Pular para o conteúdo

O que é ping e como interfere na velocidade da sua internet?

o que é ping

Muito utilizado durante os jogos online para justificar perdas de conexão, nem todo mundo sabe o que é ping. Na verdade, é um ferramenta muito importante que serve para verificar o estado da rede de internet, além das atividades dos equipamentos que estão conectados a ela.

O ping pode ser medido por você mesmo, de forma rápida e fácil, no próprio computador ou outro dispositivo. Para você ter uma ideia, esse recurso pode identificar, por exemplo, o motivo ao qual a sua internet apresenta lentidão.

Quer saber como funciona e o que você precisa fazer para melhorar seu ping? Confira!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Leia também: Melhores Apps e jogos para Android de 2019

O que é e como funciona o ping?

Ping é o nome popular de Packet Internet Network Groper, ou seja, Localizador de Pacotes na Rede de Internet. É um sistema que envia uma certa quantidade de dados para máquinas que estão conectadas em uma rede, como a impressora, por exemplo. Dessa forma, calcula o tempo que esta máquina leva tanto para receber esses dados, quanto para respondê-los. Ou seja, ele avalia a conectividade entre equipamentos.

É medido em milissegundos (ms) e também serve para conferir a performance do servidor de hospedagem e se o host está disponível. É uma das linhas de comando mais usadas e está presente na grande maioria das redes e sistemas operacionais. Permite que o usuário possa ter informações sobre a qualidade da transmissão de dados.

Além disso, também permite saber a qualidade sobre a latência, que é o tempo que leva um pacote de dados de ir de um dispositivo ou servidor até outro dispositivo ou computador. Afinal, quanto maior esse tempo, mais difícil fica a sincronização de dados em tempo real.

É como se fosse realmente um jogo de pingue-pongue, como o nome pode sugerir, onde os dados são a bolinha que é jogada de um lado para o outro. Assim, precisamos saber o tempo de envio dessa bolinha e o recebimento dela de volta.

Como medir o ping?

Se você quer saber a qualidade da sua conexão, é possível fazer a medição do ping. Para isso, você precisa acessar o Prompt de Comando, no Windows, ou do Terminal, no OS X e Linux.

Para acessar no sistema Microsoft, abra o menu iniciar e digite “cmd” ou “prompt de comando” na janela de busca. Se você tem um Mac OS X, acesse a pasta de aplicativos, entre em Utilitários, selecionando o Terminal. Agora, se seu sistema é Linux, acesse a pasta Acessórios ou utilize o atalho do teclado Ctrl + Alt + T.

Em todos os sistemas operacionais, após acessar o Prompt de Comando, uma tela preta se abrirá. Dessa forma, basta digitar a palavra “ping” junto com o nome de domínio ou endereço do servidor do site que você queria testar, por exemplo “meusite.com”.

Leia também: Brasil Banda Larga: teste a velocidade da sua internet

O que acontece?

O sistema realizará quatro envios de dados para medir os resultados e, na sequência, vão surgir a análise e os números relacionados à qualidade da rede, bem como a velocidade de transmissão. São 32 bytes que são enviados, sendo que ao lado podemos ver o tempo entre o envio e o recebimento da resposta.

O TTL de um pacote é o máximo que ele vai percorrer na rede antes de ser recebido. No entanto, isso pode não acontecer em casos de rede inexistente ou problemas de conexão, fazendo com que ele seja descartado.

E quando dá algo errado?

Nesses casos podem aparecer as seguintes mensagens de texto:

  • Destination host unreachable ou host de destino inacessível: essa mensagem indica que o sistema de destino está inoperante na rede, ou se a rota local ou remota para o host de destino é inexistente;
  • Unknown host ou host desconhecido: nesse caso, o endereço IP ou os nomes de host não existem na rede. Além disso, pode indicar que aquele nome do host de destino é desconhecido;
  • TTL expired in transit ou TTL expirou em trânsito: é o tempo máximo que um pacote IP pode ficar na rede antes que ele seja descartado se não atingir seu destino;
  • Request time out ou esgotado o tempo de pedido: esse pode determinar tanto a inexistência de uma mensagem de resposta por conta do excesso tráfego na rede, bem como avisa que o ping atingiu o tempo limite porque não houve resposta do host, além da falha na filtragem de pacotes ou erro no roteador.

No final do processo, serão geradas as estatísticas gerais do teste de ping que você fez. Dessa maneira, vão aparecer o número de pacotes que foram enviados para o servidor, bem como quantos foram recebidos e quantos foram perdidos durante o processo.

Além disso, o sistema também indica o menor e o maior tempo entre envio e recebimento de resposta, da mesma forma que a média. Essa média é a latência do equipamento, ou seja, o seu “número ping”.

Leia também: Qual a velocidade ideal de internet para streaming

Como o ping interfere na sua conexão?

Quanto maior o seu ping, pior será a qualidade da sua rede, já que pior será a qualidade de transferência de dados do seu equipamento. Dessa forma, algumas atividades que precisam de atualização de dados em tempo real podem ser influenciadas por esse tempo. Jogos online, por exemplo, são um caso onde um ping maior pode influenciar na qualidade da transmissão de dados.

Pessoas que são muito ativas na internet, que fazem muitos downloads ou utilizam plataformas de streaming precisam sempre que seu ping seja baixo, para poder ter uma boa conexão.

No entanto, todos esses fatores são questão de infraestrutura do seu computador, sendo que, normalmente, não tem muito o que fazer para solucionar esse problema, somente minimizar.

O que fazer?

Sendo assim, sempre que você for realizar alguma atividade que exija grande velocidade, o ideal é utilizar conexão cabeada e não na rede WiFi, por conta da instabilidades.

Outra opção é não realizar muitas tarefas ao mesmo tempo no seu computador. Baixar um filme do Torrent, que transfere e recebe uma alta taxa de dados, enquanto assiste a um vídeo no Youtube pode fazer com que sua conexão fique muito lenta e não tenha a qualidade que você deseja.

Se você também utilizar sua internet no horário de pico, onde muitas pessoas estão compartilhando da mesma rede, também pode fazer com que ela fique mais lenta.

Você também pode desligar por alguns segundos e religar o modem e o roteador de vez em quando. Dessa forma, você, além de reduzir o ping também resolve outros problemas que sua internet possa ter.

Além disso tudo, você também pode ligar para sua operadora de internet e reclamar da velocidade de conexão, já que pode ser um problema da própria empresa na transmissão de dados.

Algumas soluções que podem ser resolvidas pelo próprio usuário:

  • host de destino inacessível: é possível modificar a tabela de rotas local;
  • se o host for desconhecido: nesse caso, o usuário pode verificar o nome e a disponibilidade dos servidores do sistema de nomes de domínio (DNS);
  • caso o TTL expire em trânsito: deve-se aumentar o valor do TTL por meio da chave ping;
  • agora, caso a chave expirar: aumentar o tempo de espera pelo usuário.

Quais as velocidades ideais do ping?

As velocidades ideais para que você possa ter uma boa conexão e não prejudique o funcionamento dos programas, são:

  • Gamers: o ideal é que o ping seja menor que 30 ms;
  • Entre 30 e 50 ms, a taxa não prejudica a execução de jogos e aplicações;
  • Taxa média de ping: entre  50 e 100 ms;
  • Velocidade lenta de navegação na web: entre 100 e 500 ms;
  • Taxa maior que 500 ms indica um atraso perceptível nas funções do seu equipamento.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Velocidade da internet: como saber o melhor plano para casa?

Concluindo: entendeu o que é ping?

Saber o que é o ping e como ele funciona é fundamental se você quer estar ligado na performance da sua internet e dos aplicativos que você utiliza através dela no seu computador.

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *