WhatsApp testa função para impedir entrada automática em grupos

whatsapp

Já deve ter acontecido de você abrir o WhatsApp e perceber que entrou em algum grupo já com dezenas de mensagens a serem lidas. Nem sempre, porém, nós queremos participar de mais um grupo, e muitas vezes ficamos sem jeito de sair deles. Esse problema parece estar perto de ser resolvido. O aplicativo está testando uma função que vai permitir o controle de quem pode adicionar seu número a um grupo.

Com mais de um bilhão e meio de usuários, o WhatsApp cada vez mais se consolida como o principal meio de comunicação de boa parte da população mundial. Os grupos do aplicativo são uma forma muito popular de manter o contato com amigos, organizar eventos em grupo e até mesmo servem como plataforma de trabalho.

Muitas vezes surgem alguns códigos sociais não ditos, uma espécie de etiqueta do WhatsApp, segundo a qual sair de um grupo sem dar satisfação pode ser considerado grosseria. Por outro lado, a possibilidade de adicionar alguém em um grupo sem o consentimento da pessoa também incomoda muitos usuários.

Leia também: Conheça planos de celular com WhatsApp ilimitado

Como funcionará esse controle no WhatsApp

O WhatsApp liberou a função a um número restrito de pessoas, na versão 2.19.289 do aplicativo. Com ela é possível configurar a permissão para ser adicionado a grupos.

Na primeira opção (Todos), o usuário permite que qualquer pessoa o adicione a um grupo do app. Na segunda opção (Meus contatos), apenas as pessoas que estão na lista de contatos do usuário podem fazê-lo. Por fim, na terceira (Meus contatos exceto) é possível impedir essa ação a alguns desses contatos.

Embora não exista a opção “Ninguém”, para bloquear a ação para todos os usuários, bastará selecionar a opção “Meus contatos exceto” e marcar todos os contatos registrados na agenda. Assim, quem detesta ser adicionado a grupos sem ter dado permissão poderá usar o aplicativo sem esse incômodo.

O usuário receberá uma notificação quando alguém da lista de bloqueados tentar adicioná-lo em um grupo e terá até 72 horas para aceitar ou não o ingresso nele.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Outras novidades recentes

Com cada vez mais usuários novos, o WhatsApp tem trazido atualizações e novidades constantes. Em setembro, o Whatsapp passou a informar seus usuários quando uma mesma mensagem foi encaminhada várias vezes, tanto em conversas individuais como em grupos.

Além da tradicional seta acompanhada da palavra “encaminhada”, as mensagens compartilhadas mais de cinco vezes passaram a receber outra seta.

A seta dupla indica então “mensagem encaminhada com frequência”. A medida ajuda a identificar mensagens que possam vir de correntes ou spam.

Ainda não há, porém, a possibilidade de ver quantas vezes a mensagem foi compartilhada. Veja mais algumas novidades que podemos esperar para os próximos meses.

Google Assistente para chamadas de voz e vídeo no WhatsApp

Devido à integração entre WhatsApp e Google Assistente, já é possível enviar e ouvir mensagens de áudio por meio de comandos de voz.

Em breve será possível também iniciar chamada de voz ou vídeo dessa forma, por meio dos comandos “ligar para – nome do contato no WhatsApp” e “começar uma chamada de vídeo com – nome do contato – no WhatsApp.

Autodestruição de mensagens

Aplicativos como Telegram e Signal contam com o recurso de autodestruição de mensagens após um tempo determinado por configuração. Esse recurso também chegará ao WhatsApp.

Ao enviar uma mensagem e selecionar a opção de autodestruí-la após uma hora, por exemplo, o aplicativo exclui automaticamente a mensagem, não notifica os contatos do chat e apaga qualquer rastro deixado por ela.

Versão para iPad e uso em vários dispositivos

A versão do app para iPad está em desenvolvimento e deverá ser liberada ainda este ano. O aplicativo também trabalha com a possibilidade de acessar a mesma conta em vários dispositivos, o que ainda não é possível. Atualmente, para utilizar o WhatsApp Web por exemplo, é precisa estar com o celular ligado e conectado à internet.

Resposta no modo privado de mensagem enviada a grupo

Está prevista uma novidade que permite que uma mensagem enviada em um grupo seja respondida de forma privada. Assim, o conteúdo da resposta chegará apenas ao chat de quem publicou a mensagem.

Compartilhamento de status do WhatsApp no Facebook

Começou a ser liberado aos usuários do WhatsApp o recurso que permite o compartilhamento dos status do aplicativo no Facebook.

Dessa forma não apenas os contatos na agenda, mas também os amigos nessa rede social poderão ver os status publicados no app de mensagens. Embora essa atualização já esteja disponível na versão beta do aplicativo, ela está sendo liberada aos poucos aos usuários da versão estável.

Com a novidade é possível compartilhar o status no WhatsApp de forma mais simples. Ao acessar a aba de status no app, o botão “Compartilhar status no Facebook” permite que a postagem apareça no Facebook imediatamente.

Outra novidade recente sobre Whatsapp é que ele deixará de funcionar em smartphones antigos. E você já leu o nosso artigo sobre o golpe do link falso no Whatsapp? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das notícias do mundo da tecnologia.

O que você achou disso?

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *