Pular para o conteúdo

GeoGuessr: conheça o game que faz você viajar

  • por
GeoGuessr

O jogo online GeoGuessr consegue ser ao mesmo tempo extremamente simples e extraordinariamente genial. Além de ser educativo, divertido e viciante. O game faz você viajar virtualmente pelo mundo enquanto pede que você adivinhe a localização geográfica de uma visão aleatória em 360º do Google Street View. Para isso, deve usar apenas as pistas visíveis, como placas, carros, vegetação e pontos turísticos.

Ou seja, você é jogado em um lugar qualquer do mundo e fica perambulando usando o Street View. Depois, precisa apontar, em um mapa comum, a sua localização. Quanto mais próximo ficar das coordenadas exatas, mais pontos você ganha no GeoGuessr. É possível jogar sozinho ou desafiar amigos.

Criado pelo sueco Anton Wallen em 2013, GeoGuessr é um jogo que não tem uma história propriamente dita, mas sua premissa é tão interessante e tão bem trabalhada que ele realmente não precisa de um enredo definido para deixar qualquer pessoa viciada em jogá-lo.

Desde 2013 o jogo evoluiu juntamente com o Google Maps e o Google Street View, e hoje possui uma versão gratuita e uma versão paga.

O melhor é que o GeoGuessr é acessado pelo navegador, sem que nenhum download seja necessário. É uma ótima opção para quem adora um bom desafio e é apaixonado por conhecer novos lugares. Confira mais sobre o jogo abaixo.

Leia mais: 8 dicas para comprar jogos baratos na internet

Como funciona o GeoGuessr

Não é preciso fazer nenhum download para jogar o GeoGuessr. Basta acessar a página do game e fazer um cadastro bem simples para começar a jogar. Você ainda pode se logar com a sua conta do Google ou com a do Facebook.

O GeoGuessr apresenta uma imagem aleatória do Google Street View. Então, você pode girá-la e navegar por ela para explorar todos os elementos da paisagem. Em seguida, deve clicar em um mapa do lado direito para indicar a suposta localização desse lugar. Você recebe pontos com base no quão perto você chegou do destino correto.

Após tentar adivinhar a localização de cinco lugares diferentes, você recebe uma pontuação final, além de ser mostrado um mapa-múndi na tela com todos os locais sugeridos e as suas marcações com relação a eles. É possível compartilhar seus resultados no GeoGuessr em redes sociais como o Facebook ou o Twitter.

Dicas para jogar GeoGuessr

À primeira vista pode parecer algo relativamente simples, mas tem horas em que o negócio fica bastante complicado. Um determinado território que parece estar localizado no interior dos Estados Unidos pode ser, na verdade, alguma parte da Austrália, a mais de 13.500 km de distância.

No entanto, existem alguns truques que podem ajudá-lo a chegar mais perto da localização ideal e, consequentemente, de ganhar uma pontuação maior no GeoGuessr.

Por exemplo, você pode olhar em volta e explorar a paisagem em busca de pistas que podem levar ao acerto do local, como placas de sinalização, outdoors, modelos de carros, tipo de arquitetura e características da cultura local.

Uma ótima dica é ficar sempre atento à linguagem das placas locais. Mesmo que você não saiba outro idioma, uma palavra escrita com o alfabeto cirílico, por exemplo, indica que aquela região faz parte da Rússia ou de países vizinhos. Uma placa em mandarim, por outro lado, pode indicar que se trata de algum lugar na China.

A bússola do lado esquerdo da tela do GeoGuessr também pode servir como uma grande auxiliadora da sua exploração geográfica, basta ter algumas noções básicas do seu funcionamento. Vale lembrar que você pode jogar mapas com temas específicos, como lugares usados em gravações de filmes, locais famosos e cidades americanas.

GeoGuessr PRO

O GeoGuessr gratuito permite acessar somente um mapa por dia. Por isso, caso você queira ter acesso a um número ilimitado de partidas, é necessário acessar a versão PRO do game, que permite, além disso, jogar partidas com amigos, ficar livre de anúncios, explorar mais de 40.000 mapas e criar os seus próprios mapas.

É possível assinar dois planos do GeoGuessr:

  • Mensal, por US$2,99
  • Anual, por US$1,99 (também válido para usuários do PayPal)

Se você gosta de geografia e está procurando uma maneira educativa de passar o tempo, experimente jogar uma partida de GeoGuessr gratuito. É bem provável que você se sinta tentado a assinar o GeoGuessr Pro.

Esse jogo baseado no Google Maps e no Google Street View é excelente para testar os seus conhecimentos geográficos, principalmente se você for um daqueles que costumam se gabar pelas suas habilidades de localização.

Leia mais: Google Maps: como aproveitar todos os recursos

Outros jogos online que parecem simples, mas são desafiadores

De vários estilos e com acesso rápido, os jogos online como o GeoGuessr são uma ótima opção de entretenimento quando você não quer ter muito trabalho para instalar ou comprar games mais elaborados. Jogados diretamente no navegador, esses títulos merecem destaque por serem uma alternativa para quem só quer uma diversão rápida.

Longe de nós dar mais um motivo para você procrastinar e não lidar com as tarefas diárias. Mas, às vezes, todos precisam de uma folguinha. Em vez de gastar o tempo assistindo a vídeos de gatos na internet, que tal experimentar jogos que parecem simples, mas são desafiadores e estimulam o raciocínio? Veja sugestões:

The Wiki Game

Também conhecido como uma corrida da Wikipédia, tem um objetivo bem simples: partir de um verbete e chegar a outro somente clicando nos links do próprio artigo, no menor tempo e menor número de cliques possível.

Por exemplo, começar em Mark Twain e chegar a Agriculture, ou partir de Analgesic para ir até Capital (economics). É em inglês, mas como se baseia em palavras-chave, não é muito difícil. E você compete com outros jogadores em tempo real.

Países do Mundo

A premissa é curta e grossa: existem 196 países no mundo, você pode nomear todos? Parece fácil, mas experimente fazer isso em 12 minutos. Exige excelentes habilidades de digitação, além de, é claro, memória geográfica.

No mesmo site, há outros quizzes, como capitais brasileiras, países com megacidades e até top 4 colocados de Copas do Mundo. É tudo em português.

Riddle Diário e Riddle of Thrones

O casal Arthur Roedel e Barbara Kultchek, de 21 e 20 anos, são fãs de Harry Potter e Game of Thrones. Em 2016, criaram um jogo de enigmas baseado na série de livros do bruxinho. E, no ano seguinte, fizeram o mesmo, mas para o universo de Game of Thrones. Ambos exigem raciocínio e muita concentração de quem joga.

Riddle Diário é um jogo de enigmas baseado nas aventuras de Harry Potter. O jogo conta com sete fases, número correspondente aos anos de estudo da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Cada ano possui 30 desafios relacionados com o universo de Harry Potter: vão desde nomes de personagens até referências a acontecimentos tanto dos livros quanto dos filmes.

Já Riddle of Thrones conta com 20 fases compostas por enigmas que os jogadores precisam resolver. Quer desfrutar de dica disponível? Um vídeo e uma frase relacionados com o universo criado por George R. R. Martin.

Só é possível passar de fase fornecendo a resposta correta.

Snake no Google Maps

O Google Maps ganhou o Jogo da Cobrinha (do inglês, snake game) como celebração do Dia da Mentira de 2019, comemorado em 1 de abril.

A brincadeira para amantes de jogos clássicos pode ser acessada no aplicativo para celulares tanto no sistema operacional Android e quanto no iOS, a partir do menu lateral do navegador, ou pela Internet.

O jogo teve o visual repaginado, com um mapa de plano de fundo e um trem no lugar da famosa cobrinha.

O objetivo do game é que o usuário guie o trem para buscar passageiros em diferentes lugares. É possível escolher o destino e passear pelos pontos turísticos mais conhecidos e famosos do mundo, como a Torre Eiffel, de Paris, e a Tower Bridge, de Londres.

Entre as opções de caminho está a cidade de São Paulo.

Para acessar o jogo pelo celular, certifique-se antes de que tem a versão mais recente do Google Maps instalada em seu dispositivo.

No aplicativo, acesse o menu da lateral esquerda e busque pela opção Play Snake;

O game será aberto e, então, basta pressionar Start;

Depois, é só escolher o destino da Cobrinha. As opções são: Cairo (Egito), São Paulo, Londres (Inglaterra), Sydney (Austrália), São Francisco (Estados Unidos), Tóquio (Japão) e o mapa-múndi.

Bem legal, né? Se você gosta de ser desafiado, contudo não curte os jogos mais atuais, você pode jogar contra o seu cérebro. O que acha?

Nós preparamos uma lista com games para aquela ginástica mental tão necessária! Vai encarar?

Leia mais: Vale a pena comprar um notebook gamer?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *