Pular para o conteúdo

Como bloquear um chip? Veja a resposta para cada operadora!

  • por
como bloquear um chip

Segundo revela a pesquisa Mobile Time e Opinion Box, mais de 100 milhões de celulares já foram furtados ou roubados no Brasil. De pessoas com 16 anos ou mais, 64 milhões já foram acometidas pelas práticas. Ou seja, na média, cada uma delas já teve 1,6 telefone subtraído pela malandragem. Nesse momento, é bem importante saber como bloquear um chip para impedir o acesso de criminosos a seus dados pessoais.

Ainda que os dispositivos móveis tenham protocolos de segurança cada vez mais avançados, todos estão à mercê de violações quando há ímpeto e conhecimento envolvido. Além disso, vale lembrar que muitos dos que são surrupiados estão com a tela desbloqueada, pois seus proprietários são pegos de surpresa durante seu manuseio na rua. E aqui entra em cena uma preocupação ainda maior.

Atualmente muitas credenciais se valem do mecanismo de Verificação em Duas Etapas. Como tradicionalmente essa solução é vinculada ao número de telefone, ter o chip à disposição de terceiros pode fazer com que redes sociais, serviços de comunicação e nuvens de armazenamento de arquivos e fotos sejam violados com facilidade.

Ainda que existam mecanismos de bloqueio e inutilização do aparelho de maneira remota, os quais contribuem para o barramento do acesso a seus aplicativos e banco de imagens local, a melhor maneira de se prevenir é impedir o acesso ao máximo de funções possível. Por isso, uma prática simples como bloquear um chip que se foi pode ser a maneira mais efetiva de evitar dores de cabeça.

O procedimento pode variar de operadora para operadora, e por isso vamos explicar abaixo a melhor forma de fazê-lo em cada uma delas. Confira a sua!

Leia também: Aplicativos de segurança: conheça e navegue de forma segura!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Como bloquear um chip por operadora

Bloquear chip Claro

A Claro oferece mais de uma maneira de o seu cliente ter como bloquear um chip. A opção mais simples deve ser, provavelmente, o serviço de auto atendimento Minha Claro, mas ele conta com um prazo.

O serviço pode ser acessado via navegador ou via aplicativo, mas provavelmente você não vai estar com seu aplicativo em mãos, certo? Então, o Minha Claro via navegador também oferece essa opção.

Para fazer o bloqueio, faça o seguinte:

  1. Vá até a aba Serviços;
  2. Depois, clique em Serviços Claro;
  3. Em seguida, selecione a opção Bloquear Linha;
  4. Selecione o número que você quer bloquear e aguarde, pois o procedimento pode levar até 48 horas para se concretizar.

Quer uma solução que dê um pouco mais de certeza? Então, ligue para o 1052, selecione a opção correspondente e realize o bloqueio.

Bloquear um chip da TIM

Os clientes da TIM precisam conversar com operador para realizar o bloqueio. Por isso, é preciso que você solicite ao atendimento em uma das seguintes opções:

  • Caso você faça a ligação a partir de um número da própria operadora, ligue para *144;
  • Caso você faça ligação a partir de um número de outra operadora, ligue para 1056.

Bloquear chip da Vivo

Os clientes da Vivo têm à sua disposição dois modos de realizar o bloqueio do chip, o autoatendimento Meu Vivo e a chamada telefônica.

No autoatendimento, siga o seguinte caminho:

  1. Vá até Meu Plano ou Meu Pré;
  2. Depois, clique em Bloqueio de Linha;
  3. Informe o Motivo do Bloqueio;
  4. Por fim, selecione a opção Ativar.

Caso você prefira fazer uma chamada telefônica, basta ligar para um dos números abaixo:

  • *8486 caso você faça a chamada partir de um telefone da Vivo;
  • 1058 caso você faça chamada partir de um telefone de outra operadora.

Bloquear chip da Oi

A Oi também oferece duas formas para o seu cliente ter como bloquear um chip. Via serviços do Minha Oi ou via chamada telefônica.

Se você o fizer via navegador ou aplicativo, siga o seguinte passo-a-passo:

  1. Depois de fazer o login, vá até a aba Serviços;
  2. Na sequência, selecione Bloqueio por perda ou roubo;
  3. Por fim, confirme as informações e aguarde a desativação.

Se você preferir fazer uma chamada telefônica, também são duas opções:

  • *144 caso você ligue desde um número da própria operadora;
  • 1057 caso ligue desde um número de outra operadora.

Bloquear chip Nextel

A Nextel também oferece a opção de bloqueio de chip tanto pelo seu autoatendimento quanto via telefone.

Se você escolher o autoatendimento Meu Nextel, selecione a opção Solicitação de atendimento e siga as instruções.

Se você optar por fazer uma chamada, pode escolher algum dos seguintes números:

  • 1050 para chamadas realizadas de qualquer operadora;
  • (11) 4004-6611;
  • *611 para chamadas realizadas desde um Nextel.

É possível desbloquear um número?

Se você teve seu celular perdido, roubado ou furtado é bom estar atento para os prazos que começam a correr depois de você bloquear o chip. E, aqui, a determinação é geral. Ou seja, eles valem para todas as operadoras e não há distinção entre elas, pois são regulados pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

Primeiro, seu número sofre com o bloqueio parcial, mas é uma forma de dizer, e não um bloqueio de metade das suas funcionalidades ou algo assim. Consequentemente, ocorre a inutilização dos serviços de telefonia móvel, e somente o proprietário pode pedir o desbloqueio. Porém, é bom estar atento ao momento de realizar essa solicitação.

Caso sejam passados 180 dias desde a solicitação de bloqueio, ocorre o bloqueio total da linha. Passados mais 90 dias, ocorre o seu cancelamento. E, aqui, chegamos ao ponto fatal: no 91º dia, sua linha entrará em disponibilidade para venda, e poderá ser repassada a um novo cliente.

Portanto, caso você tenha solicitado o bloqueio do seu chip mas venha adiando sua reativação, tenha cuidado para não perder o seu número por conta desse prazo.

A facilidade do eSIM

Gradativamente vem sendo inserida no mercado uma nova tecnologia de chips, chamada eSIM. Nelas, existe uma virtualização do periférico, o qual deixa de ser físico e passa a ser uma tecnologia digital. Seu funcionamento é ativado por um QR Code, mas a “gaveta” correspondente só está disponível em modelos de Smartphone tops de linha, pelo menos por enquanto.

Com ela, o usuário tem a facilidade de migrar com rapidez seu número para outro aparelho, sendo que não é preciso ficará refém da necessidade de adquirir um novo chip para retomar seu número de telefone. Uma facilidade tanto para quem gosta de contar com o que há de mais novo no mercado.

Leia mais: Internet das Coisas: 4 tendências de IoT até o ano de 2023

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *