funciona como se fosse uma palestra sobre determinado assunto, mas via internet e ao vivo. Para isso, há ferramentas e plataformas especializadas que realizam esse tipo de chamada.

Agora que você já sabe a diferença, vamos às ferramentas para webconferências:

Skype

É uma plataforma da Microsoft, que veio com a proposta de substituir o MSN Messenger. Hoje em dia, tem vínculo com as contas do Outlook.com. Você pode vincular a sua conta com a do Facebook ou Gmail.

Vantagens

O Skype é uma ferramenta grátis, tem sua versão como aplicativo para computadores e celular. Ele também pode ser acessado pelo navegador. Para criar uma conta, você apenas precisa ter um e-mail. Você pode utilizá-lo tanto para chat, como apenas para áudio, ou vídeo e voz.

Também é possível enviar arquivos, como fotos, vídeos, gráficos, planilhas, etc. Além do compartilhamento de tela, o que é uma função essencial em reuniões em que você precisa apresentar resultados.

Outro ponto importante é que com o  Skype você pode conversar com até 25 contas numa única chamada de áudio ou vídeo. O Skype tem compatibilidade com vários softwares como Windows, Mac, Linux, Android, iPhone, Kindle Fire, PlayStation Vita e Xbox.

Tradução e legenda simultânea

Para quem utiliza chamadas internacionais, é possível acompanhá-las com uma tradução e legenda simultânea durante a ligação. Essa função também está disponível para mensagens trocadas dentro da ferramenta.

Você pode também gravar suas webconferências. Além de ter a segurança de todas suas mensagens estarem protegidas por criptografia dentro da plataforma. Sendo possível também colocar seu status, como online, ocupado, ausente, etc.

O Skype possui uma versão business, voltada totalmente para esse segmento. Oferece até 250 usuários numa chamada, gravar e transmitir ligações para até 10 mil pessoas. É possível também colaborar durante a reunião, onde todos podem adicionar documentos e responder enquetes.

Desvantagens

O Skype permite que você ligue para celulares ou telefone fixos. Porém, essa é uma funcionalidade paga. Outra desvantagem é que a ferramenta não tem integração com o Hotmail. Dessa forma, não é possível sincronizar listas de contatos. Além disso, a versão business também é cobrada.

Além disso, se seu computador estiver desligado você não poderá receber chamadas. O serviço pode até deixar a pessoa gravar uma mensagem, mas para isso você precisará pagar o correio de voz. Nas empresas, esse recurso dificulta um pouco se sua comunicação é restrita apenas ao Skype.

Outro ponto importante é que a qualidade da chamada pelo Skype está totalmente atrelada a velocidade da sua internet. O que requer que você tenha um plano de dados muito bom para que a ligação – seja por vídeo ou áudio – não sofra com isso. Alguns usuários reclamam de alguns problemas como encontrar contatos na ferramenta, além de dificuldade em enviar ou receber mensagens.

Leia tambémGoogle Pay: saiba o que é e como funciona este aplicativo

Hangouts

 

Esta é a ferramenta do Google. Ele também tem a possibilidade de envio de mensagens, áudio e vídeo chamadas. Possui integração com todos os tipos de e-mail, especialmente o Gmail, vinculando seus contatos.

Vantagens

 

Uma das grandes vantagens é a integração com todas as ferramentas do Google. Você pode marcar reuniões na sua agenda do Google, e irá aparecer um link para uma sala de bate-papo, onde você pode realizar sua webconferência. Além disso, você recebe um e-mail antes, te lembrando daquela reunião. E, durante as chamadas, sejam em vídeos ou apenas em áudio, também é possível compartilhar arquivos do Drive.

O Hangouts é aceito em todos os dispositivos, seja computador, celular ou tablet. Você pode usá-lo pelo navegador ou baixando seu aplicativo. Possui a opção “On Air”, na qual você pode transformar a videochamada em uma transmissão ao vivo, vinculando com o YouTube.

Assim como o Skype, é possível participação de mais de 25 usuários numa conferência por vídeo. Para as contas business, esse número vai para 250. Além disso, a ferramenta não precisa de cadastro para aceitar um convite para uma chamada em vídeo. Por exemplo, você só recebe um link para participar da reunião.

Também são viáveis ligações para telefones fixos ou celulares através do Hangouts. E, uma das principais vantagens, é sua velocidade para transmissão de vídeos, áudios e dados, tanto para computador, quanto celular.

Desvantagens

No Hangouts a conta business e as ligações para celulares ou telefones também são pagas. Diferentemente do Skype, nessa ferramenta não é possível trocar de status.

Além disso, podemos citar como uma desvantagem a necessidade de ter uma conta no Google para criar salas para as conversas em vídeo. Sem uma conta, você apenas pode entrar numa reunião pelo link que foi passado, mas não criar uma.

Appear.in

Criado por uma startup norueguesa, é um serviço totalmente online para realizar videochamadas.

Vantagens

 

Com o Appear.in nem você, nem as pessoas que irão fazer vídeo chamada junto precisam de cadastro. Basta entrar pelo navegador e criar uma sala. Então você só compartilha esse link.

Com isso, você evita pedir para clientes criarem uma conta em determinada ferramenta para participar da reunião, por exemplo. Também permite compartilhamento de tela. Além disso, tem um layout bem intuitivo.

Desvantagens

 

Essa ferramenta só permite até oito pessoas em webconferência. Além disso, é totalmente em inglês, o que pode dificultar o acesso para as pessoas que não entendem o idioma.

Você decide

Agora que você conhece três das principais ferramentas para webconferências, suas vantagens e desvantagens, fica mais fácil escolher aquela que irá se adaptar melhor a sua rotina de trabalho.

Na hora da escolha, é importante levar em conta a rotina e os processos para reuniões, seja com clientes ou parceiros, que você precisa. Sendo assim, defina a que atende melhor a sua necessidade.

Gostou deste artigo? Confira no nosso blog mais informações sobre tecnologia!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat