Pular para o conteúdo

Como aproveitar as funcionalidades do Google Fotos

google fotos

Depois de quase meia década do seu lançamento, será que você conhece as funcionalidades do Google Fotos? Esse serviço foi anunciado em 2015, época em que chegou para substituir o Picasa e o Fotos do Google+. O Picasa já era da Google desde 2005 e ficou ativo até 2012. Sobre o Google+, bom, parece que a Google sabia que ele não vingaria e já antecipava seus planos para as fotos das pessoas, o que deu certo!

Leia mais: Aprenda como ganhar dinheiro com as redes sociais

O que é o Google Fotos?

Google Fotos é um serviço de armazenamento e compartilhamento de fotos, simples assim. Suas fotos e seus vídeos podem ficar todos em um só lugar. Dependendo de como você configurar, isso pode acontecer de maneira automática, sem dar trabalho para os usuários.

Como o nome deixa evidente, a Google é a responsável pelo serviço que, como de costume, é excelente.

Crescimento da ferramenta

Lançado no mês de maio, o Google Fotos atingiu a marca de 100 milhões de usuários antes mesmo do fim do ano de 2015. Já no seguinte, 2016, dobrou esse número e atingiu 200 milhões. O sucesso não parou por aí, e em 2017 chegou a incríveis 500 milhões de usuários.

Como se já não bastasse a qualidade do serviço, ele é gratuito e ilimitado. Esses fatores certamente contribuíram para o crescimento absurdo na base de usuários, que em 2019 atingiu 1 bilhão. Isso mesmo, o serviço tem hoje mais de 1 bilhão de usuários. Ou seja, para cada 7 pessoas no planeta, 1 tem conta no Google Fotos. E você, já tem?

Se você ainda não tem uma conta e está em dúvida, provavelmente quer saber mais sobre a ferramenta. Então, continue lendo esse texto para conhecer algumas das suas funcionalidades.

Funcionalidades do Google Fotos

O Google Fotos oferece diversas funcionalidades que tornam o serviço muito mais do que um simples depósito de fotos. Confira algumas a seguir:

Armazenamento

Apesar de normalmente divulgado como ilimitado, o armazenamento se divide em duas categorias e pode ter algumas limitações. Entenda:

High Quality

Essa é a categoria de armazenamento ilimitado. A condição é que as fotos sejam de no máximo 16 megapixels e os vídeos tenham resolução máxima de 1080p. Seguindo esses critérios é possível guardar quantas fotos e vídeos quiser no High Quality.

Original Quality

Nessa categoria, não existe limite para a resolução das fotos e nem dos vídeos. Aceita até mesmo vídeos em resolução 4K e 8K UHDTV.

A limitação do Original Quality é outra: espaço de armazenamento. Quem quiser guardar esses arquivos mais pesados, vai precisar utilizar o seu espaço de armazenamento na conta pessoal do Google. Para profissionais ou outros interessados, é possível pagar para contratar mais espaço.

Liberar espaço

Outra das grandes vantagens do Google Fotos é liberar espaço nos dispositivos. Você pode ativar a opção de deletar do aparelho todas as fotos que já tenham backup, por exemplo. Assim, sempre que você mandar fotos para a nuvem e elas estiverem seguras, somem do seu aparelho.

Liberar espaço automaticamente não permite apenas que você faça mais fotos e vídeos, mas também melhora a performance do seu celular.

Para isso, basta clicar no menu, procurar “configurações” e escolher “liberar espaço no dispositivo”. Fácil, não?

Categorias dos arquivos do Google Fotos

Essa é uma das principais qualidades do Google Fotos, e provavelmente a mais amada. Muitos dos usuários que entram ou continuam com o serviço não pensam duas vezes antes de enaltecer essa característica. É possível dividir seu arquivo de fotos em pastas e subpastas do jeito que você achar melhor. De qualquer maneira, existem três categorias que são as principais para organizar e pesquisar os arquivos mais tarde.

People (pessoas)

People, que pode ser traduzido como “pessoas” em português, é a categoria que agrupa fotos das mesmas pessoas.

Usando tecnologia de ponta, algoritmos avançados e inteligência artificial, o Google consegue saber quem é quem. E quanto mais fotos você tiver da mesma pessoa, mais fácil é para o Google reconhecê-la e classificá-a.

Se a outra pessoa “marcada” também for um usuário do serviço Google Fotos, fica mais fácil ainda. É possível até juntar as fotos em um serviço de compartilhamento avançado (o qual explicaremos ainda nesse texto).

Com o passar do tempo é que essa ferramenta realmente se destaca. Conforme você vai tirando várias fotos de grupos de pessoas em eventos, lugares e épocas diferentes, elas vão ficando organizadas. Quando você filtrar pelo nome do seu irmão, por exemplo, o Google Fotos vai exibir todas as fotos em que ele aparece que você já armazenou, juntando passeios, aniversários e viagens inclusive de épocas diferentes.

Outra grande vantagem do reconhecimento facial é justamente essa: acompanhar as pessoas ao longo do tempo. A inteligência artificial que classifica as pessoas é capaz de reconhecer envelhecimento assim como outras mudanças de visual. Seu primo cabeludo ficou careca? Sua mãe emagreceu e ficou loira? Sem problema, as fotos vão continuar sendo classificadas e agrupadas corretamente.

Essa tecnologia pode ser particularmente emocionante para quem tem filhos. A possibilidade de ir salvando as imagens e depois ver todo o crescimento da criança é impactante. Claro que poderia ser feito de outra maneira, mas a facilidade e a praticidade do Google Fotos deixa tudo melhor.

Além disso, ele também ajuda na criação de vídeos, o que também explicaremos mais tarde nesse post.

Places (lugares)

As fotos também podem ser classificadas por lugares. Dessa forma é possível pesquisar as fotos agrupadas pela localização. Se você quiser ver fotos de todas as diversas vezes que foi pra casa do pai no interior, ou todos os passeios no mesmo parque da cidade, ou todas as fotos tiradas no seu bar preferido, elas estarão lá agrupadas pela localização.

A classificação por localização utiliza dois métodos. O principal é o GPS do dispositivo. Toda vez que você tira uma foto com um celular, tablet ou qualquer outro dispositivo com GPS, essa informação fica armazenada nos metadados do arquivo de imagem, como se estivesse num “plano de fundo”. Assim, o Google Fotos consegue organizar facilmente as fotos que foram tiradas na mesma região.

O outro método é menos usado, porém possível. A inteligência artificial, de forma semelhante à da identificação facial, também é capaz de reconhecer major landmarks (principais pontos de referência). Isso quer dizer que fotos da Torre Eiffel ou do Grand Canyon provavelmente serão agrupadas no local correto. Como era de se esperar, essa ferramente funciona melhor com pontos turísticos mais famosos e cidades maiores.

Things (coisas)

A última das principais categorias de busca não segue a mesma lógica das anteriores serve pra “coisas”. Mas, a questão é que praticamente qualquer coisa (que não seja lugar ou pessoa) pode ser uma… coisa.

Eventos como aniversários, festivais de música ou jogos de futebol, são coisas. Fotos de objetos como, por exemplo, quadros ou garrafas: coisas. Se quer fotos dos pratos de comidas bonitas que você tirou em diversos restaurantes – o famigerado Instafood -, procure em coisas também. Os famosos screenshots (capturas de tela) podem ser particularmente úteis e também têm sua própria sessão dentro de coisas. Até mesmo fotos de animais de estimação vão ficar lá.

Assim, notamos que uma das principais vantagens do Google Fotos, além de armazenar, é a de classificar as fotos. A facilidade para buscar é impressionante e torna esse aplicativo praticamente obrigatório para quem gosta de organização.

Compartilhamento no Google Fotos

Hoje em dia é quase impossível pensar em um serviço se destacando pela qualidade sem a opção de compartilhamento.

Álbuns compartilhados

É possível que álbuns tenham várias pessoas, e basta que todos usem o serviço (tenham login Google).

Um usuário cria e convida outros usuários para participarem do álbum, e então todos os participantes podem visualizar, salvar e adicionar mais fotos ao álbum. Essa ferramenta é ótima para fotos de eventos com várias pessoas.

Nas configurações é possível ativar uma opção em que toda nova foto adicionada em um álbum compartilhado também será salva no seu álbum pessoal, o que é bem prático. Além disso, é possível ligar notificações para ficar sabendo sempre que alguém adicionar fotos novas.

Galerias compartilhadas

Parecida com a função do álbum, mas um pouco diferente. A galeria compartilhada permite que dois usuários dividam um repositório central de todas as fotos que sejam da mesma categoria.

Pai e mãe podem ter uma galeria para os filhos, por exemplo, facilitando a vida de ambos. Com isso, não precisam ficar se preocupando em mandar as fotos um para o outro o tempo todo.

Compartilhamento sugerido

Baseado na inteligência de reconhecimento facial, o compartilhamento sugerido lembra os usuários de compartilhar as fotos postadas com as pessoas presentes nas fotos, facilitando a vida de quem fica responsável por mandar imagens de eventos sociais para todo o grupo, por exemplo.

Arquivamento de arquivos

Outra funcionalidade interessante é a de arquivar – função que esconde algumas fotos sem deletá-las. Assim, você não precisa deletar fotos que não quer ver o tempo todo, elas só param de ser mostradas naturalmente. As fotos ainda podem ser encontradas em álbuns relevantes e em pesquisas, por exemplo.

Criação de filmes no Google Fotos

Um recurso muito prático é o de criar filmes automaticamente. Você escolhe os arquivos e o Google Fotos se encarrega de criar o filme, seja com fotos ou vídeos.

É excelente para homenagear uma pessoa em uma data importante ou ter um vídeo resumindo uma viagem. Depois do vídeo pronto, é possível salvar no celular ou computador e também postar em redes sociais.

Para criar o filme basta clicar no botão + (sinal de mais) e escolher “filme”. Depois disso, o aplicativo leva você por menus superfáceis de usar para escolher os arquivos de foto e vídeo, a música de fundo e o título do seu filme.

Leia também: Saiba qual o melhor plano de celular com redes sociais ilimitadas.

E aí, gostou de conhecer as ferramentas do Google Fotos? Esperamos que tenha gostado e que o serviço facilite a sua vida! Então, para seguir acessando informações de qualidade e se informando sobre tecnologia, continue acompanhando nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *