Como descobrir a senha do Wifi que estou conectado?

Se você já manteve um dispositivo muito tempo conectado automaticamente ao Wi-Fi, pode ter esquecido a senha de conexão à rede. Por isso, a dúvida de  sobre como descobrir a senha do Wifi que estou conectado pode passar pela sua cabeça. 

Para isso, você poderá contar com algumas formas de descobrir a senha do Wi-Fi, usando o celular, computador e até aplicativos para a rede que está há algum tempo conectada, já que o próprio celular não permite acessar de forma direta a senha de uma rede Wi-Fi conectada no aparelho. 

Porém, como ao conectar-se à internet sem fio o smartphone passa a ter acesso ao roteador de onde vem o sinal original, abre caminho para desvendar o código de acesso à rede de outras maneiras.

Nesse post, reunimos todos os detalhes o e passo a passo para que você possa seguir e descobrir essa informação! Mas é importante lembrar que para descobrir a senha do Wifi usando smartphones, você precisa ter o login e a senha do roteador em mãos.

Leia também: Procurando internet residencial barata? Veja 5 planos ideais

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Como descobrir a senha do wifi que estou conectado: é possível!

Os sistemas operacionais de qualquer dispositivo costumam gravar automaticamente as senhas das redes já conectadas. 

Para descobrir a senha do Wifi em que seu aparelho está conectado, tanto  em dispositivos Android como iOS, você vai passar por um processo um pouco complexo. Porém, é possível, já que esses aparelhos possuem uma porta de entrada para o modem ou roteador.

Dessa forma, ao entender o caminho, é possível descobrir a senha do wifi no meio de outras informações sobre a rede. O celular tem acesso ao sinal do roteador, que possui o código de acesso, e essa seria a primeira maneira para descobrir a senha do wifi. Vamos detalhar abaixo. Acompanhe!

Descubra a senha do Wi-Fi pelo celular 

Você pode acompanhar o passo a passo para descobrir a senha do Wifi que está conectado para iOS e Android. O passo a passo está separado em duas partes – uma em que o processo difere entre os sistemas operacionais e outra que deve ser feita nos dois. Confira:

iOS 

  • Vá em “Ajustes”; 
  • Entre em “Wi-Fi”;
  • Toque na rede em que está conectado e procure pela opção “Roteador”.

Android

  • Entre em “Configurações”;
  • Em seguida, acesse “Conexões”;
  • Então, toque em “Wi-Fi” e, na sequência, clique na engrenagem ao lado da rede que está conectada. Procure por uma dessas opções (que dependem do modelo de seu aparelho): “Gateway”, “Roteador” ou “Gerenciar Roteador”. A informação pode aparecer assim que abrir as configurações da rede conectada.

Feito isso, tanto com Android como iOS, você deve seguir para o próximo passo:

  • No navegador, digite o endereço IP do roteador;
  • Entre com o login e senha do roteador. Essas informações podem ser encontradas em uma etiqueta no próprio aparelho ou nos manuais;
  • Por padrão, as informações sobre as redes Wi-Fi estão no menu “Sem Fio” ou “Wireless”, que podem estar em um submenu chamado “Segurança”;
  • Essa parte depende do modelo do roteador;
  • Procure pela opção “Senha” e toque no link para exibir os caracteres.

Descobrir a senha do Wi-Fi pelo computador

É possível descobrir a senha do Wifi que está usando pelo computador. Basta seguir o passo a passo:

  • Clique com o botão direito no ícone de conexões, no canto direito da Barra de Tarefas, e depois em em Configurações de Rede e Internet;
  • Vá em Central de Rede e Compartilhamento;
  • Toque em Alterar as configurações do adaptador, no menu do lado esquerdo da janela;
  • Na nova janela, localize a rede Wi-Fi que você deseja saber a senha, clique com o botão direito e depois, em Status;
  • Clique no botão Propriedades da Conexão Sem Fio;
  • Na aba Segurança, marque a caixa Mostrar caracteres.

Importante: a depender da versão do Windows 10, ao clicar com o botão direito no ícone de conexão o sistema oferecerá direto a opção Central de Rede e Compartilhamento.

Assim, basta seguir o passo a passo a partir do item 2. O procedimento é o mesmo para versões anteriores do sistema operacional.

MacOS

  • No macOS, clique na ferramenta de busca na Barra de Menus (ou aperte a combinação de teclas Command + Espaço; num teclado não-Apple, Tecla Windows + Espaço) e digite “chaves”;
  • Clique duas vezes no app Acesso às Chaves;
  • Encontre na lista de chaves a rede Wi-Fi que você deseja saber a senha, e clique duas vezes nela;
  • Marque a caixa Mostrar senha, e entre com seu login e senha do sistema (o macOS pode pedir as credenciais mais de uma vez).

Linux

Para o Linux, o processo para descobrir a senha do Wi-Fi em que está conectado pode variar dependendo da distribuição utilizada. Por isso, utilizamos uma das versões mais populares do Linux, o Ubuntu. Porém, o método apresentado, no geral, possui diferenças mínimas. 

  • Clique no ícone de conexão na Barra de Menus e depois, em Editar conexões;
  • Toque duas vezes na rede Wi-Fi salva a ser descoberta;
  • Vá até a aba Segurança Wi-Fi e marque a caixa Mostrar senha (o sistema pode pedir seu login e senha do sistema).

Guarde suas senhas com segurança

Se você não quer mais esquecer a senha da sua rede Wi-Fi novamente é possível armazená-las em aplicativos capazes de coletá-las e arquivá-las conforme sua utilização.

Um app sugerido para esse armazenamento é o LastPass (iOS, Android, web), que funciona como um cofre virtual de senhas.

Contar com um caderninho pode ser uma dica válida, porém, é sempre bom manter uma cópia das senhas em um local seguro, além de guardar uma versão em arquivo em seus dispositivos, para tê-las sempre à sua disposição, sem passar por situações mais complicadas.

Leia também: Veja quais são os melhores aparelhos de Booster Wi-Fi

Utilize apps próprios para o procedimento

Com a procura pelos usuários por formas mais simples de desvendar a senha do Wifi, alguns desenvolvedores de software criaram aplicativos próprios para isso. Dessa forma, você pode acessar a Play Store e fazer a instalação antes de usá-los. 

Instabridge

O Instabridge é um dos mais conhecidos. É um aplicativo comunitário, em que qualquer pessoa ou estabelecimento pode inserir informações sobre uma rede wifi e até as senhas de forma legalizada. No aplicativo é possível descobrir a senha do wifi de uma loja ou restaurante, comércio, prefeitura ou outra instituição já cadastrada, por exemplo.

Uma curiosidade legal do aplicativo é que oferece acesso a um mapa interativo que mostra os pontos de wifi que estão à sua volta. Além disso, é possível acessar detalhes sobre esses pontos, como velocidade e disponibilidade da rede, por exemplo. 

Por ser um aplicativo utilizado no mundo todo, há milhares de pontos registrados com sinal de rede sem fio.

Outras quatro opções de app para descobrir senha Wifi

Listamos outras quatro alternativas de aplicativos para ajudar você na hora de descobrir a senha do wifi pelo seu celular. Você pode procurá-los no mecanismo de busca da App Store (iOS) ou Google Play (Android):

  • WiFi Map;
  • WiFi Analyser;
  • Osmino WiFi;
  • Wifi Password Recovery.

Leia também: Claro TV Livre: tudo sobre os planos de TV pré-pagos

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

E aí, respondemos sua dúvida?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *