Pular para o conteúdo

Como usar o bloqueio de canais na sua TV

Você sabe como filtrar o conteúdo da sua TV e evitar que as crianças tenham acesso a conteúdo impróprio? Estar atento 100% do tempo ao que está sendo consumido não é uma tarefa simples. Para facilitar esse controle, as operadoras de TV por assinatura costumam oferecer a função de bloqueio de canais.

Anunciada também como “controle dos pais”, a opção de bloquear canais é uma alternativa para monitorar o que está sendo assistido por sua família e, dessa forma, aproveitar a programação de uma maneira mais tranquila.

Dependendo da operadora, o serviço pode funcionar através da classificação indicativa, pelo horário, por bloqueio individual de canais e com definição de senha para acesso.

Neste artigo você descobre quais as possibilidades relacionadas ao bloqueio de canais que as principais operadoras de TV por assinatura disponibilizam aos seus clientes. Veja também um passo a passo de como acessar essa função em cada sistema. Confira!

Leia também: TV por assinatura Claro: conheça os planos

Bloqueio de canais na SKY TV

Na SKY TV, além de bloquear os canais inadequados para sua família, você também pode limitar a quantidade de gastos com programação por Pay Per View e controlar o tempo que as crianças ficam na frente da TV.

Para acessar, aperte o botão INFO no controle remoto da Sky e depois selecione “controle dos pais”. Logo após você irá escolher qual tipo de conteúdo e de qual forma ele será filtrado.

Na aba “Bloquear” você altera as configurações de bloqueio em relação ao canal que está sendo assistido no momento. Em “Classificação Etária” o filtro ocorre por meio do Sistema de Classificação Indicativa Brasileiro.

O conteúdo é dividido em Livre, 10 anos, 12 anos, 14 anos, 16 anos e 18 anos. Quanto à faixa dos 18 anos, ainda é possível bloquear qualquer programação não indicada para menores de idade (ícone preto) ou bloquear conteúdo adulto (ícone vermelho).

O acesso aos canais adultos também podem ser bloqueados na aba que está logo abaixo no menu. Quando essa opção está ativada os canais não ficam mais visíveis e a mensagem “título bloqueado” aparece no Guia da programação no lugar do título original do programa.

Outra alternativa está em “Por hora”. Nessa janela você limita as horas diárias de exibição, divididas por faixas de dia na semana.

Feitas as configurações, basta digitar a senha no controle remoto e confirmar.

Alterando a senha

A senha para alterar as configurações da sua SKY TV sempre será, por padrão de fábrica, composta pelos 4 dígitos “0000”. É recomendado, para sua própria segurança, que você altere essa senha inicial. Para isso, acesse a aba “Senha” no próprio menu de Controle dos Pais, digite a senha antiga e defina uma nova senha de 4 dígitos.

O caminho para alteração de senha pode variar um pouco de acordo com o modelo do seu aparelho, como entre equipamentos em HD ou não. Abaixo você confere um vídeo sobre o Controle dos Pais, que também pode ser acessado em “Menu” > ” Ajustes e Ajuda” > “Controle dos Pais”. Confira:

Vivo TV

Na Vivo TV você pode bloquear manualmente cada canal que considera impróprio, acessando-os apenas com uma senha pré-definida. Para configurar a programação, siga o passo a passo abaixo: 

  1. Aperte a tecla “menu“ no controle remoto;
  2. Vá até “configurações”;
  3. Selecione a opção “bloqueios”;
  4. Escolha “controle dos pais” e insira a senha padrão (1234) ou então a senha que você já redefiniu;
  5. Defina quais os canais ou programas que deseja bloquear e salve suas novas configurações.

A redefinição de senha pode ser feita também na janela de “controle dos pais”, na opção “alterar senha”.

Não é possível restringir a programação da Vivo TV por faixa etária, então é preciso estar atento a quais canais poderão exibir algum conteúdo inadequado e filtrá-los com a sua senha. No entanto, no Vivo Play, serviço de streaming on demand da operadora, o bloqueio de conteúdo pode ser feito também por meio da classificação indicativa. Para isso, confira o passo a passo:

  1. Faça o login com seu e-mail e senha;
  2. Clique em Minhas Ferramentas > Ajustes > Controle de Pais;
  3. Selecione qual a faixa etária que deseja restringir a exibição de conteúdo;
  4. Confirme a operação digitando o seu código de controle;
  5. Pronto! Qualquer conteúdo cuja classificação etária esteja acima da faixa etária restrita será protegido pelo seu código de controle.

Para alterar a senha basta acessar Minhas Ferramentas > Ajustes > Controle de Pais, digitar o código atual, o novo código e confirmá-lo. Em qualquer dispositivo que seja compatível como o Vivo Play o bloqueio por idade poderá ser ativado (smartphone, computador, TV pareada, Tablet, …).

Caso tenha esquecido o seu código de controle, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento da Vivo, através do telefone 0800 775 7529 ou pelo 1058.

Ao solicitar um novo código um representante irá confirmar seus dados pessoais e reformular sua senha.

Oi TV

A Oi também oferece um serviço gratuito de bloqueio de canais para os clientes de todos os seus pacotes de TV por assinatura.

Além de bloquear os canais do seu plano, você também consegue restringir canais adicionais, como aqueles com conteúdo adulto ou impróprio de modo geral. Veja no passo a passo como ativar ou desativar a função de bloqueio de canais na sua Oi TV

  1. Aperte a tecla “Menu” no controle remoto da televisão;
  2. Selecione “Configurações“; 
  3. Selecione “Bloqueio de conteúdo”;
  4. Aperte a tecla “Menu” no controle remoto;
  5. Digite a sua senha e selecione “Bloqueio de canal” ou “Bloqueio de programa”.

Com o serviço da Oi você bloqueia apenas um programa do canal ou o canal por completo. A senha padrão da operadora também vem definida como “0000”.

Em seu site, a operadora destaca entre as vantagens da função de bloqueio de canais a “liberdade para os pais, uma vez que não precisa se privar de adquirir um pacote mais completo com medo de outras pessoas verem também”.

Claro NET TV

Clientes da Claro NET TV também gerenciam o conteúdo que será exibido na sua televisão. Para encontrar o caminho de bloqueio de canais, siga o passo a passo abaixo:

  1. Aperte no seu controle remoto a tecla “Portal”;
  2. Selecione “Configurações”;
  3. Selecione “Preferências”;
  4. Vá até “Bloqueio/Senhas”
  5. Digite sua senha e altere as configurações.

A Claro NET TV disponibiliza as opções de bloqueio por idade, seguindo a classificação indicativa da programação, e bloqueio individual de canais. Para redefinir a senha basta acessar “Trocar senha de bloqueio”, opção localizada no menu “Bloqueio/Senhas”. A senha padrão de fábrica é “0000”

Além disso, você também consegue definir uma senha para compras feitas pelo portal, evitando que alguém gaste com conteúdo sem o seu consentimento. O código para compras pode ser igual ou diferente da sua senha de restrição de canais. Abaixo você assiste o vídeo explicativo da operadora sobre a função de bloqueio e senhas:

Gostou deste artigo? Segurança é uma questão recorrente quando o assunto é tecnologia. Aqui no Compara Plano tem artigo novo todo dia. Entre os temas que abordamos está a segurança na internet e no uso da tecnologia de maneira geral. Confira mais conteúdos em nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *