Muita gente se programa para comprar na Black Friday na esperança de adquirir aquele tão sonhado item com um desconto que valha a pena. O que muitos não sabem é que existem algumas maneiras específicas de como economizar dinheiro, tudo depende da orientação certa.
Pensando em te ajudar nessa economia na Black Friday 2022, montamos um guia com 8 dicas infalíveis. Você compra o necessário, sem gastar rios de dinheiro.
Gostou da ideia? Confira nossas dicas a seguir.
Leia mais: Conheça as melhores ofertas Black Friday Brasil 2022
Black Friday 2022
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e é muito comum há décadas. No país, existe um feriado chamado Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), onde as famílias se reúnem para um grande jantar. A Black Friday acontece um dia depois da festa.
Na ocasião, as lojas oferecem descontos para liquidar os estoques e também para aquecer as vendas antes do Natal. Pessoas fazem filas enormes e até brigam por produtos!
Naturalmente, os comércios eletrônicos adotaram a tradição, e toda quarta sexta-feira de novembro acontece a Black Friday. Em 2022, o evento cai no dia 25 de novembro.
8 dicas de como economizar dinheiro na Black Friday
Vamos ao que interessa! Você quer comprar na Black Friday mas não quer gastar todo seu dinheiro ou cair em pegadinhas, certo? Confira então essas 8 dicas que separamos para que a Black Friday 2022 seja uma experiência positiva de compra:
1. Organize suas prioridades
A lista de como economizar dinheiro na Black Friday começa com uma dica que pode ser aplicada sempre: foco nas prioridades. A promoção vai oferecer muitas opções, mas você precisa ter claro quais os itens chave para o momento.
Faça uma lista com mercadorias essenciais e secundárias. Sempre defina uma segunda opção de compra, caso um item fique indisponível. Além disso, defina um orçamento máximo e mínimo do quanto pode gastar.
A não ser que você esteja realmente com dinheiro sobrando, estabeleça metas de compras dos itens mais importantes, aqueles que você passou o ano todo “namorando”. Pode ser que nessa data ele esteja com um valor realmente especial!
2. Pesquise antes da Black Friday
Você já ouviu falar da expressão “tudo pela metade do dobro”? Então, isso acontece bastante durante a Black Friday. Algumas lojas aumentam os preços dias antes da data, aplicando descontos falsos na ocasião, o que muitos acabam chamando de “Black Fraude” por conta disso.
E não tem jeito, para evitar cair nessa armadilha é preciso pesquisar antecipadamente cada item da sua lista. Procure a média de preço um mês ou, pelo menos, uma semana antes. Aí no dia você vai saber se estão tentando lhe passar a perna.
Uma dica valiosa é pesquisar a loja no Serasa ou em sites de reclamações, como o Reclame Aqui. Outra possibilidade é verificar se o site está participando oficialmente da Black Friday, acessando o link da promoção.
3. Compare os preços entre lojas
Como saber se vai comprar com o melhor preço possível? Comparando as ofertas das lojas! Atualmente existem sites e extensões de navegadores capazes de fazer o processo rapidamente.
Sites como Zoom e Buscapé contam com um software bem interessante e dinâmico. Dá para entender o nível do desconto e se realmente vale a pena no final das contas. Além do mais, existem extensões para Google Chrome, como do Canaltech Ofertas, que mostram o histórico de valores.
4. Atenção com a segurança
Ninguém quer comprar em uma loja falsa. Se fizer isso, existe a chance de perder dinheiro e ter seus dados expostos, mesmo sem perceber. Existem algumas dicas básicas para saber se o espaço virtual é seguro.
A primeira é verificar se há um símbolo de cadeado na barra de endereço. Ele indica privacidade e responsabilidade com o uso de dados sensíveis. Outra forma de conferência é se o endereço conta com a sigla “HTTP”.
Dica extra: se a loja só aceita pagamento com boleto, desconfie. Prefira locais com múltiplas maneiras de pagar, especialmente com cartão de crédito.
5. Prefira horários alternativos
Nem todo mundo sabe, mas existem horários específicos que contam com descontos mais interessantes. Geralmente acontece em momentos onde o fluxo de internautas é menor, na madrugada ou de manhã cedo, lá pelas 7h.
Ou seja, se você viu um preço ótimo logo de manhã, corre para aproveitar. Caso contrário, é possível que a mercadoria esteja indisponível ou mais cara no decorrer do dia.
6. Cuidado com o valor do frete
Achou o produto com um desconto daqueles? Ótimo! Agora vamos encarar uma outra etapa da compra: o frete. Sim, acontece muito do valor encarecer por causa do frete e isso inviabiliza o processo.
Muitas vezes, fica caro por causa da distância ou pelo envio ser feito apenas com empresas privadas.
Mesmo assim, atenção redobrada aqui. Verifique o preço e se vale a pena comprar, considerando o frete. Se for possível, escolha retirar o pacote numa loja física, pode sair bem mais em conta.
7. Use cupons de desconto
Existem alguns sites com cupons de descontos específicos para a Black Friday, como Méliuz e MeuCupom. Vale a pena procurar.
Do contrário, veja se na hora de finalizar o processo não existe nenhuma possibilidade de aplicar algum cupom, dado pela própria loja. Tudo isso ajuda a abater o valor final e economizar.
8. Evite agir por impulso
Finalizamos nossa lista de como economizar dinheiro na Black Friday com outra orientação para levar para a vida: não compre por impulso. Depois de aplicar todas as dicas anteriores, tenha sangue frio ao finalizar uma compra.
Precisa mesmo do item? Vale a pena gastar o montante? Cabe no seu orçamento? Se a resposta for não para uma dessas questões, melhor rever a compra. A sua saúde financeira deve ser prioridade, independentemente de ofertas “imperdíveis”.
Veja também: Black Friday 2022: Conheça os principais celulares 5G para investir
Gostou do nosso guia? Tem mais informações sobre tecnologia, internet e outros assuntos importantes para o seu dia a dia. Quer se manter antenado? Segue lendo as produções do blog do Compara Internet.