Pular para o conteúdo

20 jogos de raciocínio lógico para exercitar o cérebro

Se na academia o objetivo é perder peso e ganhar massa muscular, para o cérebro estar sarado é ter uma boa memória, mantendo o foco e resolvendo problemas a partir de uma alta capacidade analítica. E para isso, nada melhor do que malhar o cérebro e se divertir ao mesmo tempo, com os jogos de raciocínio lógico.

Para te ajudar nessa missão, nós pesquisamos algumas opções de jogos de raciocínio lógico disponíveis na internet. É claro que, os tradicionais jogos de tabuleiro, como o xadrez e o gamão, além das palavras-cruzadas e do sudoku, também continuam valendo. A boa notícia é que muitos destes jogos são encontrados em uma versão digital, ou seja, podem ser baixados no seu celular.

Físicos ou digitais, os games de raciocínio lógico estão disponíveis em todas as formas e não há desculpa para deixar de exercitar o cérebro.

Leia também: Quais são os melhores planos de celular?

Por que investir tempo em jogos de raciocínio lógico

Desenvolver o raciocínio lógico é fundamental para a realização de tarefas simples até as mais complexas, como resolver um problema que exige a construção de um processo lógico, a fim de tomar uma decisão importante.

Sem falar que os testes de lógica podem te eliminar do processo seletivo de uma empresa ou da chance de passar em um concurso público. E se você não precisar enfrentar uma prova deste tipo, estar com o cérebro afiado vai te ajudar em outros processos seletivos que possam surgir.

Ao fazer uma ginástica cerebral você incentiva a produção dos neurotransmissores como a dopamina,  serotonina e adrenalina. Toda vez que o sistema nervoso é ativado, o cérebro recebe um treinamento em neuroplasticidade, que é a capacidade de se modificar, para então, criar novas conexões neurais.

Com a prática constante e sem exageros, os jogos de raciocínio lógico são capazes de proporcionar prazer e satisfação ao gerar um estresse positivo e benéfico para o cérebro.

Leia também: Jogos que não precisam de internet: saiba quais são os melhores

20 opções de jogos de raciocínio lógico para Android e IOS

Aqui você vai conferir uma lista de games que incluem desde os jogos mais aderidos pelos internautas até os mais inusitados. Tem opções para todos os gostos e níveis de conhecimento. E o melhor: a maioria dos jogos são gratuitos ou oferecem uma versão simplificada free. Confira:

1. Fit Brains Trainer

É um programa de aptidão cerebral focado em desenvolver a concentração, o pensamento lógico e a memória visual. O aplicativo mostra o avanço de cada usuário, dá sugestões de treinos para melhorar o desempenho e compara a performance dos jogadores do mesmo sexo e idade. É um dos aplicativos mais famosos de jogos de raciocínio lógico e já foi baixado mais de 4 milhões de vezes.

2. Lumosity

Cada game deste app tem um foco específico, como estimular a memória, o raciocínio lógico ou aumentar a velocidade na tomada de decisões. Com o Lumosity é possível acompanhar a própria performance por meio de um histórico. A primeira etapa exige que você crie um inventário de habilidades para que o aplicativo “aprenda” seus pontos cegos. A partir daí, ele cria um treino para te para ajudar a melhorar essas lacunas. O Lumosity é também um dos aplicativos mais populares.

3. Elevate

Focado em desenvolver as habilidades matemáticas, o Elevate ajuda a melhorar a memória e a concentração. É considerado um dos melhores aplicativos dos últimos 5 anos. Esta ferramenta personaliza qual área do conhecimento você quer aperfeiçoar para depois avaliá-lo.

4. Peak

O Peak destaca-se por oferecer uma análise detalhada do desempenho do jogador. Muito além de uma pontuação, ele traz comparativos, mapas cerebrais e visualizações de dados e gráficos por categoria. Você pode optar em desenvolver a memória, o foco, a solução de problemas, a agilidade mental ou a linguagem. Os jogos do app são divertidos e desafiadores, baseados em pesquisas científicas e educacionais. A interface é minimalista, projetada para melhorar sua concentração e memória.

5. Contre Jour

Ao som de uma bela trilha sonora, o Contre Jour é uma obra de arte interativa. Apresenta uma proposta bem diferente de outros jogos tradicionais, com inúmeros e desafiantes quebra-cabeças. Além disso, o jogador é o responsável por criar alterações no cenário para que o personagem consiga alcançar os diversos elementos que estão nele.

6. Monument Valley

Falando em quebra-cabeças, o Monument Valley é outro exemplo de game capaz de envolver o jogador em um belo cenário. Este jogo indie combina arquitetura, um visual estonteante e diversos puzzles. Apesar de ser um jogo curto, ele trabalha diversas perspectivas, ao mesmo tempo que conta a história da princesa Ida.

7. Brain Test Age

Se você está precisando aumentar a sua capacidade de lembrar de eventos recentes, o Brain Test Age pode ser uma das soluções. Aprimore a memória de curto prazo, além de obter um relatório que indica qual a sua idade mental. E, se ela estiver mais velha do que você imagina, continue vendo outras opções de jogos para rejuvenescê-la.

8. Yellow (game)

Yellow é um dos jogos de cores de Bart Bonte que estimula o cérebro apresentado enigmas da cor do game. O objetivo é pintar toda a tela da cor escolhida. E para isso, é preciso resolver cada um dos 50 enigmas, para que a tela seja pintada aos poucos. Com uma interface minimalista, que induz a explorar o foco, o Yellow traz graus de dificuldade aleatórios, exigindo ainda mais atenção do jogador, que deve estar preparado para qualquer imprevisto.

9. CogniFit Brain Fitness

Parece um treino de academia, mas é uma ginástica cerebral. Este aplicativo prepara um treino específico para você tirar o melhor proveito da variedade de jogos disponíveis. Sendo assim, a proposta é oferecer um conjunto de recursos para “malhar” o cérebro, mantendo-o sempre em atividade.

10. Blendoku

Você pode fazer exercícios que são ensinados em escolas de arte do mundo inteiro, treinando com esse app. O Blendoku mistura sudoku com palavras-cruzadas e outros jogos do gênero. É um aplicativo para treinar o seu raciocínio lógico ao organizar blocos de cores.
Com as cores, você precisa usar a estratégia para avançar no jogo, misturando várias delas para ganhar pontos e outras recompensas.

11. 100 Logic Games – Time Killers

Na categoria de jogos de tabuleiro este aplicativo se destaca, ao disponibilizar 100 tipos de exercícios mentais únicos para você praticar. O app disponibiliza mais de 5 mil níveis e apresenta um ranking mundial para comparar os seus resultados com os melhores.

12. Cubo Mágico 3D

Você lembra do cubo mágico? Então, você também pode brincar com ele no celular. Esse tipo de desafio é puro raciocínio lógico.
E você ainda pode escolher qual o tamanho do cubo que deseja resolver, desde cubos de 2x2x2 até os que são de 8x8x8. O jogo começará com as cores embaralhadas e o seu desafio será juntar os blocos para formar as faces com a mesma cor.

13. Genius

Ainda no clima de saudosismo, o  Genius, um famoso jogo de memória criado na década de 80, também virou um aplicativo de raciocínio lógico. Ao fornecer uma sequência de cores, o usuário deverá indicar a mesma sequência segundos depois. A cada nível que passa, a sequência de cores fica mais longa e mais rápida. Uma ótima opção para estimular a memória a qualquer momento.

14. Quick Brain

Se você gosta de matemática, ou está buscando melhorar nesta disciplina, acesse o Quick Brain. E então comece a adicionar, subtrair, dividir e multiplicar o mais rápido. Afinal, o tempo de resposta é limitado, o que estimula a mente a trabalhar muito mais rápido, em busca de maior eficiência.

15. The Room

Um jogo de quebra-cabeça físico, para envolver o cérebro em uma enigmática trama. Com ambientes 3D realistas e imensamente assustadores, esse game já foi considerado um dos melhores na categoria. É recomendável jogar desde o primeiro título da série antes de se aventurar nos demais.

16. MatchUp

Para exercitar a sua memória, o MatchUp é uma boa opção. A proposta é simples: combinar pares de cartas com o menor número de tentativas possíveis. O app disponibiliza desde as mesas fáceis, de 2×2 e 4×4, até as desafiadoras, 10×10.  Aprimore ainda mais as suas habilidades de memorização.

17. Threes!

Você também pode se exercitar fazendo pares numéricos. Ao juntar dois números iguais, eles são somados e viram um só, devendo posteriormente ser juntados com outros. Com design minimalista e um visual simples, Threes!  é considerado por muitos como um dos melhores puzzle game portáteis da atualidade. E ainda ajuda a desenvolver o raciocínio matemático.

18. Letris 4

Este é um aplicativo de lógica baseado em palavras, quase como palavras-cruzadas. A ideia é deixar a tela limpa a maior parte do tempo. Com o Letris 4 também é possível aprender outro idioma, já que conta com palavras e dicionário para 8 línguas. E dá até para jogar em dois idiomas ao mesmo tempo.

19. Skillz Logical Brain Game

Exercícios para testar suas habilidades de memória ou agilidade mental.Com o Skillz, você treina os seus reflexos e aumenta sua precisão, aprendendo a distinguir entre cores diferentes, entre outros desafios que podem ser jogados com seus amigos ou jogadores aleatórios.

20.  Car Valet

Na hora do rush, você vai precisar de bom raciocínio lógico para fazer com que o seu carro saia de um terrível engarrafamento. É preciso deslizar entre os carros, ônibus e táxis para escapar do congestionamento. Crie estratégias de locomoção para avançar nos 2 mil níveis disponíveis de pura diversão.

Gostou destas dicas? Confira outras dicas e curiosidades do mundo digital no blog Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *