Pular para o conteúdo

Google Maps Anônimo: saiba como usar nova função

Antes de falarmos diretamente sobre o Google Maps Anônimo, vamos explicar o serviço básico do Google Maps.

O Google Maps

O Google Maps, em resumo, é um serviço de visualização de mapas feito pela gigante de tecnologia Google. Nele você pode percorrer praticamente todo o planeta de forma gratuita, seja por aplicativo próprio ou usando um navegador.

Com ele é possível ver o mapa padrão – essa opção mostra de forma básica as ruas e poucos detalhes geográficos. Também é possível ver o mapa com relevo e, o mais impressionante de tudo, visualizar imagens de satélite e andar pelas ruas fotografadas pelo carro cheio de câmeras que muita gente já viu por aí, o Street View. Tipo GeoGuessr, só que da vida real.

google maps street view

Cálculo de rotas

Diversos países já possuem o serviço de rota para praticamente qualquer ponto dentro dos seus limites. Entre eles, além do Brasil, também constam Austrália, Canadá, Estados Unidos e todos os países da União Europeia.

Dependendo da região, é possível calcular rotas usando até mesmo transporte público. Linhas de trem, metrô e ônibus entram no cálculo do algoritmo que sugere como chegar de um lugar até outro.

Zoom detalhado

As principais cidades de cada um dos países também têm um nível de detalhamento maior do que as restantes. No Brasil algumas cidades permitem níveis incríveis de zoom na imagem do satélite.

Se tiver curiosidade, faça o teste em São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, por exemplo. Você vai conseguir ver até pessoas jogando futebol, tomando sol na praia ou simplesmente atravessando a rua.

Local Business Center

Essa ferramenta é uma das preferidas das empresas. Qualquer empresa pode fazer seu cadastro no Google Maps para facilitar a vida de quem tenta encontrá-la. Além do endereço, é possível incluir outros dados da empresa como logotipo, horário de funcionamento, website, fotos, telefone, entre outros.

A confirmação do cadastro é feita por carta, SMS ou telefonema, assim a Google garante a autenticidade das informações.

Personalização

Tendo uma conta normal da Google, você pode começar a personalizar sua experiência com o Google Maps. É possível enfatizar rotas que usa habitualmente, pontos de preferência e até deixar comentários no mapa.

Outra possibilidade é a de compartilhar um link com exatamente as mesmas coisas que estão na sua tela. Quando a outra pessoa abrir o link, terá disponíveis as mesmas rotas e os mesmos pontos destacados.

Leia também: E-book ensina como economizar e reduzir despesas diárias

Sincronização

No ano de 2015 a Google lançou a opção de sincronizar as pesquisas entre computadores e dispositivos móveis. Assim você pode fazer pesquisas de rotas e trajetos detalhados usando a tela grande e o conforto do computador. Depois basta escolher a opção “enviar para o dispositivo” e tudo estará disponível no seu celular.

Análise de tráfego

Um dos recursos mais usados do Google Maps é a análise de tráfego. Isso faz com que seja muito comum que pessoas usem o aplicativo para fazer buscas para lugares onde sabem chegar. A questão, nesses casos, não é o destino, mas o trajeto.

Com a análise de tráfego o mapa sugere os melhores caminhos, ajudando o usuário a evitar congestionamentos (quando possível). Também é normal que ele ofereça mais do que uma rota e compare o tempo entre todos os trajetos.

Dessa forma, o usuário pode escolher não ir pelo caminho mais rápido, caso seja por uma região que prefere evitar.

Modo offline

Às vezes por algum motivo a possibilidade de navegar sem sinal de internet pode ser muito importante. Pode ser porque o plano de dados tenha acabado ou que você esteja em uma região sem sinal, somente, tanto faz.

Pensando nisso, a Google lançou a opção de salvar os mapas de determinadas regiões. Para isso, é preciso estar conectado à internet quando for realizar o download e ter um espaço livre razoável no seu dispositivo.

Google Maps Anônimo

Motivado por diversas questões que envolvem privacidade na internet, a Google lançou o Google Maps Anônimo. A atualização, que chegou primeiro para usuários de Android, agora também está disponível para dispositivos da Apple. Ativando o modo anônimo é possível navegar pelos mapas sem deixar rastros.

A seguir vamos detalhar a funcionalidade para explicá-la melhor.

O que é exatamente o Google Maps Anônimo?

É a função de desativar todo e qualquer tipo de rastreamento que o dispositivo faz baseado no seu uso.

Como funcionava antes?

Normalmente o aplicativo salva tudo o que você faz nele, e isso acontece para facilitar a vida do usuário.

No mapa normalmente buscamos repetidas vezes pelos mesmos lugares. Talvez não aqueles trajetos que fazemos todos os dias, como o caminho até a escola dos filhos, até o trabalho, até o restaurante onde almoçamos diariamente, ou até a própria casa. Porém, existem outros locais que normalmente as pessoas procuram em todas as vezes que vão a eles.

Pode ser um restaurante que a pessoa vai só de vez em quando, o estádio de futebol para aquele torcedor que não é tão fanático, um parque ou um shopping ao qual não se vai sempre ou até mesmo a casa de amigos de visitação esporádica.

Nem sempre o mapa é utilizado para mostrar o caminho para quem o desconhece, mas sim para definir o melhor caminho. E o melhor caminho pode variar de acordo com fatores como tráfego, obras na pista, eventos na localidade, etc.

Por padrão, todas essas pesquisas são salvas pelo Google Maps – lojas, restaurantes, casas de pessoas, praças, etc. Isso faz com que, com o tempo, o aplicativo comece a “conhecer” você e melhore sua experiência nele.

O que muda no Google Maps Anônimo

Ao ativar o modo anônimo, seu uso do aplicativo não gera mais essas informações em forma de rastro digital. Nem no histórico do aplicativo e nem mesmo na sua conta particular da Google.

Outra função que é desabilitada é a de compartilhar a localização com outros usuários. Afinal, pra poder ser totalmente anônimo, não é possível deixar que outras pessoas saibam onde você está.

Os lugares visitados também não ficarão armazenados nem mesmo nas “entranhas” do aplicativo. Isso significa que o Google Maps Anônimo impede que usuários recebam recomendações personalizadas. Essas recomendações são determinadas por inteligência artificial analisando seu deslocamento, e podem sugerir lojas parecidas com lojas que você visitou, restaurantes com o mesmo tipo de culinária que você comeu ou locais de lazer com características semelhantes às de onde você já foi. Isso tudo também deixa de existir no modo anônimo.

É fácil de identificar e lembrar que o modo anônimo está ativo por mudanças visuais no aplicativo. A bolinha que indica a localização do dispositivo, que normalmente tem coloração azul, se torna preta. Também há a presença de uma barra preta na tela – bem chamativa para quem se acostumou a navegar sem ela.

Como ativar o Google Maps Anônimo

Para ligar o Google Maps Anônimo bastar seguir estes passos:

  1. Abra o aplicativo Google Maps;
  2. Certifique-se de que você fez login no aplicativo, pois é preciso ter uma conta Google e estar logado;
  3. Clique na foto do seu perfil no canto superior direito da tela;
  4. Clique em “ativar modo de navegação anônima”;
  5. Confira se recebeu uma mensagem do Google Maps falando sobre a navegação anônima.

Se tiver recebido, pronto, você já estará navegando de forma anônima. Esse aviso na tela explica tudo o que o modo anônimo não faz. É o que já falamos aqui: desativa compartilhamento, deixa de salvar os históricos de navegação, de pesquisa, de localização, e não usa a atividade para personalizar a experiência do usuário.

Vale lembrar que o anonimato desse aplicativo não significa um anonimato total. Provedores de internet e outros aplicativos podem continuar recebendo informações do seu dispositivo.

Como desativar o Google Maps Anônimo

Para desativar o modo anônimo e voltar a ter os benefícios da navegação convencional também é simples. Sua foto de perfil vai ter se tornado um ícone diferente (que representa o anonimato). Clique nessa imagem e escolha a opção “desativar modo de navegação anônima”.

Pronto, assim seu rastro volta a ser salvo pelo aplicativo e usado para personalizar e melhorar sua experiência.

Privacidade em outros serviços da Google

Antenada na busca por anonimato e segurança na rede, a Google também ajuda os usuários em outros serviços.

O Chrome, que é o navegador da Google, já tem um modo anônimo há muito tempo. O seu funcionamento, inclusive, é bem parecido. Quando você abre uma janela anônima, tudo o que você pesquisa, todos os sites que visita e todas as coisas que você vê são informações que não ficam armazenadas.

O serviço de vídeos da Google, o famoso YouTube, também facilita a privacidade. Agora é possível excluir todo o histórico de vídeos assistidos e termos pesquisados no site e no aplicativo.

Leia maisClaro oferece 240MB de internet por R$99,99 para casa. Veja!

E aí, já conseguiu decidir se vai aderir ao Google Maps Anônimo? Esperamos que você tenha se informado o suficiente sobre essa excelente ferramenta da Google. Para continuar se sabendo tudo sobre as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *