Pular para o conteúdo

8 eletrônicos populares dos anos 2000

eletrônicos populares dos anos 2000

Você sabe quais foram os 8 eletrônicos populares dos anos 2000? Com a rápida evolução das tecnologias digitais, muitos deixaram de ocupar lugar no mercado e foram substituídos por versões mais atuais.  Outros já não são mais produzidos porque foram substituídos por novas tecnologias, como a TV com tubo e os netbooks. Contudo, há aqueles que permanecem em uso, ainda que não mais tão populares como quando foram lançados.

Nesse artigo vamos falar de cada um deles para você relembrar ou saber um pouco mais dos eletrônicos populares dos anos 2000 que antecederam os modelos que você usa atualmente.

Leia mais: Roupas inteligentes: veja 5 exemplos curiosos!

Sony CyberShot

Antes de câmeras fotográficas serem integradas aos smartphones, uma das linhas que ganhou o gosto do público para câmeras digitais foi a Cybershot da Sony. As versões compactas da Cybershot ainda são produzidas pela fabricante, mas foram lançados no início dos anos 2000.

Modelos de câmeras digitais como a Cybershot DSC-S85, a primeira com 4 megapixels, estavam entre as primeiras disponíveis para substituírem as câmeras analógicas.

Na fotografia analógica, a captura da imagem é feita através do filme fotográfico que fica armazenado em um rolo na câmera, e a imagem só é vista após o filme ser revelado.

Na fotografia digital, a captura é feita através de um sensor sensível à luz, que funciona como uma espécie de microcomputador com tela. Assim, se permite visualizar a imagem antes da captura e imediatamente após ela.

Nessa linha, a Cybershot da Sony foi um dos eletrônicos mais populares dos anos 2000.

TV de tubo 29 polegadas

As atuais telas de LCD, LED e plasma substituíram os modelos de tubo que ocuparam o mercado de televisores durante quase todo século passado. Ainda que os novos dispositivos tenham ganhado a preferência dos consumidores nas últimas décadas, o modelo mais popular no início dos anos 2000 era a TV de tubo 29 polegadas.

Esses antigos televisores usam a tecnologia CRT, com tubos de raios catódicos, e se distinguem das tecnologias mais recentes principalmente pelo tamanho, pois os aparelhos chegam a ter 50cm de profundidade.

A resolução utilizada para televisores de tubo é inferior à resolução dos televisores HD ou Full HD. Mas, há quem ainda goste dessas relíquias pela qualidade da imagem e pelo disfarce garantido a imperfeições, especialmente no caso de jogos de videogame criados na mesma época.

Webcam

Antes de serem acopladas aos computadores e dispositivos móveis, os modelos mais usados de webcam eram os pequenos dispositivos vendidos separadamente. Atualmente, esse tipo de webcam é uma alternativa para quem quer melhor qualidade do que as das câmeras incorporadas aos computadores.

No início dos anos 2000, quando os computadores ainda não contavam com a opção acoplada e os programas de mensagem instantânea começaram a ganhar adeptos, os dispositivos autônomos foram muito populares.

Independente de resolução, qualidade de imagem e de áudio, o importante era ter uma webcam externa para usufruir da conexão por áudio e vídeo via internet.

Com a expansão dos negócios digitais, a webcam externa é hoje uma opção com recursos mais avançados. São ideais para quem utiliza para fins profissionais ou simplesmente quer mais qualidade em suas chamadas de vídeo mesmo para uso pessoal.

No início dos anos 2000, esses modelos autônomos foram muito populares por serem a única opção.

iPod

O iPod é considerado o item que revolucionou a forma como usamos a tecnologia portátil. Foi lançado pela Apple em 2001 e antecedeu o iPhone, que teve sua primeira versão lançada em 2007.

O primeiro modelo ainda usava um sistema de interface mecânico para seleção de recursos, mas a segunda geração já trouxe o sistema sensível ao toque utilizado atualmente.

Ainda que tenha chegado ao mercado com custo elevado, na linha dos demais produtos da Apple, o iPod tornou-se um dos eletrônicos mais populares dos anos 2000.

Ainda assim, tinha custo mais acessível do que os modelos que o antecederam, e se tornaram populares por capacidade de armazenamento, tamanho, design e recursos em relação às poucas marcas comercializados até então.

MP3 Player

O MP3 é um sistema de compressão que permitiu reduzir arquivos de áudio sem perder qualidade sonora. Ainda que a denominação MP3 Player inclua as ferramentas ou apps que tocam músicas no computador, o que se convencionou chamar de MP3 Player são os pequenos dispositivos digitais portáteis para ouvir música.

Os primeiros MP3 players apareceram no final dos anos 90, e o primeiro dispositivo produzido foi o MPMan, seguido do Rio PMP300. O primeiro não ganhou popularidade pelo custo e pelo uso restrito. O segundo fez sucesso, pelo custo mais acessível e pelos melhores recursos.

Contudo, o MP3 Player se tornou popular mesmo nos anos 2000, após o lançamento do iPod.

Netbooks

O termo netbook foi cunhado em 1999 pela empresa britânica Psion e se tornou popular nos anos 2000 pelo tamanho e custo reduzido.

Os modelos são menores, mais leves e fáceis de carregar se comparados ao notebook. Enquanto a tela de um notebook pequeno é de 13 polegadas, a tela do netbook tem de 7 a 8 polegadas. Os processadores dos netbooks são dispositivos com capacidade reduzida.

Quando começaram a ser produzidos, isso  possibilitou um custo mais acessível, porém com limitações de recursos. Ainda que tenham sido muito populares nos anos 2000, os netbooks perderam mercado com o lançamento dos tablets e praticamente desapareceram do mercado.

GPS Automotivo

GPS ou Global Position System em português quer dizer Sistema de Posicionamento Global. Essa tecnologia de navegação de rotas começou a ser utilizada por militares na década de 70 com o objetivo de localizar posições, além de ter outras funções de natureza bélica, pelo menos à época.

A partir de maio do ano 2000, o sistema foi liberado para uso civil. A partir daí, começou a ser incluído na produção de automóveis para o usuário comum e se tornou um dos eletrônicos mais populares da década. Atualmente, os usuários contam não apenas com os sistemas de GPS automotivo, mas com aplicativos de smartphones que possibilitam o uso do sistema para todo o tipo de rota.

O GPS é utilizado atualmente para andar a pé, fazer trilhas ou assegurar um dispositivo de segurança presente para acompanhar viagens de família, por exemplo.

Pendrive

Ainda que atualmente as ‘nuvens’ ofereçam a facilidade de armazenar e transferir arquivos, que podem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar, há quem prefira a segurança do pendrive.

Esse dispositivo de memória chegou ao mercado no ano 2000 e veio substituir o CD, que tem recursos mais limitados. Com a possibilidade de gravar, apagar e se conectar em qualquer eletrônico com porta USB, como computadores, rádios e televisores, o pendrive logo se tornou um dos dispositivos mais populares dos anos 2000.

Permanece sendo muito usado para armazenamento de arquivos. Quando você precisa de seu conteúdo em uma situação em que não há conexão de internet, o pendrive ainda é o melhor recurso para acessar seus dados.

Os Anos 2000

Nos anos 2000, assistimos a um ‘boom’ de novas ideias e lançamentos de novos produtos digitais. Cada vez mais temos mais recursos em nossas mãos e podemos usufruir deles a partir de vários tipos de preços.

Você encontra itens com tecnologia mais avançada a preços mais elevados. Mas, você encontra também tecnologias mais simples com os mesmos recursos, mesmo que não tão ágeis e avançados.

Em ambos os casos, os dispositivos atuais estão equipados com muitos daqueles que foram os eletrônicos mais populares dos anos 2000. Alguns eletrônicos que ganharam a preferência dos consumidores no início do século são agora parte do dia a dia de todos que usam as tecnologias digitais.

Você já pensou no que vem pela frente, daqui a 20 anos, como veremos os dispositivos que são populares atualmente? Será que ainda estaremos utilizando estes recursos da mesma forma? A Internet das Coisas definitivamente chegou para ficar.

Leia mais: Você conhece os relógios inteligentes? Se não, deveria!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *