Pular para o conteúdo

Tutorial para colocar Wi-Fi no carro

Se você costuma percorrer trajetos longos e a conexão 3G ou 4G do celular não é o suficiente para dar continuidade às suas atividades, nós temos uma sugestão. A ideia é investir em um equipamento que lhe proporcione Wi-Fi no carro.

Afinal, sair de casa e, ainda assim, manter um ou mais dispositivos móveis conectados, recebendo um sinal de internet mais veloz e estável só é possível mesmo com Wi-Fi no carro.

Outra vantagem dessa aquisição é não se preocupar com o término da franquia contratada, como na internet sem fio, em que os pacotes de dados para smartphones podem acabar antes do previsto, caso não sejam bem administrados.

E se você trabalha com transporte público ou como Uber, vai garantir mais praticidade e um benefício extra para os seus passageiros ao oferecer Wi-Fi no carro gratuitamente.  

Sendo assim, nós vamos te explicar como a Wi-Fi no carro pode ser adquirida e configurada, trazendo maior comodidade para você e também para quem anda no seu veículo. Independentemente do motivo, seja particular ou profissional, aproveite a tecnologia e desfrute desta possibilidade.

Por que optar por Wi-Fi no carro?

Como a maioria dos usuários têm acesso à internet no celular, a dúvida que surge é o porquê de investir em Wi-Fi no carro, já que  é possível usar o próprio celular como roteador.

No entanto, a tecnologia  de comunicação sem fio no Brasil ainda está avançando aos poucos, e é comum haver instabilidade no sinal e perda de velocidade, diferente do que acontece quando conectamos com uma internet residencial ou empresarial.

Navegar sem limites, mesmo se locomovendo por aí, com a garantia de uma conexão satisfatória é um privilégio que pode ser adquirido facilmente hoje em dia. Continue lendo este post para saber como.

Qual o equipamento ideal?

Fazendo uma pesquisa ampla, é possível encontrar até formas caseiras de improvisar o acesso à Wi-Fi no carro. No entanto, vamos considerar o que está disponível à venda no mercado e têm sido mais comentado até então: o modem 3G e o roteador Wi-Fi portátil.

Modem 4G

Quando você escuta falar em modem, a provável lembrança que tem é daquele aparelho de internet da sua casa.

Na verdade, o modem é um receptor direto da Internet contratada. Ele envia os dados de rede para um dispositivo que atua como base, o qual pode ser o seu computador pessoal ou desktop.

A versão tradicional, é aquele dispositivo que fica conectado no cabo do plano de internet pago.

Já o modelo de modem em 3G e 4G pode ser encontrado em lojas de operadora móvel como na Vivo, TIM, Oi e Claro. A maioria dos aparelhos têm o formato de um pen-drive, desenvolvido para plugar na entrada USB do notebook e garantir conexão com mobilidade.

Dentro do modem 3G ou 4G é armazenado um chip, o qual se integra aos dados do aparelho, do mesmo jeito que utilizamos os SIM cards nos celulares.

O objetivo é que o internauta possa navegar na Internet de forma mais simples, com um aparelho portátil.

Diferente dos modens mais antigos, atualmente é possível encontrar um modem que compartilha o sinal com outros aparelhos, pois o modem também é um roteador, podendo compartilhar sinal com até 10 dispositivos.

Roteador Wi-Fi portátil

A única diferença entre entre o modelo clássico de roteador Wi-Fi para a versão 3G ou 4G é que, em vez de se conectar a cabos, a conexão pode ser feita por meio de chips comprados diretamente nas operadores que oferecem serviços de internet.

Assim sendo, o roteador wireless 3G/4G permite conectar vários dispositivos de uma só vez à mesma rede, exatamente como é feito com os roteadores Wi-Fi tradicionais. Depois, é preciso fechar um pacote de dados com uma operadora para, então, estar conectado.

Exitem roteadores Wi-FI portáteis com bateria ou via cabo e todos eles recebem um chip do plano da operadora escolhida. Independentemente do modelo, a função é a mesma: captar o sinal da internet e distribuí-la entre os dispositivos que o acessarem, através do nome da rede e senha.

Como colocar Wi-Fi no carro?

Primeiro, é preciso ter uma entrada de USB para utilizar o modem 3G no carro. Pode ser a porta USB do rádio ou do acendedor de cigarro, por exemplo. Você pode utilizar duas saídas: uma para ligar o modem e a outra para carregar o celular.

Para quem não tem entrada USB no carro, um adaptador que encaixe na tomada já resolve a questão.

Já o roteador sem fio pode ser aproveitado enquanto durar a bateria. Por isso, é bom certificar-se de que ela foi bem carregada antes de sair.

Dicas para compartilhar a Wi-Fi no carro

Se você compartilha internet e não gostaria que terceiros gastassem todos os seus dados móveis enquanto andam no seu carro, é possível fazer uma configuração específica.

Desta forma, você disponibiliza o acesso somente aos aplicativos que gostaria, ou seja, os considerados mais leves, como as redes sociais. Baixar um vídeo, por exemplo, pode consumir ainda mais os dados da sua franquia.

Essa dica vale principalmente para você que atua como provedor de transporte público. Outra sugestão é escolher um nome da rede Wi-Fi no carro que seja fácil, até mesmo óbvia ao ser pesquisada. Afinal, isso economiza tempo do motorista e do passageiro, pois não é preciso parar a corrida para explicar em detalhes ou soletrar os dados cadastrados. 

Para a senha, a ideia é a mesma: facilite. Não basta proporcionar internet gratuita se o usuário não conseguir acessá-la rapidamente. 

Portanto, seja crítico se quiser compartilhar e, ao mesmo tempo, economizar o seu plano de dados. Desta forma, você garante que a quantidade de gigabytes contratados durem o mês inteiro.

Outra vantagem de ter Wi-Fi no carro pode ser o ato de empatia. Caso você recebera algum estrangeiro no seu carro, poderá proporcionar a ele uma ligação internacional do seu próprio veículo, usando aplicativos conectados, graça ao seu investimento em internet. Um incentivo e tanto para quem não tem residência fixa e precisa se aventurar pelo país.

Se você gostou deste artigo e quiser saber mais novidades sobre Internet, acompanhe o nosso blog Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *