Pular para o conteúdo

5 dicas para economizar a bateria do seu celular

  • por
economia de bateria

O nível de bateria do smartphone é algo que acaba quando mais precisamos. Por mais moderno que seu celular seja, a bateria acaba não durando muito. Isso se deve a quantidade cada vez maior de aplicativos usados ou até mesmo à forma como configuramos o celular. Por isso, resolvemos criar esse artigo com 5 dicas para economia de bateria do seu celular.

5 Dicas infalíveis para economia de bateria

Abaixo confira as nossas dicas para pôr em prática em seu smartphone (Android ou iOS) agora mesmo. Basta segui-las e você já sentirá uma diferença logo no primeiro dia de uso.

1. Diminua o brilho da tela

Pode parecer uma dica simples e boba no começo, mas manter o nível de luz da tela do seu celular baixo costuma ajudar a consumir menos energia do aparelho. Durante o dia, deixe a tela de seu celular com o mínimo de brilho possível.

Isso não vai fazer diferença quando você estiver com o celular sem utilidade, mas vai diminuir o consumo de energia. Além disso, quando realmente você for usar o celular para leitura e se incomodar com a falta de iluminação, você pode aumentar o brilho da tela.

Para seguir essa dica, vá até as configurações do Android ou do seu iOS, e acesse o menu de definições de tela.

Outra função que ajuda a poupar bateria é o tempo de desligamento de tela. Você pode reduzir esse tempo para o mínimo possível e quando seu celular não estiver sendo usado, a tela irá diminuir a luminosidade rapidamente.  Acesse essa opção em configurações de tela do sistema e diminua o tempo para bloqueio automático da tela.

Nos aparelhos Android essa opção fica em configurações > configurações tela de bloqueio > e segurança > bloquear automaticamente > escolha a opção menor de tempo para bloqueio.

2. Sem papéis de parede dinâmicos

Prefira inserir como plano de fundo de seu celular wallpapers que não tenham movimento. Os wallpapers dinâmicos costumam consumir muita energia da bateria do celular. Por isso, eles são planos de fundo considerados desnecessários. Se você optar por não usá-los, pode manter seu celular ligado por mais tempo para utilizar outros recursos.

Uma alternativa para não ter que carregar seu celular muitas vezes por dia é utilizar algum papel de parede mais escuro ou até mesmo preto. A melhor forma de manter a bateria do seu celular é deixar seu celular com a tela preta de fundo, pois ajuda com a economia da bateria.

Apesar desta não ser uma tela tão bonita de se ver, os wallpapers sólidos e com poucas cores consomem bem menos bateria do que você pode imaginar. No entanto, isso não funciona com qualquer celular.

As telas de celular LCD gastam mais energia ao acender a luz de fundo que ilumina o plano de fundo do celular, até mesmo com menos cores, como wallpapers pretos. Já as telas Oled, Amoled e Super Amoled  acendem os pixel da imagem de forma individual. Assim, quando usamos wallpapers de cores neutras, como o preto, o pontos da cor ficam totalmente apagados. Consequentemente, temos uma economia da bateria.

3. Wi-Fi, 3G, Bluetooth e GPS desligados

Outra dica importante é desativar alguns recursos do seu celular, como o wi-fi, Bluetooth, 3G/4G ou qualquer outro tipo de uso de internet ou compartilhamento de dados de rede. Se você deixar esses recursos ligados todo o tempo uma quantidade alta de energia. Isso contribui para que a bateria do seu celular descarregue mais rápido.

Por que os recursos de internet atrapalham em vez de ajudar o usuário?

Quando a sua conexão está fraca ou cai, o seu celular fica buscando por melhores conexões de internet. Nesse momento, a bateria é mais consumida. Para evitar esse gasto desnecessário de bateria, desative os recursos de conexão.

É importante deixar seu celular sem receber mensagens, caso não seja necessário que ele esteja sempre ligado. Caso você precise estar sempre online, desative os modos pelo menos durante a noite. Essa é uma opção importante de economia de bateria, afinal você não precisará utilizá-lo enquanto dorme.

Se você não usa todos os recursos de internet (Bluetooth, Wi-Fi e, muito provavelmente, GPS e redes 3G), não é preciso deixar que tudo esteja funcionando ao mesmo tempo. Desative pelo menos algum deles. Quando precisar usá-los novamente, basta reativá-los.

4. Encerre ou desinstale aplicativos não usados

A maioria dos celulares vêm com alguns aplicativos pré-instalados que praticamente não são usados pelos usuários. Talvez eles nem estejam ocupando espaço no celular, mas todo aplicativo instalado consome nível de bateria do aparelho. Por isso, se o aplicativo não vai fazer falta, desinstale para usar outros recursos do aparelho. Além de ganhar espaço, você pode deixar o celular mais rápido para utilização.

Para isso, acesse a tela de “Configurações do aparelho” > “Aplicativos” > e desabilite o uso do aplicativo em seu aparelho. Na opção iOS, é só você segurar o aplicativo com um clique e esperar aparecer a opção X e clicar para excluir na mensagem de confirmação que aparecerá na tela do aparelho.

Caso você precise de uma forcinha para saber quais aplicativos desativar do seu aparelho, você pode instalar os aplicativos Easy Uninstaller ou o Apps Uninstall que auxiliam para desinstalar itens inutilizados.

Isso vale também para o assistente do Google (em Android) e assistente Siri (no iOS). Desabilite-os quando não tiver necessidade de ter um voice match.

6-  Use um gerenciador para economia de bateria

Na maioria dos celulares com sistema Android vem instalado o aplicativo de gerenciamento do sistema. Por meio dele você pode gerenciar o funcionamento da bateria do seu celular. Caso você use outro sistema, verifique se ele oferece aplicativos para economia de bateria. Caso contrário, baixe um gerenciador de bateria.

Existem gerenciadores de bateria para instalação como  o One-Touch Battery Saver (para Android), BatteryXL (para iOS e Android) e o ZDBox (que é um gerenciador completo do sistema operacional Android). Nos aplicativos você tem a opção de criar alternativas úteis de melhorar o consumo da bateria do seu celular. Isso otimiza o tempo de vida da bateria.

Por exemplo, com um gerenciador de bateria é possível além de otimizar a performance do seu aparelho, liberar espaço na memória RAM, encerrar serviços desnecessários que antes rodavam em segundo plano no seu celular e  desativar redes, que são fáceis também de serem desativadas nas configurações próprias do aparelho. Encerrando esses serviços, você consome menos energia.

Como fazer

Além dessas opções, o próprio gerenciador do celular, que já vem de fábrica instalado em seu aparelho, pode ajudar a manter o modo de economia de energia ativado. Vá em gerenciador de celular > economizador de energia > configure para economia de energia ou super econômico. No recurso você pode optar por uma troca inteligente para alternar para consumir menos energia quando estiver abaixo de 10% do nível de bateria do seu celular, ou programar uma hora para menor consumo da bateria.

Pronto! Com todas essas dicas você já deve conseguir economizar menos energia no seu celular e fazer durar mais a vida diária da bateria do aparelho. Veja mais dicas sobre tecnologia no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *