Pular para o conteúdo

Como transferir dinheiro para o exterior: saiba tudo aqui

transferir dinheiro para o exterior

Nunca se sabe quando a vida vai pedir para transferir dinheiro para o exterior, ou até mesmo quando vamos precisar receber uma quantia de fora. São diversos os motivos que nos levam a esse caminho. Seja morar fora, trabalhar para multinacionais, como freelancers, ou até mesmo fazer um intercâmbio são apenas alguns dos motivos que podem nos levar a essa situação.

Porém, se você já fez qualquer tipo de transação no exterior, sabe que os bancos e instituições financeiras cobram uma pequena fortuna para executar o serviço, tornando-o até mesmo inviável em algumas situações. As taxas são tantas que o valor da transação pode até dobrar, causando um prejuízo para todos os envolvidos.

A segurança é um fator que influencia e leva muitas pessoas a escolherem alternativas tradicionais por meio de bancos e casas de câmbio. Essa necessidade foi sentida por empresas e financeiras e foram se desenvolvendo alternativas para esse tipo de serviço.

Hoje é possível transferir e receber dinheiro através de aplicativos como a TransferWise, Western Union, PayPal, MoneyGram e de forma mais tradicional, por transferência bancária.

Com tantas opções, fizemos uma pequena explicação sobre como utilizar essas ferramentas e quando usá-las. Vamos lá!

Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

Como enviar dinheiro para o exterior: TransferWise

Em algum momento você deve ter visto o anúncio do YouTube da TransferWise. A empresa fundada na Estônia nasceu da necessidade de seus criadores de fazer transferências para sua moeda nativa com taxas justas e com um serviço rápido e de qualidade.

Para fazer as transferências a empresa se baseia no câmbio em tempo real e no site é possível fazer diversas simulações já com as taxas inclusas no valor da transferência.

Para conseguir fazer as transferências da forma mais rápida possível, a TransferWise possui acordos com diversos bancos mundo afora. Aqui no Brasil a empresa é vinculada aos bancos MS Bank e Banco Rendimento.

Como funciona?

Para reduzir as taxas a Transferwise Brasil pega o seu dinheiro aqui mesmo, e a filial do país de destino, vamos exemplificar como TransferWise Canadá manda o dinheiro para a destinatário. Além disso, a empresa trabalha com cotação comercial que não visa margem de lucro na compra e venda de moedas.

Para transferir dinheiro para o exterior com a TransferWise é necessário primeiro criar uma conta no site da empresa. Após a criação da conta, é feito um processo de transferência, onde o usuário deve colocar todos os dados necessários para o sucesso da transação.

É possível mandar o dinheiro para a TransferWise através de um TED ou por boleto bancário e o dinheiro cai na conta do destinatário em até 24h (o tempo pode até variar, mas é possível descobrir essa informação na simulação feita no próprio site).

A TransferWise é uma ótima opção para quem necessita transferir dinheiro para outros países com frequência.

Leia também: Quais são os melhores planos de celular? Escolha já o seu

Remessa de dinheiro para o exterior com Western Union

A Western Union trabalha com remessas de dinheiro. A empresa fundada nos Estados Unidos possui milhares de unidades espalhadas pelo mundo, já que para realizar uma transação é necessário visitar uma de suas unidades.

O dinheiro é enviado para a unidade de destino e no meio do processo, a pessoa que enviou recebe um código. Esse código deve ser passado para pessoa que fará a retirada do dinheiro no país de destino, que deverá informá-lo na agência na hora do saque.

É uma medida de segurança extra muito atraente para os mais cuidadosos.

Diferente da sua concorrente, a Western Union possui uma taxa de lucro em cima de todas as transações que faz, e por isso o valor cobrado pode variar de acordo com o montante a ser enviado. Também é possível baixar o aplicativo disponível para IOS e Android para executar transações, mas o serviço possui regras e taxas diferenciados que podem ser conferidos no site da empresa.

Como funciona?

É necessário fazer uma conta na Western Union e então selecionar se deseja receber ou enviar uma remessa. É feita uma simulação da transação, mas lembre-se! o valor pode variar já que o valor final é descoberto apenas na agência, com a variação cambial do dia.

O remetente receberá um código MTCN (Money Transfer Control Number) que deverá ser repassado para a pessoa que receberá o dinheiro no exterior.

Transferir dinheiro para o exterior com a Western Union é imediato, com um tempo máximo de 6 minutos para unidades filiadas a Western Union. É uma ótima opção para quem necessita transferir dinheiro para outros países de forma rápida e segura.

Transferindo com o PayPal

O PayPal é uma das plataformas de pagamento mais famosas no mundo. Há 20 anos no mercado, a empresa também possui um serviço de transferências internacionais. Suas taxas são um pouco duvidosas, mas para os fiéis a marca é uma boa chance de conferir a funcionalidade.

Como funciona?

É necessário transferir o dinheiro para o Paypal por meio de um boleto e então selecionar a opção de enviar/receber. Após, será necessário inserir os dados da pessoa que irá receber o dinheiro e a moeda a ser enviada  A plataforma fará a conversão e descontará suas taxas, que variam de acordo com o montante.

O tempo de recebimento também vai variar de acordo com o montante a ser enviado. Todas essas informações podem ser conferidas no site da empresa.

A transferência pelo Paypal é válida para as pessoas que já possuem conta com a empresa e por comodidade, não desejam criar outras contas para mexer com dinheiro.

Como enviar dinheiro para o exterior: MoneyGram

A MoneyGram também trabalha com remessas de dinheiro. Com ela é possível fazer transferências em espécie ou bancárias, para todos os tipos de necessidades. Para utilizar os serviços da empresa é necessário ir até uma de suas agências em mais de 200 países e executar o serviço.

A MoneyGram possui diversas taxas de serviço e câmbio que acompanham o mercado financeiro. De forma similar ao Western Union, o remetente recebe um código que deve ser informado ao destinatário, que em troca deve informar esse código em uma agência para poder retirar o dinheiro.

Como funciona?

Para utilizar o MoneyGram é necessário procurar uma agência da empresa e fazer um orçamento diretamente com um atendente para então dar prosseguimento a transferência. Feita a transação pessoalmente, é possível acompanhar a movimentação do dinheiro pelo site da MoneyGram.

Como enviar dinheiro para o exterior com transferência bancária

A forma mais tradicional de enviar dinheiro para o exterior é via transferência bancária. Instituições como Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil, são os bancos nacionais que fazem esse tipo de serviço. As taxas variam muito, e são cobradas taxas de envio e de câmbio além de outras que vão de banco para banco.

Como funciona?

Para fazer uma transferência via banco é necessário possuir uma conta corrente no país de destino. É necessário ir até uma agência do seu banco e então será solicitado uma série de dados, e dependendo do montante, comprovações de rendas e documentos afins.

Menção Honrosa

Remessa Online

A Remessa Online nasceu aqui mesmo no Brasil na cidade de São Paulo. A empresa presta diversos tipos de serviços financeiros e vem ganhando destaque todos os dias pelo excelente serviço.

Dentre esses serviços está a possibilidade de transferir dinheiro para o exterior, e para utilizá-lo é necessário fazer um cadastro no site da empresa. As taxas variam de acordo com o montante, então se faz necessário entrar no site e fazer um orçamento.

Esperamos ter ajudado um pouco a desmistificar o mundo dos sites e aplicativos de transferência de dinheiro, afinal de contas, é um assunto que requer bastante pesquisa para não se deixar cair em uma cilada!

Lembre-se de ficar atento a taxas escondidas e a flutuação das moedas que você tem interesse. Leia também sobre os bancos digitais e quais as vantagens que oferecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *