Pular para o conteúdo

Celular com 5G: veja se vale a pena e quais os modelos disponíveis

Celular com 5G

Já é possível comprar um celular com 5G? Essa dúvida vem surgindo cada vez com mais frequência nos últimos meses, e não é para menos.

A nova tecnologia de internet é um dos assuntos mais falados e movimenta muito o mundo da telefonia móvel. Com isso, veio a implementação da rede 5G no Brasil e o lançamento de aparelhos celulares compatíveis com a tecnologia.

Aqui, as principais marcas de smartphones já lançaram aparelhos compatíveis com o 5G, como Samsung, Apple, Motorola e Xiaomi.

Nesse artigo vamos mostrar quais são esses aparelhos e outras novidades sobre a implantação da nova rede de internet móvel.

[toc]

O que é o sinal de internet 5G

Após aproximadamente 40 anos do seu surgimento, a internet móvel vive um momento revolucionário com a implementação da rede 5G.

A tecnologia atende uma demanda clara do mercado por velocidade, estabilidade e eficiência de conexão. O aperfeiçoamento da rede se faz necessário para dar conta do gigante volume de informações e dados que são trocados diariamente via dispositivos móveis em todo o mundo.

Em termos de velocidade, a estimativa é de que a internet 5G seja de 50 a 100 vezes mais rápida do que a 4G. Isso quer dizer que um celular com 5G tem uma conexão de 1GB a 20GB por segundo. Desempenho similar ao de uma banda larga residencial da melhor qualidade.

Como funciona a tecnologia

O que faz com que a 5G tenha tanta velocidade é principalmente o uso de frequências mais curtas com ondas milimétricas, de 30GHz e 300GHz. Isso faz com que a banda seja mais larga e tenha mais eficiência.

Outro ponto relevante na conexão por 5G é a baixa latência. Ou seja, o tempo de resposta entre o recebimento de um comando e a sua execução. Esta característica é o que proporciona uma melhor interação em tempo real, fundamental para serviços em nuvem, inteligência artificial e streaming, entre outros.

Vantagens da rede 5G

Veja algumas vantagens da quinta geração de internet móvel:

  • Latência de 1 milisegundo
  • Taxa de transferência de dados de até 10Gbps
  • Banda larga até 100 vezes mais rápida em relação à 4G
  • Capacidades de conexão em números de dispositivos por unidade de área até 100 vezes maior que a 4G
  • Cobertura eficiente de 100% da área atingida pela rede
  • Redução de 90% do consumo de energia da rede em relação à 4G

Internet 5G no Brasil

A geração de internet mais utilizada no Brasil é a 3G. Com ela houve um avanço significativo na transmissão de dados e uma ampliação no números de acessos simultâneos por área de rede. A conexão por 4G qualificou ainda mais esses dois pontos e melhorou o acesso a serviços em tempo real como jogos, músicas e vídeos em streaming, mas não chegou a expandir-se tanto pelo país.

Quanto ao 5G, a expectativa é que inicie a operação no Brasil em 2022. Enquanto isso, as operadoras têm feito testes nas redes. No entanto, ainda é preciso aguardar o tão esperado leilão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que definirá as frequências da nova rede e as regras de funcionamento.

A previsão é para o segundo semestre de 2021.

No fim das contas, somente após esse trâmite e da conclusão da infraestrutura é que os brasileiros terão liberada a conexão 5G. Ainda assim, será preciso comprar um celular com 5G e contratar um plano compatível.

Neste outro artigo do nosso blog você confere informações completas e todos os detalhes sobre o processo de implantação da rede 5G no Brasil.

Mercado brasileiro e celulares 5G

As principais marcas fabricantes de telefones celulares não querem correr o risco de ficar para trás em acompanhar o avanço da internet móvel.

Em países em que a conexão foi implantada comercialmente, como Coreia do Sul, e algumas regiões da União Europeia e dos Estados Unidos, os aparelhos com rede 5G estão sendo usados por milhares de consumidores. Além disso, novos modelos estão sendo desenvolvidos e logo devem toma conta do mercado.

No Brasil, é utilizada a redes 5G do tipo DSS, até 12 vezes mais rápidas que o antecessor 4G.

Em outras palavras, as redes 5G DSS fazem uma reutilização de espectros de redes já em operação para aumentar a velocidade de transmissão de dados.

Portanto, no Brasil, em 2021, grande parte dos aparelhos disponíveis para venda operam com a rede 5G.

Celular com 5G: opções disponíveis

No mercado nacional e internacional as marcas de celular estão praticamente em uma corrida para ver quem chega à frente em termos de conexão com internet 5G.

Celular Samsung com 5G

A Samsung é uma das marcas que mais está apostando na tecnologia.

Isto não é à toa, dado que a marca detém uma das maiores fatias de consumidores no Brasil.

O modelo top de linha da Samsung com 5G é o Galaxy S21.

Além de um conjunto de câmeras invejável e da altíssima definição (são três: uma com 64MP e duas com 12MP), o aparelho é muito rápido: o processador é um Exynos 2100 de 2,9 GHz.

Também, o dispositivo conta com 8 GB de memória RAM.

Munido dessas configurações e compatível com o 5G, o S21 é uma ótima opção para quem busca por alto desempenho.

celular samsung com 5g
botão amazon

Celular Apple com 5G

A Apple também não ficou pra trás quando o assunto é celular com 5G. Todos os seus últimos lançamentos contam com suporte para essa tecnologia.

São eles: iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, além do iPhone 12 Mini e do iPhone 12.

Ou seja, praticamente toda a linha iPhone 12.

A grande diferença dos modelos Pro para os irmãos menores é o potencial da câmera, a maior capacidade de armazenamento e o tamanho da tela.

E, é claro, o preço, que não inclui mais fone de ouvido e carregador de tomada.

celular apple com 5g
botão amazon

Celular Xiaomi com 5G

Já a gigante chinesa Xiaomi trouxe para o Brasil alguns modelos de celulares com 5G.

Sem dúvidas, aquele com maior destaque é o Mi 10T.

Além da possibilidade de conexão com 5G, seu conjunto de câmeras é um grande diferencial — a principal é de 64MP, e vem acompanhada de outras duas: de 13MP e 5MP.

A bateria também proporciona uma boa duração com seus 5.000 mAh.

celular xiaomi com 5g
botão amazon

Celular Motorola com 5G

Não poderíamos deixar de citar a Motorola.

A marca conta com diferentes modelos de celulares com suporte ao 5G — todos com elevados padrões de qualidade; entratanto, um se destaca: o Moto G 5G.

Suas características incluem:

  • processamento ágil com multi-núcleos;
  • armazenamento farto, batendo os 128GB;
  • RAM poderosa, de 6GB;
  • câmera tripla com 48MP.

Tudo isso aliado à tecnologia 5G e ao Android 10.0.

botão amazon

Como saber se meu celular é 5G?

Para saber se seu celular é compatível com o 5G, você poderá tomar dois caminhos.

Caso você tenha em mãos a caixa original do seu aparelho, basta olhar para a etiqueta que contém informações sobre o fabricante, IMEI, código de barras e afins.

Se você vir uma inscrição destacada de “5G”, então haverá compatibilidade com a tecnologia.

O outro método é procurando por informações nas configurações móveis do dispositivo.

O procedimento para tal varia conforme o sistema operacional do celular; mas, no geral, o caminho é o seguinte:

  • acesse as Configurações do aparelho;
  • em seguida, acesse a seção de redes móveis e/ou conexões;
  • selecione os dados móveis;
  • procure pelas opções de tipo de rede preferencial.

Se a opção de 5G aparecer, então seu celular é compatível com a tecnologia.

Vale a pena comprar um celular com 5G?

Com alguns modelos já disponíveis, principalmente entre os top de linha das principais marcas, surge a dúvida de se vale a pena a compra de um desses aparelhos. Como falamos, no Brasil, os aparelhos mesmo habilitados ao 5G ainda não utilizam a rede em sua plenitude, mas sim o 5G DSS.

Se a decisão de comprar um celular com 5G não estiver ligada exclusivamente a este recurso, pode valer a pena adiantar-se e estar preparado para usufruir da tecnologia assim que ela entrar em funcionamento. No entanto, o tema ainda sofre muitas especulações de mercado e, além disso, o preço pode ser um impeditivo.

Nesse sentido, talvez a melhor opção seja aguardar o desfecho completo da operação do 5G no Brasil.

Gosta de ler artigos sobre tecnologia e quer estar bem informado sobre as últimas novidades? Fique ligado nos conteúdos exclusivos do blog Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *