Ícone do site Compara Plano

Amazon basics: conheça a linha de produtos próprios da Amazon

amazon basics

A Amazon é a maior loja virtual da história da internet, mas você sabia que ela possui uma série de produtos básicos com marca própria? A linha denominada Amazon Basics completou 10 anos em 2019 ao mesmo tempo em que a empresa se tornou a mais valiosa do mundo. Seu valor estimado de mercado atingiu US$ 797 bilhões. Até o momento a líder do ranking era a Microsoft, avaliada em US$ 789 bilhões.

No primeiro trimestre deste ano a Amazon também obteve bons resultados e anunciou lucro acima das estimativas de mercado. Toda essa valorização é fruto de um trabalho de 25 anos que vai além das vendas online e passa por diversificação. A marca possui serviços que vão desde a computação em nuvem até os produtos simples da linha Amazon Basics que atendem uma demanda por preço e qualidade em artigos de uso cotidiano.

Leia também: E-book grátis: conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Da garagem ao topo em 25 anos de história

Quem vê a proporção de negócio que virou a Amazon talvez não imagine que tudo começou há 25 anos em uma garagem nos Estados Unidos. Naquele momento a empresa se chamava Cadabra e vendia livros usados.

O modesto empreendimento, que começou na cidade de Seattle, em dois anos já enviava produtos para diversas cidades do país.

Em apenas três anos a companhia tinha suas ações em negociação na bolsa de valores que, em seguida, atingiram o valor de US$ 54 milhões.

A partir disso todo o foco da empresa foi voltado ao crescimento. O lucro foi investido em depósitos para armazenamento das mercadorias, em novas redes de distribuição e em tecnologia de informação.

Uma grande expansão dos negócios aconteceu em 2017. Com a compra da rede de varejo Whole Foods Market pela primeira vez a marca teve um negócio com lojas físicas.

Vendas online e diversificação

A base da Amazon nunca deixou de ser as vendas online. A linha Amazon Basics, por exemplo, representa um investimento nesse mercado.

No entanto, a diversificação da marca, que começou com a ousada compra da rede de varejo, não parou por aí. Paralelo a esses nichos, a companhia entrou para a lista das maiores criadoras de conteúdo de entretenimento. Foram produzidas séries originais e a marca também adquiriu os direitos para transmissão de esportes ao vivo.

Tecnologia de armazenamento em nuvem

A Amazon passou a investir em tecnologia da informação logo no início da expansão do serviço de vendas online. Desta forma, acabou ganhando um viés voltado para a tecnologia e atualmente também opera um negócio de armazenamento de dados na nuvem.

O Amazon Web Services foi um dos motores de crescimento da empresa para superar a meta de lucros no primeiro trimestre de 2019.

Com o Amazon Web Services, a empresa atende nada menos que a CIA, agência de inteligência americana. Além disso, concorre em licitação para armazenar dados do Pentágono, órgão de defesa dos Estados Unidos. As adversárias na disputa são as gigantes da tecnologia Oracle e Microsoft.

Amazon Basics completa 10 anos

Diante de tanto crescimento e expansão você pode estar se perguntando em que contexto entra a linha de produtos básicos da empresa. A verdade é que a marca própria Amazon Basics representa a diversificação de nichos da companhia e atende o público da sua base de negócios, as vendas online.

Nos Estados Unidos, as marcas próprias de grandes cadeias de varejo são muito utilizadas. Um exemplo disso é a Walmart, também conhecida no Brasil.

O que essas empresas fazem é basicamente colocar a marca própria em produtos que são muito procurados pelo seu público. A grande sacada é oferecê-los por um preço mais atrativo do aqueles de marcas especializadas que são encontrados nas gôndolas de suas lojas.

Assim também aconteceu com a Amazon. Em 2009 a empresa começou a oferecer em suas lojas uma série de produtos simples como eletrônicos básicos, pilhas recarregáveis e baterias.

Em seguida também começaram a surgir cabos e acessórios da área eletrônica. A ideia era disponibilizar produtos que o consumidor compra sem muita preferência de marca. Ou seja, itens que geralmente podem ser escolhidos conforme o preço mais barato.

Informações valiosas e plano de expansão

Naquele momento, o cenário todo era favorável. A Amazon Basics carregava a vantagem de estar inserida em uma grande empresa de comercio eletrônico. Desta forma tinha, além de credibilidade no mercado, a facilidade de acesso a informações sobre o comportamento de compra dos seus clientes em potencial.

Com dados importantes que revelavam quais tipos de produtos os consumidores mais pesquisavam e compravam, não foi difícil entender a suas necessidades e traçar um plano de expansão.

Itens de uso cotidiano Amazon Basics

Ao ter todas as informações necessárias e a infraestrutura de fabricação para produzir com custo baixo, logo a marca começou a vender rápido.

Desde o princípio a empresa deixou claro seu objetivo, oferecer ao público de sua loja online produtos básicos de uso cotidiano, eficientes e com a qualidade Amazon. A estratégia deu certo e em dez anos a empresa colocou no mercado milhares de itens com marca própria.

A variedade de produtos oferecidos pela Amazon Basics em sua página oficial muda de tempos em tempos. Em 10 anos de mercado, muitos itens passaram a ser produzidos e outros deixaram de ser vendidos.

A postura nunca foi admitida oficialmente pela marca, mas certamente essa flexibilidade na oferta de itens deve acompanhar a demanda do mercado de vendas online, conhecido e dominado tão bem pela empresa.

Produtos Amazon Basics

Na página oficial da Amazon Basics é possível encontrar cerca de 2 mil itens disponíveis. Os mais vendidos são variados tipos de cabos, mouses e teclados, pilhas recarregáveis, mochilas e bolsas para notebook e acessórios para câmeras e dispositivos móveis. Dentro da página é possível buscar produtos, principalmente, pelas seguintes categorias:

Como comprar os produtos Amazon Basics

Ao buscar qualquer produto na loja da Amazon a página deve exibir os itens da marca própria se houver disponibilidade na categoria que você procura.

Entretanto, se quiser conferir todos os produtos da Amazon Basics você terá que entrar na página Amazon.com, sem o .br que direciona para a página brasileira.

Após entrar na página inicial, você deve digitar Amazon Basics no campo de busca e clicar no ícone da lupa. Isso levará você até a home da marca própria que está praticamente toda em inglês.

A busca de itens, no entanto, é fácil e objetiva. Na entrada aparecem os itens em destaque e no menu lateral esquerdo aparecem as categorias para filtrar a sua pesquisa de produtos.

No canto superior esquerdo há uma opção de local de envio. Se não estiver selecionado como Brasil é essencial que você altere. Isso irá fazer com que apareçam os itens disponíveis para o país. Os preços são exibidos em dólar abaixo dos produtos.

Neste campo aparece ainda a observação “enviado para Brasil”. A sequência da compra é exatamente igual a de qualquer comercio eletrônico, requer um login com cadastro básico e informações de pagamento. Em seguida, é feita a efetivação de pagamento e acompanhamento de envio.

Preços dos produtos

Como os valores da marca Amazon Basics estão em dólar é importante você avaliar o preço final de cada item com o câmbio utilizado na compra.

Os preços dos produtos são tão variados quanto os tipos de itens oferecidos. Na página é possível encontrar, por exemplo, desde edredom de microfibra por cerca de US$20,00, cabos e acessórios eletrônicos por menos de US$10,00, até caixas de som portáteis por US$140,00.

Na oferta dos produtos também é exibida uma opção de verificar itens similares de outras marcas com indicativo de média de preços e se são produtos novos ou usados.

Falando em Amazon, você já ouviu falar na Amazon Fire TV?

Se você é fã da Amazon e gosta de comprar online, saiba que a rede chegou ao Brasil com uma oferta tentadora, o Amazon Prime, falamos tudo sobre isso em outro artigo.

Gosta de ler dicas e novidades sobre tecnologia? Então fique ligado no nosso blog!

Sair da versão mobile