Pular para o conteúdo

Como funciona o Discord? Veja como aproveitar o app!

como funciona o discord

Incialmente criado para atender a demanda de comunicação dos jogadores online, o Discord tem crescido ao longo de cinco anos de existência. E você sabe como funciona o Discord?

Criado por Jason Citron e Stan Vishnevskiy, dois apaixonados por videogames, o aplicativo veio com o objetivo de criar lembranças e a sensação de união do mundo dos jogos.

Mas afinal, o que é e como funciona o Discord? Vamos contar tudo agora.

Leia também: Saiba como fazer uma live de sucesso

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Como funciona o Discord: a rede de gamers

Discord é uma plataforma para facilitar conversas, sejam elas de texto, voz ou vídeo, que foi criada com a intenção de facilitar a comunicação entre jogadores online. No entanto, com seu crescimento, agora o Discord é usado por todos, desde clubes de caminhada locais até grupos de estudo.

São mais de 100 milhões de usuários ativos por mês e 13,5 milhões de servidores ativos por semana, além de 4 bilhões de minutos de conversas diárias nos servidores.

O app está disponível gratuitamente para diversas plataformas, como Android o iOS e chama a atenção por ser um aplicativo simples com boa qualidade de áudio. Além disso, tem sido usado no mundo corporativo por ser uma ferramenta de qualidade e fácil acesso.

Pode ser usado também no computador, no navegador ou em aplicativos para Mac ou Windows.

Leia também: Qual o melhor mouse gamer? Conheça 10 opções de mercado

Como funciona o Discord

O Discord funciona principalmente como um servidor. Dentro dele é onde acontece a comunicação.

É possível criar diversos grupos de pessoas, como por exemplo, membros do setor de uma empresa, onde acontecem as trocas de mensagens. É possível também fazer videoconferências com até dez usuários ao mesmo tempo com compartilhamento de tela.

Você pode adicionar amigos dentro da plataforma, reunindo pessoas em chats sobre assuntos específicos.

Quer saber como funciona o Discord na prática? Crie sua conta!

Como criar uma conta no Discord

Para criar sua conta no Discord você segue o seguintes passos:

  1. Baixe o app no seu computador, celular ou abra o site do Discord pelo navegador. Esse passo a passo é para o app do celular;
  2. Clique em “Registre-se”;
  3. Escolha um nome de usuário, preencha com seu e-mail e senha;
  4. Na tela seguinte, insira sua data de nascimento e clique em “Crie sua conta”.

Pronto, sua conta está criada. Para começar a usar o Discord, você pode criar um servidor próprio ou utilizar alguns modelos prontos do aplicativo.

Além disso, nessa tela você também pode alterar sua conta, seu nome de usuário, bloquear usuários e desativar a conta.

Agora que você criou sua conta, conheça as demais funcionalidades do Discord:

Leia também: Conheça tudo sobre o WhatsApp Web

Como funciona o Discord na prática

Seguem todas as funções que você terá disponível no Discord:

Criar um servidor do Discord

Se você não fechou a tela da criação do servidor, basta clicar em criar um novo ou escolher um dos que citamos. Para criar um novo siga os passos:

  1. Clique em “Create my Own”;
  2. Escolha uma foto para o seu servidor;
  3. Escolha um nome para o seu servidor;
  4. Clique em “Criar um servidor”.

Dentro do servidor é onde você vai poder se comunicar através de texto, voz ou vídeo com as pessoas que estiverem dentro dele.

Além disso, também é possível personalizar seu servidor com fotos ou ícones, definir se haverá moderação no servidor, análise de mídias, gerir os usuários e banir pessoas.

Se você optar por utilizar um modelo pronto de servidor, o passo a passo será o mesmo.

Após a criação do servidor, você pode convidar amigos para entrar, compartilhando um link que será fornecido. Esse link expira em um dia, por padrão do app.

No entanto você pode escolher que o link não expire ou definir uma data limite para seu uso. Além disso, também é possível limitar o número de pessoas que terá acesso ao link.

Da mesma maneira, é possível também criar links temporários, onde o servidor expulsa o membro assim que ele for desconectado do servidor.

Criar categorias e canais no Discord

Como já mencionamos, dentro do servidor, você pode criar categorias e canais. Dessa forma é possível manter os espaços organizados por assunto ou projeto, no caso de você usar o Discord na sua empresa.

Par isso, entre no seu servidor e clique em cima do nome #geral. Ali você vai conseguir configurar o seu primeiro canal.

Mude o nome dele para o nome de sua preferência e escolha entre as seguintes configurações: se é um canal de texto ou de voz, ativar o modo lento onde os membros só poderão enviar mensagens depois de um tempo pré-definido, criar convites e dar permissões para os membros do canal.

Depois de criado o primeiro canal, na tela principal dele, basta você clicar no símbolo de + tanto nos canais de texto quanto nos de voz e criar novos canais.

Leia também: Notebook gamer: vale a pena comprar um?

Permissões e Cargos

Dentro do seu servidor, você pode dar permissões e cargos para os membros. Essas atribuições podem ter a ver tanto dentro do canal quanto em todo o servidor.

Para criar um cargo, siga os passos:

  1. Vá no canto superior direito e clique nos três pontinhos;
  2. Escolha o ícone de “Configurações”;
  3. Rolando a tela para baixo, você vai encontrar a categoria “Gestão de Usuários”, lá é só clicar em “Cargos”;
  4. Clique em +Adicionar cargo.

Quando você adiciona um cargo, pode escolher a cor, pode habilitar exibir os membros do cargo separadamente dos membros conectados, pode permitir que pessoas mencionem o cargo e dar diversas outras permissões em geral.

Dessa maneira, para associar um cargo a um membro do servidor, você clica sobre o perfil do usuário e escolher a opção “Cargos” e escolhe o cargo.

Entrar em um servidor que já existe

Na tela principal você vai clicar no símbolo de +. Na mesma tela que você cria o servidor, no final da lista é possível clicar em “Entrar em um servidor”. Infelizmente não existe um modo de busca de servidores, então você terá que inserir o link de convite do servidor que você deseja entrar.

É possível achar servidores no Google, principalmente de jogos. Dessa maneira só é necessário copiar a URL do servidor e usar no aplicativo.

Enviar mensagens diretas

Você pode enviar mensagens privadas para outros membros do Discord. Dessa forma você pode clicar no nome da pessoa que você deseja enviar a mensagem quando a lista de membros do servidor estiver aberta.

Compartilhar imagens e documentos

Dentro dos canais ou nas mensagens privadas você consegue enviar diversos arquivos como documentos ou imagens. No computador, basta arrastar os arquivos para dentro do Discord que eles são carregados automaticamente.

Ou ainda você pode clicar no ícone da caixinha com seta para cima que fica no lado esquerdo da caixa de texto. Dessa forma, vão aparecer os arquivos que você tem disponível para enviar. Basta clicar em cima dele. É possível também, acrescentar um comentário que ficará vinculado ao arquivo enviado.

Usar voz no Discord

Você precisa, primeiramente, criar um canal de voz. Para isso, volte no tópico de criação de canais.

Dessa maneira, quando você entra em um canal de voz, seu microfone é automaticamente ligado. Caso você não queira que o microfone fique sempre ligado, siga os passos:

  1. Acesso o ícone de engrenagem de configurações no canto esquerdo inferior ou entre no seu perfil;
  2. No item “Configurações do Aplicativo”, clique em Voz;
  3. Clique em “Modo de Entrada” e selecione “Aperte para Falar”.

Essa configuração é muito importante, pois mesmo que você saia do canal, sua voz poderá ser ouvida dentro do canal de voz.

Fazer videoconferências 

Você pode fazer videoconferências nos canais de voz do Discord. Basta clicar no ícone da câmera.

Como já mencionamos, é possível fazer videoconferências com até 10 pessoas.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Dicas para montar seu PC gamer: como escolher equipamentos ideais

Como funciona o Discord: ficou alguma dúvida?

Agora que você já sabe tudo como funciona o Discord, conta pra gente o que achou das funcionalidades.

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *