Ícone do site Compara Plano

Facebook Watch: saiba tudo sobre a plataforma

Facebook Watch

Nós estamos viciados em redes sociais. Porém, a questão parece ir além desse ponto, e estamos viciados em vídeos. E não é à toa que os conteúdos que geram mais engajamentos são esses. São os mais procurados e, por isso, o YouTube é uma das redes mais acessadas. Por isso, você tem que conhecer o Facebook Watch.

Entenda mais sobre essa nova ferramenta do Facebook, saiba como ela funciona e o que assistir. E, ainda, veja os conteúdos originais. Confira!

Leia também: Como ganhar dinheiro com as redes sociais. Veja no nosso e-book gratuito!

O que é o Facebook Watch?

Lançado em outubro de 2018 para todos os países, o Facebook Watch veio como uma plataforma exclusiva para vídeos. Podem ser conteúdos originais, séries, programas de TV e até vídeos que os usuários sobem. Funciona basicamente como um YouTube, porém dentro do Face.

Qualquer pessoa que tenha uma conta no Facebook pode acessar essa nova ferramenta, e, assim, assistir a todos os conteúdos por lá, ou até subir o seu próprio. E tudo isso sem pagar nada.

É tão fantástica essa nova opção que muitas transmissões da TV estão sendo repassadas por meio dele. É o caso do jogo entre Flamengo e San José, que a Conmebol transmitiu pelo Watch e a partida teve uma audiência de mais de um milhão de pessoas.

Enquanto você está assistindo a alguma transmissão, pode curtir, reagir, comentar e até compartilhá-la com mais pessoas. Sendo assim, conseguimos democratizar ainda mais o acesso aos conteúdos. 

Num estudo realizado pelo Facebook Watch, até 2021 os vídeos serão responsáveis por 82% de todo o tráfego. Portanto, esse é o grande pilar que sustenta essa nova plataforma, dentro de uma das maiores redes sociais do mundo.

Com isso, todos os vídeos que aparecem no seu feed – sejam de reportagens, cachorros, gatos ou até programas completos – estão também no Facebook Watch. E, para acessá-lo você só precisa ter uma conta e procurar pela opção “Watch” no menu.

Funciona tanto para smartphones (Android e iOS), quanto para os navegadores em desktops, tablets e outros dispositivos que tenham acesso ao Facebook.

Leia também: É legal apostar no Facebook?

Como funciona o Facebook Watch

Por ser uma opção dentro de uma rede social que conhecemos e usamos tanto, você não vai ter problemas para usá-la. Sua interface segue o design do Facebook, por isso é tão simples e intuitiva para nós.

Em junho de 2019, o próprio Mark Zuckerberg divulgou que a plataforma já tinha batido a marca de 140 milhões de usuários diários. Mensalmente, esse número chega a 720 milhões de pessoas. O tempo médio da audiência é de 26 minutos. E, mesmo não estando perto dos 2 bilhões de usuários mensais do YouTube, o Facebook Watch teve um crescimento muito grande.

Então, para você não ficar de fora dessa nova sensação, vamos te ensinar como usá-la. E, conforme dito anteriormente, você pode acessá-la pelo desktop, ou por outro dispositivo móvel que tenha acesso à rede social.

No computador, procure a opção no menu lateral esquerdo (em que estão as opções de feed, mensagens, amigos, perfil, etc). Já nos smartphones, o Watch estará no menu interior, que aparece no rodapé da tela. O ícone dele é de uma televisão com o símbolo de “play”.

Ao entrar, você verá como resultados todos os vídeos que foram publicados pelas páginas que você segue. Estão separados pelas diferentes páginas, e você ainda pode editá-los, para não ver mais os vídeos de determinado lugar.

Sendo assim, você pode personalizar os resultados para deixar apenas os seus favoritos, criando uma “watchlist”.

Além disso, irão aparecer os vídeos que estão fazendo sucesso e aqueles a que seus amigos mais estão assistindo. Você pode salvar algum deles para ver em outro momento.

O que ver no Facebook Watch?

Nossa primeira dica para o Facebook Watch é que você separe as páginas de que gosta mais, para que os vídeos delas sempre apareçam para você. Senão, você vai ficar vendo vários filmes aleatórios.

Além deles, a plataforma tem programas originais. Um deles que faz muito sucesso é “Sorry for your loss”, protagonizado pela Elizabeth Olsen. Então, o Facebook vira um Netflix, e você pode conhecer novos títulos para maratonar. Com a grande diferença de que, nesse caso, ainda podemos interagir com as outras pessoas que estão assistindo o mesmo título.

Além desse, há outros títulos fazendo sucesso. Como é o caso de “Skam Austin”, “Sacred Lies”, “Five Points” e o documentário “Returning the favor”. Porém, algumas produções têm o acesso pago, como é o caso de “Limetown”.

Há também  “Human Discoveries”, uma animação com Zac Efron e Anna Kendrick; o documentário “Curse of Akakor”, que foi gravado na Amazônia; o thriller adolescente “The Birch”, entre vários outro títulos. O Facebook divulgou que está em negociações para transmitir canais de notícia, esporte e entretenimento.

A ferramenta tem opções de legenda para você assistir a vídeos e séries. Entretanto, infelizmente, para conseguir pagar por todo esse conteúdo – ao qual você assiste de graça – conta com algumas propagandas.

São os chamados Ad Breaks, que passam no meio dos programas.

Quais vídeos fazem mais sucesso no Facebook Watch?

O Facebook Watch veio para aumentar o engajamento com a rede social, e, aparentemente, está dando bem certo.

Para o diretor de produto, os vídeos que fazem mais sucesso na plataforma são aqueles em que o público participa dos vídeos; aqueles que são ao vivo; os que têm uma narrativa ou uma temática consistente; ou os que são ao vivo e interagem com o público.

O programa “Returning the favor” é um dos que precisa da participação e da interação do público. Isso porque, o apresentador Mike Rowe mostra pessoas que fazem alguma diferença na comunidade.

E, além de transmitir a boa ação para todos os espectadores, o programa faz alguma coisa muito boa para a pessoa em troca. E quem seleciona os próximos candidatos é o público. Apesar de se passar nos Estados Unidos, você pode interagir e comentar em cada episódio também.

Por isso, há tanto engajamento com programas que funcionam dessa forma. Em que quem escolhe a pessoa foco do próximo episódio são os espectadores que comentam nos vídeos.

Conteúdos originais do Facebook Watch

Além de todos os títulos que já citamos nesse texto, como produções originais do Facebook Watch, temos também aquelas que são totalmente brasileiras.

Podemos citar grandes páginas que já estão utilizando dessa ferramenta, como Porta dos Fundos, Desimpedidos, Kondzilla, UOL, Comedy Central e Tastemade. E a promessa é que, até o final de 2019, serão mais de 180 vídeos inéditos.

Do canal Tastemade, que traz receitas e dicas culinárias, já temos alguns programas disponíveis, como o “Pipoca & Chill”, apresentado pela Clarisse Duarte, que fala sobre séries.

O “Alô, Bebeta”, da Bertha Salles, dá dicas sobre amor e sexo. 

Na página Desimpedidos, em que se fala sobre futebol – inclusive eles tem um canal no YouTube bem famoso -, há alguns programas também. 

Mais títulos

O canal Porta dos Fundos também possui conteúdos no Facebook Watch:

Comedy Central, o canal da TV a cabo tem alguns programas:

Kondzilla também tem seus conteúdos no Facebook Watch:

Leia mais: Conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Se você quer saber mais sobre as últimas novidades em tecnologia, então não deixe de conferir nosso blog. Isso, pois lá você encontra tudo sobre as últimas tendências do mercado tecnológico, sobre smartphones, games, internet e muito mais.

Sair da versão mobile