A transmissão ao vivo é mais uma aposta do Instagram entre os recursos audiovisuais e de caráter instantâneo. As lives foram inauguradas no app logo após o sucesso dos stories e ganharam popularidade rapidamente, principalmente entre celebridades e seus fãs.
As imagens ainda são o formato mais comum no Instagram. No entanto, segundo dados levantados pela consultora Quintly, o maior engajamento está no audiovisual. Vídeos publicados na rede social têm uma taxa de interação 18,6% maior do que carrossel de imagens e 21,2% maior do que imagens postadas individualmente.
Neste artigo vamos abordar as vantagens de utilizar as lives na sua página. Você também confere um passo a passo do uso da ferramenta e algumas dicas essenciais para realizar uma transmissão ao vivo de sucesso.
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Por que fazer uma live no Instagram?
A transmissão ao vivo pelo Instagram possibilita uma interação direta com os usuários que seguem o perfil. Por esse motivo, pode ser feita simplesmente entre você e seus amigos, mas é também um recurso muito útil para influenciadores digitais e celebridades que lidam com uma grande quantidade de seguidores.
No entanto, a conexão entre fãs e famosos não é a única aplicação das lives. O Instagram em si tem se tornado uma das principais ferramentas para expansão comercial e, nessa direção, as lives são uma das funções da rede social que podem ajudar o seu negócio.
Desde a divulgação e demonstração de produtos e serviços até a simples interação com a sua audiência, a live no Instagram é uma das estratégias mais efetivas para atrair visualizações e engajamento do público.
Um dos diferenciais das transmissões é a notificação enviada pelo Instagram a uma parte dos seguidores do perfil. Além disso, o aplicativo também prioriza as lives posicionando as transmissões à frente de todos os outros stories.
Outra vantagem está na aba “explorar”. Se a sua live tiver bons números relacionados à visualização e interação ela pode ganhar espaço nessa área, chamando atenção de usuários que ainda não conhecem a sua página.
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Passo a passo de como fazer uma transmissão ao vivo no Instagram
- Abra o aplicativo e toque no ícone da câmera no canto superior esquerdo da tela. O caminho é o mesmo no qual você faz stories.
- Rode as opções que estão abaixo do botão para capturar até chegar nem “ao vivo”.
- Na parte superior da tela você vê quantos dos seus seguidores estão online no Instagram naquele momento. Toque no botão de captura e sua live irá começar.
- Os comentários serão exibidos na parte inferior e a quantidade de usuários ligados na sua transmissão ficará na parte superior. Se não quiser receber comentários, basta marcar a opção “desativar comentários” no menu com três pontos;
- Toque no ícone com dois rostos na barra se quiser transmitir em conjunto com outros usuários. Pelo ícone da seta também é possível compartilhar a sua transmissão ao vivo com outras pessoas;
- Ao final da live, selecione “encerrar”. Para salvar a transmissão na sua galeria é necessário tocar no ícone com uma seta para baixo antes de encerrá-la.
3 dicas para fazer uma transmissão ao vivo de sucesso
Como você viu acima, a transmissão ao vivo tem um forte potencial de impacto para a sua página. No entanto, esse impacto também pode ser negativo. Se aventurar a falar de um assunto que não domina, por exemplo, pode fazer com que você perca autoridade frente aos seguidores. Separamos aqui três dicas que vão te ajudar a fazer uma live no Instagram bem-sucedida, confira:
1 – Roteiro: aliado e inimigo
Ok, você já escolheu um assunto que domina. Digamos que sua página seja destinada a vender um determinado produto e a live seja destinada a falar diretamente sobre ele. Você já tem em mente todas as funções, qualidades, características e diferenciais que o seu produto possui. Porém, na hora de ligar a câmera pode ser que as coisas não saiam como você imaginou.
Isso porque, mesmo dominando um assunto, um roteiro planejado com tudo o que você deseja falar na sua transmissão e a ordem com que o conteúdo será abordado vai garantir que você não se perca ou deixe algo importante para trás. Além disso, pense ao planejar o seu roteiro no tempo que você quer que a transmissão tenha. Lives muito longas para assuntos simples podem acabar se tornando maçantes.
Separe também esse tempo em alguns momentos. Por exemplo, dê alguns minutos iniciais para perceberem que você está transmitindo. Nesse primeiro momento você pode receber as pessoas e dar uma introdução sobre o que será dito, mas sem informações muito importantes enquanto seus seguidores ainda estão chegando. Separe também um tempo destinado para perguntas e esclarecimentos.
Mas, atenção! Ter um roteiro não significa seguir um script rigidamente detalhado. O roteiro deve funcionar como um apoio, não uma muleta. Afinal, ficar dependente de um planejamento poderá deixar sua transmissão muito mecânica. A live é um recurso informal onde você terá a oportunidade de um contato mais direto com sua audiência, então é importante que ela tenha fluidez e pareça de fato uma conversa com cada um dos seus seguidores.
Faça um ensaio e tente falar sem o seu roteiro. Se ele for imprescindível talvez você precise estudar mais sobre o assunto ou escolher outro tema com maior domínio.
2 – Com quem eu estou falando?
Tão importante quanto entender sobre o que você está falando é entender com quem você está falando. Ter conhecimento sobre a sua audiência vai te ajudar de inúmeras formas (e isso, claro, vai além das transmissões ao vivo).
Para isso, uma boa opção é criar uma persona: um perfil fictício que se aproxime da média do seu público-alvo. Estabelecer uma persona é uma estratégia poderosa de segmentação de mercado que com certeza vai melhorar a qualidade da sua transmissão ao vivo.
Para além das ferramentas de análise de redes sociais, uma maneira de conhecer seu público pode ser simplesmente perguntando e pedindo feedback sobre a página. Pelos stories, por exemplo, você pode fazer uma enquete sobre qual o melhor horário para fazer a transmissão. Experimente também questionar seus seguidores sobre quais os assuntos relacionados à sua página que eles têm interesse em entender com maior profundidade.
Além disso, durante a sua transmissão aposte também no engajamento do público. O potencial de interação da live no Instagram é muito grande, então use a seu favor. Estimule a audiência a perguntar, agradeça a participação dos usuários nominalmente e peça a opinião de quem está assistindo sobre o conteúdo.
3 – Divulgação antecipada
Definidos os tópicos, locais, horários e demais detalhes da sua transmissão, não esqueça de divulgá-la com antecedência. Ainda que o próprio Instagram envie uma notificação para seus seguidores, é importante dar um tempo para que estes possam se planejar e criar expectativa sobre a sua live.
Aposte também na divulgação em mais de uma rede social e em diferentes formatos: stories, post no feed, etc. No dia da sua live não esqueça de anunciá-la com alguns lembretes até o momento da transmissão.
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