Pular para o conteúdo

Como exportar conversa do Whatsapp? Descubra já!

  • por
exportar conversa do whatsapp

Saber como exportar conversa do Whatsapp é algo muito importante para evitar problemas. E, acredite, se você ainda não precisou, um dia irá precisar. Ao usar o WhatsApp, você pode optar pelo recurso de exportação de bate-papo para exportar uma cópia do histórico de conversas de um chat, seja ele individual ou em grupo. 

Suas conversas do WhatsApp têm backup automático e são salvas todos os dias na memória do telefone. Além disso, você pode exportar as suas conversas do WhatsApp para o Google Drive, a depender das suas configurações.

Existem algumas opções para garantir que você não perca o conteúdo das suas conversas. Isso caso dê algum problema com o seu celular ou você decida comprar outro, por exemplo. Neste post, vamos falar mais sobre como exportar conversa do Whatsapp, além de outras informações relevantes para você fazer um backup com segurança.

Acompanhe!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Leia mais: Conheça planos de celular com WhatsApp ilimitado

A importância do backup das conversas do Whatsapp

Preocupado em como exportar conversa do Whatsapp com segurança? Calma que vamos te ajudar. Conforme falamos acima, você pode usar o recurso de exportação de bate-papo para exportar uma cópia do histórico de conversas de um chat. 

Desta forma, você pode enviar até 10 mil mensagens mais recentes. Pode ainda enviar 40 mil mensagens, sem anexar mídia durante a exportação. Essas restrições ocorrem porque os e-mails possuem um tamanho máximo para armazenamento. O e-mail é um processo simples que enviará o bate-papo do WhatsApp para sua caixa de entrada. No entanto, o upload pode levar algum tempo e, às vezes, arquivos grandes não funcionam.

Se você desinstalar o WhatsApp do seu telefone, mas não quiser perder nenhuma das suas mensagens, certifique-se de fazer backup manualmente dos seus bate-papos antes de desinstalá-lo. Você também pode fazer um backup de suas conversas profissionais ou de perfis empresariais do WhatsApp, que podem servir como documentação comercial. Você pode ou não fazer junto ao backup o armazenamento de arquivos de mídia, como imagens, GIFs, entre outros, na exportação dos dados.

Para muitos, o WhatsApp passou a desempenhar um papel importante em nossas comunicações diárias. Se você pensar bem, é muito provável que você tenha pelo menos um chat que significa muito para você e que prefere manter para sempre. É por isso que neste post você irá saber tudo como salvar uma conversa do WhatsApp de seu iPhone – iOS ou Android.

Como exportar conversa do WhatsApp no iPhone

Exportar seu WhatsApp Chat completo com um iPhone é bastante fácil e consiste em duas etapas:

  • Primeiro você usa a função nativa do WhatsApp para criar um arquivo .zip contendo seu bate-papo completo;
  • Em seguida, você pode escolher qual aplicativo deseja usar para enviar o arquivo .zip do seu bate-papo por e-mail ou enviá-lo diretamente para a nuvem.

Para a segunda parte, trouxemos as três opções mais comuns, que são:

  • E-mail via iCloud;
  • Cloud Upload para Dropbox;
  • Upload na nuvem para o Google Drive.

Agora veja abaixo as opções que você tem para cada tipo de backup e as suas vantagens e desvantagens:

E-mail via iCloud

Inicialmente, você vai precisar de uma conta de e-mail do iCloud.  Isso para ter o iCloud ativado em seu e-mail, já que o e-mail provavelmente excederá o limite máximo de tamanho para e-mail.

Vantagens: É um processo simples e seu bate-papo vai parar na sua caixa de entrada;

Desvantagens: Pode levar algum tempo para carregar o bate-papo. Se for muito grande às vezes não funciona (consulte a solução de problemas);

– É necessário baixar as conversas do e-mail, pois o link expira dentro de um mês.

Cloud upload para Dropbox

Você vai precisar de uma conta Dropbox. Caso você envie um grande número de conversas (mais de 2 GB), você precisará de uma conta paga e o aplicativo Dropbox instalado em seu telefone.

Vantagens: Este sistema funciona muito bem e é muito seguro;

Desvantagens: É um pouco mais complexo do que a opção anterior, principalmente se você quiser fazer o download ou enviar o arquivo por e-mail depois.

Upload na nuvem para o Google Drive

Você vai precisar de uma conta do Google Drive e do aplicativo Google Drive instalado no seu telefone.

Vantagens: Este sistema funciona muito bem e é sincronizado.

Desvantagens: Assim como iCloud, é um pouco mais complexo do que enviar por e-mail e é preciso tomar cuidado com seus dados em processos de compartilhamento.

Problemas ao exportar conversas do Whatsapp no iOS

Caso você está tendo algum tipo de problema no seu processo de exportação das conversas do WhatsApp no seu iPhone ou aparelho IOS, calma que vamos te ajudar. Veja abaixo os problemas mais comuns e como resolvê-los: 

Caso o seu e-mail esteja preso na caixa de saída, verifique se:

  • A conexão Wi-Fi está instável;
  • O iCloud Drive não está ativado para o WhatsApp;
  • Espaço insuficiente para dados.

Após realizar todas essas verificações, as principais soluções são:

  • Verifique se sua conexão Wi-Fi está estável;
  • Certifique-se de que o iCloud Drive está ativado para o WhatsApp;
  • Feche todos os outros aplicativos completamente para permitir mais memória para o processo;
  • Certifique-se de ter espaço de dados suficiente em seu telefone . Se você tiver menos de 2 GB, recomendamos que você libere um pouco de memória.

Como exportar conversas do WhatsApp no sistema Android

O processo de backup do WhatsApp com Android possui algumas limitações. Isso se deve ao fato de que a única forma para exportar o chat é através do e-mail.

Aqui as opções de armazenamento em nuvem do iPhone não estão disponíveis. Isso dificulta a exportação de todas as mensagens e mídias de seu bate-papo. Existem duas opções disponíveis, se você exportar seu bate-papo com ou sem arquivos de mídia.

A primeira é a opção exportando as conversas com a mídia. A segunda opção é exportando as conversas sem mídia. Acompanhe a seguir como elas funcionam:

Exportando bate-papo com a mídia

  • No máximo, as últimas 10 mil mensagens são enviadas. No entanto, se você tiver vários vídeos ou imagens, o número de mensagens exportadas pode ser muito menor;
  • O WhatsApp cria um “pacote” com os arquivos de mídia e textos mais recentes. Ele colocará os últimos arquivos de mídia e mensagens primeiro e, em seguida, parará quando aproximadamente 18 MB de dados tiverem sido empacotados;
  • Se você tem vários vídeos em seu bate-papo, isso pode significar que você tem dois ou três vídeos, algumas fotos e apenas uma semana de bate-papo.

Se você tiver muitas fotos, poderá exportar cerca de 50 a 75 fotos e alguns meses de chat. Caso você não tenha muitos arquivos de mídia, poderá exportar no máximo 10 mil mensagens com este sistema.

Exportando as conversas sem mídia

  • No máximo, as últimas 40 mil mensagens são enviadas;
  • Envia um e-mail com um arquivo texto contendo no máximo 40 mil mensagens;
  • Infelizmente, no arquivo de texto você encontrará apenas uma nota onde uma imagem, vídeo ou nota de áudio não foi exportada.

Problemas ao exportar conversas do Whatsapp no Android

Alguns dos principais problemas nesse tipo de exportação de dados, são:

  • O e-mail não chegar: às vezes os e-mails ficam presos na caixa de saída e não são enviados. A principal solução para esse problema é abrir seu aplicativo de e-mail e ir para a caixa de saída. Tente atualizar a pasta para forçar o aplicativo a tentar enviar a mensagem novamente. Não feche o aplicativo até que ele seja enviado;
  • Limitações do WhatsApp para Android: essa opção não ajuda muito, pois a maior parte do que se queria salvar não é exportada. A principal solução para esse problema é buscar recursos em programas de terceiros. Existem inúmeros aplicativos que podem te ajudar com o armazenamento ou backup, te ensinando passo a passo como exportar conversa do Whatsapp no seu sistema Android.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Melhores planos de celular para a família: equilibre suas contas

Faça já a sua exportação de conversa do WhatsApp!

Pronto, agora você já sabe como exportar conversa do Whatsapp para os seus dispositivos iOS ou Android. Um recurso prático e simples para você que deseja ou precisa manter determinadas conversas salvas. Além, claro, de evitar perder fotos ou vídeos que estão armazenados no seu aplicativo de mensagens.

Então, agora é escolher a melhor forma e resolver possíveis problemas que apareçam para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Assim, você conseguirá realizar os seus backups de forma tranquila.

Lembre-se de sempre conferir o nosso blog para descobrir o que há de novo no mundo da tecnologia e comunicação. Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *