Pular para o conteúdo

Como economizar bateria do celular: confira 10 dicas infalíveis

como economizar bateria do celular

Imagine um mundo em que tudo funcionasse sem a necessidade de pilhas e baterias. Em que você pudesse usar seu celular sem se preocupar com o nível de bateria. Sim, infelizmente só podemos imaginar. Mas, felizmente, a tecnologia tem contribuído para deixar as baterias mais modernas e longevas. Além disso, há dicas básicas sobre como economizar bateria do celular que você deveria saber.

Se há uma situação incômoda é ser surpreendido com o baixo nível da bateria do celular durante um dia de viagem. Ou ainda durante uma reunião de trabalho em que você precise do aparelho com todo o gás. Baterias em smartphones top de linha conseguem ter uma duração bastante razoável. Ou seja, entre um a dois dias de uso entre um carregamento e outro.

No entanto, com o tempo, a tendência é reduzir esse período por conta do uso contínuo. Em celulares com mais tempo de estrada, a bateria original vicia facilmente e pode ser um problema para o usuário. No entanto, alguns hábitos simples podem aumentar a vida útil da bateria do celular e mantê-la ativa por mais tempo.

Quer saber como economizar a bateria do celular? Fique atento às nossas dicas nesse post. E lembre que, tão importante quanto a saúde da bateria, é um bom plano para o seu smartphone. Para isso, a Claro e a TIM tem opções bem interessantes.

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

Economizar bateria do celular: tecnologia é aliada

De fato, quanto mais moderno é o smartphone, melhor também será a sua bateria. Para você ter uma ideia, o Galaxy M30, da Samsung, lançado neste ano, é um dos campeões de autonomia, com uma bateria robusta de 5.000 mAh. Em testes feitos no aparelho, foram necessárias 26 horas e 20 minutos para que o dispositivo desligasse.

Como você pode ver, a tecnologia é a grande aliada das baterias. Isso porque hoje, a maioria delas é de íon de lítio. Ela consegue armazenar o dobro de energia em comparação à bateria de  hidreto metálico de níquel (NiMH) e três vezes a mais que a de níquel cádmio (NiCd). Com a vantagem de não ter o efeito memória. Ou seja, não precisa carregar até chegar a 100% para começar a usar.

No entanto, caso o uso não for adequado, a vida útil fica prejudicada rapidamente. Por essa razão é tão importante você cuidar da bateria do seu celular com algumas dicas simples. Atualmente, em média, as baterias dos celulares de entrada partem de 2.500 mAh.

Aplicativos e funções que gastam mais bateria

A melhor maneira de saber como economizar bateria de celular é disciplinando o seu hábito de uso. Isso porque a vida útil e a autonomia da bateria vai depender muito do seu perfil de uso do aparelho. Veja o que consome mais a bateria do seu dispositivo:

  • Tela
  • Captação do sinal 3G, 4G ou GPS
  • Uso do Facebook, Instagram, Youtube e redes sociais em geral
  • Google Maps, Wase e mapas
  • Jogos para celular
  • Aplicativos com notificações

Partindo por aí, você já pode regular o uso do aparelho para ter uma maior autonomia da bateria. Vamos às dicas práticas:

1 – Diminua o brilho da tela

Manter a tela sempre ligada gasta muita bateria. Ainda mais, em brilho máximo. Portanto, vale a pena acessar as configurações do aparelho para ajustar o brilho, deixando em um nível mais baixo.

2 – Reduza o tempo de desligamento da tela

No seu celular, há possibilidade de configurar quanto tempo a tela fica ligada sem qualquer toque. Nesse caso, quanto mesmo tempo, melhor para a bateria, que não será desperdiçada a toa.

3 – Desative o que você não usa

A captação de sinal de Wi-Fi, Bluetooth, localização por GPS e 3G/4G consomem bastante bateria. Portanto, deixe essas funções ativas somente quando realmente está utilizando. Caso contrário, desative. Priorize também o uso de internet sem fio, que gasta menos bateria do que os dados via 3G/4G.

4 – Chegou aos 5%? Recorra ao modo avião

Caso a bateria do seu celular esteja chegando ao fim e você precise muito do aparelho ligado, uma boa opção é ativar o modo avião. Essa funcionalidade limita as conexões do seu aparelho com o sinal da rede móvel e de internet. Na prática, você ficará incomunicável. Mas isso aumentará a autonomia por um tempo.

5 – Modo economia de bateria

Muitos aparelhos, principalmente com sistema operacional Android, possuem um modo de economia de energia. Em outras palavras, é um recurso que reduz algumas atividades no celular e com isso resulta em um meno consumo de bateria. Para ativar essa função, basta ir em “Configurações” e acessar “Bateria”. Vai haver uma função “Economia de bateria”.

Em alguns celulares, ao ativar essa função, pode haver uma percepção de que o sistema ficou mais lento. Lá em “Bateria” também é possível ver os aplicativos que mais consomem a energia do seu celular. Se forem apps inúteis, desinstale.

6 – Apague papéis de parede animados e outros apetrechos

O recurso é bonito, deixa a área de trabalho mais atraente. No entanto, o uso de papéis de parede animados consomem bateria – e também a sua memória RAM. Portanto, só use se você tiver bateria ou memória sobrando. Apague também os widgets desnecessários que abrem automaticamente e ficam ali sugando a bateria do seu aparelho.

7 – Faça uma limpa dos aplicativos desnecessários para economizar bateria do celular

Sabe aquele aplicativo que você baixou, usou apenas um dia, e depois deixou ali parado? Desinstale-o, vai fazer bem ao seu aparelho e também à bateria. Acesse o gerenciador de aplicativos do seu celular e faça uma limpa nos apps que você não utiliza mais. Ou os silencie. Deixe ativo apenas os necessários e usuais.

8 – Desinstalar ou desativar aplicativos que você não usa

Ainda que você não abra um aplicativo há um tempo, ele pode estar em segundo plano. Principalmente em certos aplicativos que são pré-instalados no sistema, que não são tão intuitivos de desinstalar. Basta entrar nas Configurações > Aplicativos e fazer a limpa.

9 – Aplicativo para gerenciar bateria

Você pode recorrer também a aplicativos específicos para gerenciar bateria. São ótimos ajudantes para descobrir onde está o maior consumo no seu aparelho e como amenizar o problema, fazendo sua bateria durar mais. Você pode tentar o Greenify ou o DU Battery Saver, por exemplo.

10 – Desative sons e vibração para economizar bateria do celular

Por fim, desligue sons e vibrações no seu celular. Eles consomem muita bateria, principalmente, as vibrações. Isso porque para vibrar o aparelho precisa ativar uma funcionalidade física que precisa de muita energia. Por vezes, é uma função desnecessária que não faz falta para muita gente e sua bateria agradece.

Aprendeu como economizar bateria do celular?

Agora que você já conhece como economizar bateria do seu celular, que tal conferir como fazer o descarte recomendado de pilhas e baterias?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *