Pular para o conteúdo

O que é gateway e para que serve? Veja os detalhes aqui!

  • por
o que é gateway

Você já se perguntou o que é gateway? A nomenclatura aparece comumente quando sua internet está com problema e você usa a solução de problemas do Windows. E, geralmente, é nesse componente que está o problema quando a rede apresenta falhas abruptas. Em suma, trata-se um recurso importante para que a conexão à internet seja realizada tanto em dispositivos móveis quanto estáticos.

Numa tradução literal, o termo significa portal. Trata-se do canal que permite que a comunicação entre seu aparelho e a rede em si. Apesar de sua definição primária ser algo relativamente simples, a ferramenta conta com outros recursos indispensáveis para a manutenção do bom funcionamento da rede e da proteção do usuário.

Leia também: Qual a melhor internet fibra? Veja o comparativo e comprove!

CONFIRA OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

O que é gateway

O gateway é uma espécie de portal ou fio condutor que promove a conexão do seu dispositivo com a internet. Ele funciona com o objetivo de alcançar as informações requeridas previamente pelo usuário por meio do acesso em páginas de internet ou de aplicativos instalados no dispositivos móveis.

Basicamente é ele que permite que um determinado aparelho encontre o roteador e eles, na sequência, estabeleçam uma comunicação ativa.

Como funciona o gateway

Conforme já antecipamos, a ideia geral por trás do gateway é a de ele ser o portal entre a internet e o usuário que deseja se vincular à rede. Como você já deve saber, essa vinculação é realizada por meio de endereços IP, e cada um dos envolvidos nesse processo conta com o seu particular, tal qual uma impressão digital.

Para que a conexão seja estabelecida entre os dois IPs, é preciso que exista um mecanismo capaz de prover esse encontro e essa vinculação contínua. Isso pois um endereço IP não pode se comunicar diretamente com outro, e é justamente aqui que entra a finalidade do gateway. Ele cumpre o papel de intermediador dessa relação, justamente por haver IPs distintos.

De maneira geral, essa solução serve para organizar as informações que são veiculadas entre o dispositivo e o outro polo da operação, onde reside o acesso à internet, seja ela de fibra ótica, de rádio. Sua finalidade, então, pode ser descrita como, além disso, a de buscar a melhor qualidade dessa conexão.

Leia mais: App Defense Alliance deve melhorar a segurança dos aplicativos

Gateway e segurança

Conforme vimos, o gateway é uma peça-chave para que a conexão de um dispositivo com a internet possa acontecer, funcionando como um intermediador dessa relação. Porém, vale a pena notar que, como sua presença é figura carimbada nas mais diversas redes, ele também precisará garantir a segurança das informações ou dados que sejam trocados nela.

A rede externa pode ter acesso aos aparelhos que estejam conectados numa determinada rede. Para promover a segurança, então, o gateway precisa manter ativo alguns protocolos de segurança para evitar a violação dessas informações. O mais famoso deles é a barreira de fogo, ou firewall, uma das principais defesas nativas de sistemas operacionais como o Windows.

A principal função do Firewall é analisar o tráfego de informações na rede e estabelecer as operações que serão executadas dentro dessa própria troca de dados. Assim, o resultado de sua atuação pode ser resumido a bloquear informações que sejam indesejadas e liberar os acessos que não ofereçam risco algum à conexão.

A segurança interna da rede é o que está em jogo e, no que diz respeito ao trânsito de dados, o gateway acaba sendo o grande responsável por controlar as informações que podem passar pelo portal que liga o dispositivo à rede.

O roteador como um “portal”

Ainda que muitos dispositivos possam fazer uso de uma mesma rede de conexão à internet, é preciso lembrar que o o único aparelho que realmente é ligado à rede mundial de computadores é o roteador. Ele distribui o sinal para dentro de um determinado ambiente, mas, em termos objetivos, ele é a porta de acesso para que os dados sejam enviados ou recebidos para fora desse ambiente.

Ou seja, ele é o caminho para que todos os dispositivos ligados a uma rede Wi-Fi tenham acesso à web, e, nesse sentido, ele também atua como um filtro de segurança para os dados que trafegam pela rede. Ou seja, funciona como um gateway de segurança.

Leia mais: Internet móvel ilimitada? Entenda e descubra como ter!

É preciso configurar o portal?

De maneira geral, a configuração do Gateway só precisa ser feita quando o dispositivo de uso quiser obter uma conexão junto a outras máquinas configuradas em outra rede. Ou seja, caso uma empresa trabalhe conectada numa única rede, essa prática será desnecessária.

Gateway de pagamentos

Um exemplo cada vez mais notório quando nos perguntamos o que é gateway é o dedicado às plataformas de pagamento. Como atualmente boa parte das transações é realizada via e-commerce, é indispensável manter um portal estável e seguro para que esses ambientes virtuais garantam o processo de compra e venda com qualidade.

Os portais de pagamento, então, fazem uma ponte de ligação entre a loja na qual o consumidor vai realizar a sua compra e as instituições financeiras que são responsáveis por processar os pagamentos que são feitos pelos clientes.

A grande função da ferramenta aqui é a de realizar a confirmação rápida por parte da instituição financeira tanto nas compras feitas por cartão de crédito quanto nas feitas por boleto. Como agilidade é um diferencial do e-commerce, esse é um dos grandes investimentos para a difusão do setor comercial online.

Sabe quando seu pagamento via cartão de crédito é aprovado quase que instantaneamente quando você insere os dados cadastrais da sua forma de pagamento? Pois é justamente o gateway que realiza essa verificação, liberando-a ou não. E, claro, todo esse processo é balizado por protocolos de segurança extremamente ativos, visto que todas as informações dessa relação são extremamente sensíveis.

Leia mais: Como fazer renda extra? 8 formas de ganhar dinheiro em casa

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *