Pular para o conteúdo

Arknoah: conheça o Facebook de cachorro

Facebook de cachorro

Já não dá para negar o quanto amamos nossos bichinhos de estimação. Estão presentes em cada momento de nossas vidas, e eles já fazem parte da família de um jeito muito mais amoroso que antes. Claro que o comércio não ia deixar de passar por esse acontecimento, já que assim foi com o Uber Pets. Mas, agora, existe o Facebook de cachorro.

Você já tinha ouvido falar no Arknoah? Ele é o novo aplicativo para pets e seus donos que ajudará você que cuida ou que tem um bichinho em muitos momentos do dia a dia.

Conheça mais sobre o “Facebook de cachorro” e ainda veja outras propostas que também ajudam os animais!

Leia mais: Conheça tecnologias para deixar a sua casa inteli

O que é o Arknoah, o “Facebook de cachorro”?

A ideia de ter um aplicativo para pet começou há mais de dois anos, quando dois ex-executivos, um do setor de telecom e outra veterinária, criaram a ideia do aplicativo Arknoah. Eles investiram R$1,2 milhão na criação da startup, que foi lançada em novembro de 2019.

Em parceria com o estúdio EspressoLabs e com a chinesa Huawei no suporte de telecom, o desenvolvimento do aplicativo levou muito tempo. Mas, o CEO Carlos Cipriano e a veterinária Mônica Lopes, responsável pela parte técnica, mostraram que o negócio era escalável. Em pouco tempo atraíram o sócio Josué Freitas, que é o COO. Eles pretendem chegar a 1 milhão de usuários em 30 meses.

Cada um dos outros sócios conseguiram investir R$400 mil no projeto de Carlos. E, já tem previsão para mais investimentos de R$2,5 milhões nos próximos dois anos, focados na parte de TI.

Para que o aplicativo dê certo, a ideia inicial é venda de anúncios e parcerias com outras instituições do ramo, além de integração da base de dados do Arknoah com outros serviços e produtos.

O “Facebook de cachorro” traz muitas funções para quem ama e cuida de pets – mesmo que não sejam seus. Com ele, você cria dois perfis, um para você e outro para seu bichinho (mas calma, podem ser mais que isso, caso você tenha três pet, por exemplo), e, assim, como nas outras redes sociais, você pode postar fotos e escrever comentários sobre a vida e rotina dos seus animaizinhos.

Mas, vai além de apenas amantes dos animais conversando e trocando informações. Estabelecimentos podem ter sua conta, mostrando alimentações nutritivas e divulgando seus trabalhos. Assim como ONGs, mostrando seus projetos, angariando fundos ou ajudando na adoção responsável.

Como funciona?

Além de você estar inserido numa comunidade que está repleta de dicas, ajudas e novos estabelecimentos para conhecer, você ainda terá vídeos sobre o cuidado animal. E, são gravados com a própria Mônica postando conteúdos com seus conhecimentos no bem estar do pet.

Você poderá se conectar com outras pessoas (chamados de ARKlovers), com empresas (ARKbests) e até ONGs (ARKangels). É como uma rede social que já conhecemos. Podemos postar fotos, curtir, seguir, comentar, e até mandar mensagem no direct. Sendo assim, é uma plataforma de negócios e relacionamentos. 

Além de ser consciente, o Arknoah não permite a venda de qualquer animal, evitando assim que criadores se cadastrem para buscar raças apenas para reprodução, agredindo os bichinhos. Mas, o “Facebook dos cachorros” dá total liberdade para divulgações de doação e adoção dos animaizinhos. 

Na primeira semana do seu lançamento, o aplicativo já tinha 73% do público feminino, entre 18 e 35 anos. E, 80% dos perfis eram de cachorros, seguidos por gatos, aves, peixes, cavalos e até coelhos.

Os criadores já estão com o planejamento da “fase 2” pronto, que começará em 2020. Assim, complementarão os serviços oferecidos pelo Arknoah, como localização, prontuários (para você manter o registro da saúde dos seus pets) e até opções de pagamento.

Depois, será disponibilizado o agendamento de consultas com clínicas veterinárias cadastradas. Inclusive, já é planejado um reconhecimento facial para seus bichinhos. Com a ajuda de um software chinês, o focinho do seu cachorro será a impressão digital dele.

Outros exemplos de “Facebook de cachorro”

Bayer

A Bayer, empresa química e farmacêutica alemã, criou uma página no Facebook chamada “Bayer Pet”. Essa ação foi para estabelecer mais uma ponte entre a marca e os consumidores, apaixonados por bichinhos de estimação. 

A ideia conta com conteúdos sobre a saúde do seu animalzinho, como vídeos e dicas sobre doenças, e os remédios que a própria Bayer pode oferecer. Além disso, é estimulada a interação entre a empresa e o público através de enquetes e envio de fotos dos bichinhos.

O site Bayer Pet também foi reformulado para ser atrelado à página do Facebook. Voltado para o mesmo público, oferece sugestões de nomes para seu pet e até disponibiliza uma agenda para o dono não esquecer as datas de vacinação e consulta, além de mostrar uma lista com todos os estabelecimentos que aceitem receber seus animais – os chamados locais pet friendly.

Facebook de cachorro: Scrapbook 

O Facebook lançou há alguns anos a possibilidade de você ter um scrapbook para seus pets, e até filhos com menos de 13 anos – já que essa é a idade mínima para ter uma conta na rede social. Assim, você consegue criar um álbum e dividi-lo por momentos da vida do seu bichinho. Para aqueles que pretendem fazê-lo e postar sobre seu filho, terão mais controle sobre a imagem da criança na internet.

Para usar, basta logar na sua conta do Facebook, ir ao seu perfil e depois clique em “sobre”. Procure a opção “família e relacionamentos”, e então “adicionar scrapbook”. Assim, você terá que dar um nome para esse álbum e até pode marcar seu parceiro(a) – desde que vocês tenham um “relacionamento sério” na rede social.

Para a segurança dos menores de idade, você será a única pessoa que pode marcar seu filho, e até escolher com quem irá compartilhar isso. Se será público ou apenas para amigos e família.

O criador dessa função, Dan Barak, marcava sua esposa nas fotos do filhos, para que, assim, os amigos dela pudessem vê-las também. Pesquisando mais sobre isso, ele descobriu que 65% do público fazia a mesma coisa.

Se o scrapbook já faz sucesso com os pais, imagina como é com aqueles que amam seus animaizinhos de estimação. Até porque, se você passar pouco tempo na rede social e apenas rolar o feed, vai ver que virou mesmo um Facebook de cachorro.

Mercado pet no Brasil

Não precisamos nem falar muito. Em qualquer lugar que você olhe (inclusive dentro da sua casa), os animais são tratados como membros de sangue. As vendas do comércio subiram muito por essa mudança de olhar sobre nossos pets. 

Em 2019, foram R$20,3 bilhões movimentados nesse ramo, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). É o segundo maior mercado pet do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Não à toa, dados do Instituto Brasil Pet/IBGE, mostra que há quase 140 milhões de bichinhos de estimação no país.

Com essa crescente no mercado pet, novos serviços vão surgindo, agradando àqueles que não medem esforços – ou dinheiro – pelo seu melhor amigo. É o caso dos hotéis de luxo para cães e gatos.

Neles, seu animalzinho dorme com muito conforto, em camas separadas e com monitoramento 24 horas por dia. Além disso, possuem muito espaço para brincadeiras, caminhadas e até atividades para socializar com os outros animais.

Há também estabelecimentos no Brasil que têm uma programação especializada no cuidado com seu bichinho, tal como ter um plano de atividades específicas para cada um, levando em conta as preferências e as necessidades do seu pet em particular.

Com isso, percebemos que os brasileiros não medem esforços nenhum quando se trata dos seus pets. Por isso, cada vez mais vemos “Facebook de cachorro” e outras redes sociais com o intuito de socializar e cuidar dos animais.

Leia mais: A Claro tem um plano com internet residencial de 240MB por R$99,99. Confira!

Continue acompanhando nosso blog, para estar sempre por dentro de outras novidades e dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *