Pular para o conteúdo

Como ligar para outro estado ou país? Veja aqui o passo a passo!

como ligar para outro estado

Quem nunca se enrolou um pouco quando precisa fazer ligações para outros estados? Isso porque é preciso saber, basicamente, qual é a forma correta de digitação dos prefixos, do código de área e da operadora, entre outros detalhes. Ou seja, na hora da necessidade, é bastante comum esquecer como fazer. Neste post, vamos dar todos os detalhes sobre como ligar para outro Estado.

Fazer ligações da sua cidade para outro Estado e até outro país pode parecer complicado se você não entender a lógica correta. É preciso compreender, principalmente, que cada região, estado e país possui um código diferente (geralmente de dois dígitos). É o chamado código de área (DDD). Inclusive, a própria Agência Nacional de Telecomunicações tem um site interativo para acesso a esses códigos.

Além disso, cada operadora de telefonia também tem um número de identificação (também dois dígitos). Há também algumas peculiaridades ao fazer ligações de telefone fixo e de celulares ou smartphones, por exemplo. Assim como ligar para outro estado é bastante comum, para outros países também. Nesse caso, é preciso acrescentar o prefixo do código de área daquele país (DDI).

Há ainda a possibilidade de fazer ligações a cobrar para outros estados e países. Ficou interessado em saber de uma vez por todas como fazer ligações para outro estado ou país? Confira o passo a passo e as dicas desse post.

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Como ligar para outro Estado: atenção!

Para você ter uma ideia da importância de saber como ligar para outro Estado, pensa naquela situação em que você está sem internet e não pode utilizar o WhatsApp, por exemplo. Em um momento de emergência, então, é preciso recorrer à ligação convencional. Por essa razão, é sempre bom conhecer os caminhos para fazer o procedimento corretamente e sem perder a calma.

Basicamente, é preciso digitar o seguinte:

0 + código da sua operadora + DDD da localidade do número destino + número do telefone destino (com o 9 na frente)

Como falamos na abertura desse post, o principal detalhe para quem quer ligar para outro Estado é conhecer o código de área da região de destino (DDD). No entanto, um estado pode ter mais de um código de área. Por exemplo, Santa Catarina possui os códigos 47, 48 e 49. Já São Paulo tem os códigos 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19. Cada número representa, na prática, um agrupamento de municípios.

Confira lá no site da Anatel a relação completa de prefixos do DDD.

Códigos das operadoras

Feito isso, outro ponto muito importante para fazer essas ligações é conhecer o código da sua operadora, também de dois dígitos. Inclusive, algumas operadoras podem cobrar uma tarifa mais cara caso a ligação para outro estado seja para um aparelho de outra operadora. Isso pode acontecer, inclusive, para ligações na mesma cidade.

Apesar de que os planos intermediários já permitem esse tipo de ligação sem custo acional e até de forma ilimitada. Bom, para isso, é preciso conhecer o código da sua operadora,  ou Código de Seleção de Prestadora (CSP).

Leia também: Telefone fixo para empresas: escolha o melhor

Lista de códigos de algumas das operadoras:

  • Vivo: 15
  • Claro: 21
  • Oi: 31
  • TIM: 41
  • GVT: 25
  • Sercomtel: 43
  • Algar: 12
  • Brasil Telecom: 14
  • Gente Telecom: 10
  • Transit Telecom: 17
  • Neotelecom: 64

É preciso ficar atento com as unificações e fusões de operadoras nos últimos anos. Como por exemplo, da GVT com a Vivo e da Brasil Telecom com a Oi. Isso fez com que os códigos fossem alterados.

Exemplos de ligação para outro estado

Veja abaixo alguns exemplos de ligações feitas para outro estado:

  • De São Paulo para o Rio de Janeiro com um celular Oi: 0 + 31 (Código Oi) + 21 (DDD Rio) + nº telefone
  • Do Rio de Janeiro para Santa Catarina usando um celular Vivo: 0 + 15 (Código Tim) + 48 (DDD SC) + nº telefone
  • De Minas Gerais para São Paulo usando um fixo da NET/Claro: 0 + 21 (Código NET/Claro) + 11 (DDD São Paulo) + nº telefone

Leia também: Melhores planos de telefone fixo: veja um comparativo

Algumas dúvidas frequentes na hora de ligar para outro estado

Há alguns macetes que devem ser entendidos por quem quer fazer ligação para outro estado. Por exemplo, caso você precise fazer uma ligação para alguém que está em outro estado e a operadora daquele número e o DDD é o mesmo que o seu, basta fazer a chamada como se fosse uma ligação local. Ou seja, ligue normalmente, mas usando o DDD da sua região. Isso porque o serviço de roaming da operadoras fica responsável por fazer as chamadas entre estados.

Outra situação é a seguinte: se você é do Rio de Janeiro e vai viajar para o Nordeste, e gostaria de ligar de lá para o Rio, sendo que ambos os DDDs são 21. Nesse caso, para fazer a ligação, disque 0 + código da operadora + 21 + número desejado.

Faça ligação a cobrar para outro estado

Outra possibilidade é fazer uma ligação a cobrar para outro estado, em caso de você estar sem crédito no celular. O convencional “9090” antes de todos os outros números pode ser usado somente quando o número discado é do mesmo DDD da origem. No celular, telefone fixo e orelhões, fica assim:

1 – Digite o prefixo de chamada a cobrar (90). Depois o Código da Operadora e, após isso, o número do DDD. Em seguida, insira o número do celular desejado.

2 – Um exemplo, no caso de ligação para Santa Catarina (cujo um dos DDDs é 48), usando o código de longa distância da TIM (41):

90 41 48 99967-9048

Como fazer ligação internacional

A ligação da sua cidade para outro país também segue a mesma lógica de números. A diferença é que agora você terá que digitar também é DDI, ou Discagem Direta Internacional. Ou seja, assim com o DDD, cada país possui um DDI para identificação da região. O da Alemanha, por exemplo, é 49. Da Argentina, 54. De Portugal, 351. Procure na internet qual país você deseja conhecer o código.

Feito isso, a ligação fica assim:

00 + código da operadora + DDI + DDD + número de telefone de destino

Também é possível fazer ligações a cobrar internacional. No entanto, recomendamos informar-se antes com a sua operadora para conhecer o procedimento e também as tarifas envolvidas – que não são nada baratas, nesse caso.

Leia também: Confira quais os melhores telefones sem fio de 2020

Pesquise as tarifas na sua operadora!

Antes de sair fazendo ligações para outros estados e países, uma dica é verificar a cobertura e tarifas do seu plano de telefone fixo ou celular. Isso porque esses valores podem variar bastante, podem pesar no bolso, ou ainda podem nem ser cobrados, no caso de um plano top de linha.

Portanto, esteja sempre ciente dessas tarifas para não levar um susto na conta depois.

Leia também: Melhores combos de TV, internet e telefone

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Como ligar para outro estado: entendeu?

Agora que você já conhece como fazer ligação para outro estado e país, que tal conferir como a qualidade da internet pode interferir no seu homeoffice?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *