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Número de linhas pós-pagas cresce no Brasil, aponta Anatel

linhas pós-pagas

A telefonia no Brasil é um setor que cresce cada dia mais. É quase impossível sair na rua e ver alguém que não está com o celular na mão mandando mensagem, navegando na internet ou ouvindo música. E, para facilitar o uso, as operadoras oferecem três tipos de planos: as linhas pós-pagas, as pré-pagas e o plano controle.

Levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizado em abril de 2019 mostra que nos últimos 12 meses houve aumento de 12% nos planos pós-pagos no Brasil. A seguir entenda a diferença entre os tipos de plano e por que as linhas pós-pagas têm crescido enquanto há queda nas pré-pagas. 

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Linhas pós-pagas, pré-pagas e controle: diferenças e vantagens

Pré-pago

É o plano no qual você paga antes de consumir. Basta comprar um chip da operadora que deseja e fazer um cadastro. Depois, é preciso colocar créditos para poder realizar chamadas ou acessar a internet. Sem eles, você consegue apenas receber chamadas. 

Esse tipo de plano não tem faturas e é a opção mais barata. Tem pacotes diários, semanais ou mensais, e  escolher o melhor para você dependerá do seu consumo. Você pode recarregar o celular em farmácias, supermercados ou na própria loja física da sua operadora.    

A vantagem do pré-pago é a economia. Porém, com pacotes mais baratos, você recebe menos dados de internet móvel e minutos em ligações. Por isso, para escolher essa modalidade, o consumidor deve analisar se o seu consumo é baixo. 

Se você realiza até 10 minutos de ligações por mês, o pré-pago compensa mais. Além disso, você tem o controle de quanto está gastando com telefonia, não tendo nenhuma surpresa com a conta no final do mês. 

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Pós-pago

Com as linhas pós-pagas você precisa realizar um cadastro mais complexo com a operadora que escolher. Você pagará pelo total de consumo depois que utilizar as ligações e a internet. Aqui, as cobranças de chamadas, dados móveis vão se juntando ao longo do mês.

Quando você opta por um plano pós-pago, as operadoras vendem um pacote com a quantidade de minutos, SMS e dados. Caso seu consumo passe do plano estabelecido, você não ficará sem poder ligar. Apenas será cobrado a mais na fatura. 

As vantagens dessa opção incluem uma maior quantidade de benefícios, como minutos a mais em ligações ou mais gigas de dados móveis. Além disso, você nunca ficará sem poder ligar ou acessar a internet, pois o pacote “não acaba”. E você pode adicionar dependentes à sua linha para dividir a conta.

Com o plano pós-pago você pode entrar no clube de vantagens da operadora, ganhando descontos em alguns estabelecimentos parceiros. Além disso, você paga a fatura pelos dias usados. Por exemplo, se desejar cancelar o plano no 15º dia de conta em aberto, você paga apenas pelo que foi usado nesse tempo.

Em alguns casos, é necessário que o usuário fique com o plano por um prazo de uso de 12 meses, por exemplo. Aceitando isso, você deve permanecer com seu número no pós-pago dentro desse tempo. As operadoras devem avisar se esse for o caso do pacote que você escolher.

Se você perceber que gasta menos do que R$ 50, talvez seja melhor você mudar para um plano pré-pago. Se você optar mesmo pelo plano pós-pago, comece num pacote mais básico e aumente no caso de necessidade. 

Esse tipo de plano é aconselhável para as pessoas que trabalham usando um celular ou precisam usar com muita frequência e não podem correr o risco de ficar sem poder ligar ou navegar. Para este tipo de usuário esse plano fica mais em conta do que o pré-pago.

Veja aqui quais são as linhas pós-pagas da Claro e neste outro link quais são as linhas pós-pagas da TIM.

Plano controle

O plano controle é o meio-termo entre as linhas pós-pagas e os pré-pagos. Ao contratar o plano, você escolhe um pacote já pré-determinado com a quantidade de minutos e o tamanho dos gigas de internet por um valor fixo. 

A fatura vem o mesmo preço todo mês. E, caso o cliente esgote o pacote contratado antes do mês fechar, ele só pagará um valor adicional se desejar adquirir outro, por exemplo, solicitar mais 300mb de internet. Esse valor virá junto da próxima fatura. Não é obrigatório pedir por esse “extra”. 

Caso não queira contratar um pacote adicional, o cliente deve esperar até o fechamento da fatura para ter os dados/minutos renovados. O plano controle também tem algumas vantagens das linhas pós-pagas: como os benefícios dos parceiros da operadora. Nele você também paga apenas pelos dias usados em caso de cancelamento antes da faturar fechar. 

Como escolher o melhor plano para você

Cada tipo de pessoa utiliza o celular de maneiras diferentes. Por isso, a escolha do plano deve se adequar a sua rotina. 

O primeiro passo é analisar quantas ligações, em média, você faz no mês. Se esse não for o ponto mais importante, seria a internet? Mensagem de texto? Leve em conta o que você mais usa e compare com o preço de cada plano, da operadora de sua escolha.

Você pode verificar os últimos gastos com o celular para decidir se o plano que você está é suficiente, precisa de mais ou de menos. Assim, pode escolher se um plano pré-pago é o ideal para você, ou se seria melhor um pós-pago.

Pesquise também pelas operadoras de telefonia. Por exemplo, na loja x vale mais a pena ficar com o pré-pago, mas na loja y, o melhor seria o pós-pago. Assim, você analisa tanto o pacote, quanto as vantagens de cada marca, já que algumas oferecem certos aplicativos sem descontar do consumo de internet, como o Facebook e WhatsApp.

Linhas pós-pagas crescem mais no Brasil

Segundo a Anatel, em abril de 2019 tivemos mais de 100 milhões de planos pós-pagos no Brasil, aumentando 12% nos últimos 12 meses. Esse número representa mais que 44% do mercado de telefonia. Nesse número, entram também os clientes que têm a linha Controle, pois, eles fazem parte do pós.

Apesar do número de usuários do modelo pré-pago ainda ser maior em número, com mais de 125 milhões de linhas ativas, essa modalidade vem apresentando uma queda (em abril de 2019 foi de 12,8%), reduzindo 3% no último ano. 

Isso pode ser explicado pelo fato de que o pré-pago tem muitas funções limitadas, que acabam muito mais rápido, fazendo o usuário gastar mais com recargas. Por isso, os planos pós-pagos têm melhor custo-benefício. Além disso, as operadoras vêm fazendo campanhas para os clientes migrarem de um plano para o outro. Já que os pós têm um pagamento mensal.

Com relação às operadoras, a Vivo domina o mercado de telefonia no Brasil, com 73,58 milhões de contas. Em seguida vem a Claro com 56,37 milhões. E, depois, a TIM, com mais de 55 milhões. Apesar disso, todas essas marcas tiveram queda nos últimos 12 meses. 

Isso pode ser explicado pelo número de reclamações feitas no site do Reclame Aqui sobre as empresas de telecomunicação. Já entre as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) o cenário é oposto. A Nextel, por exemplo,  cresceu 11,59% em um ano. Isso representa 610 mil novas linhas. 

4G aumenta o consumo de internet

Outro fator que pode estar por trás do aumento do número de linhas pós-pagas é o crescimento do uso do 4G. Segundo a Anatel, mais de 42 milhões de clientes tiveram o acesso, sendo quase 20% maior que no mesmo período do ano passado. Isso também vale para as maquininhas de cartão, que utilizam da internet para o pagamento. Nos últimos 12 meses (contando de junho 2019 até junho 2018), foram quase 5,3 milhões de novas unidades.

Ou seja, o maior consumo de internet, leva as pessoas a procurarem planos com maior oferta de dados. Por isso, ponha na ponta do lápis todos os seus gastos com o celular – sejam ligações, mensagens ou internet. É a melhor forma de saber qual plano encaixa perfeitamente no seu estilo de vida. Todos têm suas vantagens e desvantagens, tanto linhas pós-pagas, quanto pré-pagas ou plano controle.

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