Quem nunca recebeu uma ligação de um número indesejado? Ou perdeu uma ligação importante e não conseguiu retorná-la por não ter o número? Talvez a situação mais incômoda seja a de ter atendido uma ligação indesejada achando que é algo importante, quando na verdade é uma oferta de cartão de crédito inoportuna. Casos como esse são comuns desde a popularização do telefone seja ele para uso comercial ou pessoal e por isso começou-se a usar o identificador de chamadas.
Era muito comum, em estabelecimentos e casas o uso de um aparelho anexo ao telefone, que possibilitava a identificação do número que estava ligando. A bina foi um recurso muito usado nos anos 1990 e 2000, porém seu uso foi lentamente sendo substituído pela modernização dos telefones, que integram a solução em seus visores. Além disso, o uso de smartphones também facilitou a identificação de números o que forçou as empresas a ocultarem seus números com as famosas chamadas de números privados.
Para solucionar esse problema, empresas como Vivo e Oi disponibilizam o serviço de identificação de chamadas em seus planos ou de forma avulsa. Além disso, aplicativos de celular que executam a mesma função foram desenvolvidos e são muito usados para desviar de chamadas indesejadas.
Citamos aqui algumas dessas soluções para conseguir responder a pergunta: Identificador de chamadas: vale a pena ter um?
Leia também: Quais são os melhores planos de celular? Escolha já o seu
Por que contratar um serviço de identificação de chamada?
Se você é uma empresa de pequeno ou médio porte, ou até mesmo um profissional autônomo, os serviços de um identificador de chamadas são essenciais para o bom desempenho do atendimento telefônico da sua empresa.
Com ele, é possível identificar todas as chamadas recebidas, e então filtrá-las de acordo com a sua vontade. É possível desviar de chamadas indesejadas, priorizar o atendimento de um cliente ao identificar seu número, retornar ligações importantes que foram perdidas e adquirir números importantes.
Mas o identificador de chamadas também é um forte aliado dos números não comerciais. Com ele é possível evitar chamadas constantes de números indesejados, como trotes, empresas de telemarketing e afins que por sua insistência acabam tornando-se inoportunas.
Com o serviço também é possível atender chamadas importantes e retornar ligações perdidas.
Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias
Como funciona o identificador de chamadas?
A tecnologia por trás do identificador de chamadas, chama-se telefonia IP que se utiliza de múltiplas conexões envolvendo comutação de pacotes baseando-se em protocolos de internet para executar a transmissão de dados, sejam eles por meio de voz, fax, ou quaisquer que sejam a forma de comunicação escolhida pelo usuário.
A tecnologia IP permitiu o desenvolvimento dos identificadores de chamada, que no Brasil foram patenteados e desenvolvido pelos criadores João da Cunha Doya e Carlam Bezerra Salles, que na época chamavam sua criação de “pega-trote”, o que viria a se tornar a conhecida BINA.
O uso de identificadores de chamada está muito atrelado ao uso da telefonia fixa. Por padrão, os smartphones já carregam essa função de identificação de números, e por isso os aplicativos que existem para identificar chamadas, identificam o nome da instituição ou pessoa que está ligando.
Curiosidade: O termo BINA é um acrônimo da frase “B Identifica Número de A”
Como contratar e quanto custa o serviço de identificador de chamadas?
Algumas empresas de telefonia oferecem o serviço de identificador de chamadas sem a necessidade de contratar um plano específico como por exemplo a Vivo. Já outras empresas como a Oi contam com os identificadores de chamada dentro de seus planos de telefonia fixa. Com isso em mente, separamos aqui as vantagens de cada um desses serviços ofertados.
VIVO – Identificador de chamadas
Para contratar o serviço de identificação de chamadas da Vivo, você pode entrar em contato direto com a central de atendimento, e o serviço estará disponível em até 2 dias úteis.
Para utilizar o serviço você deve possuir um aparelho de identificação de chamadas que possa ser acoplado ao telefone, ou possuir um telefone com visor digital.
O valor do identificador de chamadas da Vivo custa R$18,33 e a taxa de habilitação está isenta promocionalmente por tempo indeterminado.
Este valor é mensalmente anexado na fatura do telefone e pode ser cancelado a qualquer momento, sem nenhum tipo de taxa.
Além disso a Vivo oferece um canal de suporte técnico para informações e soluções de problemas. A central de relacionamento aceita ligações gratuitamente de telefones de uso público ou de qualquer telefone fixo, de domingo a domingo, 24 horas por dia.
Oi – Identificador de chamadas
O serviço de identificação de chamadas da Oi está integrado ao plano Oi fixo. Para ativá-lo é necessário possuir um telefone com visor digital, ou um aparelho de identificação de chamadas acoplado ao mesmo.
A ativação do identificador de chamadas é realizada em até 24 horas após a assinatura do serviço e o período mínimo de contratação do serviço é de 30 dias. Em alguns casos é possível fazer a contratação do serviço à parte do plano fixo da Oi.
Para mais informações sobre o assunto é necessário entrar em contato com a central de atendimento da Oi.
Para saber mais sobre as vantagens do Oi fixo leia nosso post sobre o assunto: Oi fixo ilimitado – Conheça as vantagens.
Mas e os celulares?
Caso você possua um smartphone não se preocupe. Existem aplicativos desenvolvidos com propósitos parecidos porém, invés de identificar apenas o número, é possível identificar a instituição ou pessoa que está fazendo a chamada. Citamos aqui alguns aplicativos desenvolvidos com esse propósito e que são os queridinhos dos usuários quando o assunto é identificar chamadas.
Whoscall
O aplicativo desenvolvido pela Gogolook tem como principal objetivo identificar e nomear as chamadas recebidas pele seu usuário. O aplicativo é gratuito mas uma versão sem propagandas pode ser comprada e está disponível para Android e para IOS.
Para conseguir identificar os números e manter seus bancos de dados sempre atualizados, o aplicativo conta com a ajuda de seus usuários, que podem contribuir deixando o nome e o tipo de instituição que está fazendo a ligação. É possível identificar desde trotes, ligações de bancos até nomes de instituições menores.
O aplicativo também identifica o número de mensagens de textos recebidas e é possível bloquear as chamadas e as mensagens indesejadas em seu smartphone.
TrueCaller
O Truecaller foi desenvolvido pela True Software Scandinavia AB é a plataforma mais completa quando o assunto é identificação de chamadas. É possível integrar todas os contatos em sua rede social em um lugar só e assim identificar com facilidade chamadas de contatos pessoais. Também é possível bloquear chamadas indesejadas, identificar números comerciais e tornar seu número publico para qualquer usuário que esteja usando o aplicativo também.
Disponível para Android e IOS, o aplicativo é gratuito e conta com compras dentro do aplicativo.
As soluções para bloqueio de chamadas indesejadas são inúmeros e por isso a Compara Plano tem um post muito completo sobre o assunto. Se você tem mais interesse sobre o tema leia também o post: Bloqueie ligações de telemarketing com o app Não me Perturbe
Os identificadores de chamadas são fortes aliados para todas as esferas da sociedade e um bom serviço a ser contratado. Mas um identificador de chamadas sem um bom plano de telefonia fixa torna-se indiferente.
No Compara plano é possível conferir todos os planos das mais diversas empresas. Clique aqui para dar uma olhada nas vastas oportunidades ofertadas pela Vivo, e escolha o melhor plano que encaixa nas suas necessidades.
Caso você tenha dúvidas sobre os planos, não se preocupe, o nosso blog está recheado de informações e explicações extensas sobre as singularidades, vantagens e desvantagens dos planos ofertados pelas operadoras.