WhatsApp vai deixar de funcionar em celulares antigos

O WhatsApp vai deixar de funcionar em celulares antigos. A decisão vale para modelos Android com o sistema operacional 2.3.7, iPhones com iOS 7 ou versão anterior e ainda em alguns smartphones de outras marcas. Estão entre os modelos alguns bem conhecidos, como o Samsung Galaxy S3, Galaxy Nexus, Sony Xperia S, iPhone 3G, iPhone 3GS, iPhone 4.

No entanto, segundo artigo de perguntas e respostas divulgado no site do WhatsApp, o usuário que já utilizar o aplicativo nesses aparelhos, poderá seguir utilizando o app até fevereiro de 2020.

Depois dessa data, o app poderá parar de funcionar a qualquer momento. Mais alguns meses para providenciar a troca de smartphone.

Já para todos sistemas operacionais Windows Phone, o WhatsApp anunciou que será possível utilizar a plataforma e suas funcionalidades até os 31 de dezembro de 2019.

O cancelamento dos serviços nos smartphones da Microsoft é uma consequência do fim da produção dos celulares. Nesse caso, os usuários precisam trocar o aparelho celular por um que tenha os sistemas operacionais Android ou iOS.

“Apesar desses sistemas serem um pedaço importante de nossa história, eles infelizmente não possuem as capacidades necessárias para ampliarmos os recursos do nosso aplicativo no futuro. Foi uma decisão muito difícil a ser tomada, mas foi o passo certo para que possamos disponibilizar para as pessoas formas melhores para que elas possam utilizar o WhatsApp para se manterem em contato com os amigos, família e entes queridos”, explicou a empresa em sua página de suporte.

Sistema operacional Android

Segundo dados do Google, o Android é o sistema operacional mais popular em dispositivos móveis, com mais de 2,5 bilhões de usuários no mundo. Como roda em diversas marcas de celulares, as atualizações de versões de sistemas operacionais são mais complicadas. Muitas vezes, em celulares mais antigos, nem podem acontecer.

Neste artigo explicamos como atualizar o sistema do Android.

A sistema foi lançado para o público em 2007, e de lá para cá, já sofreu várias mudanças e upgrades. O Android com o sistema operacional 2.3.7, que está na lista de desativações anunciadas pelo WhatsApp para fevereiro do 2020, é de 2011.

De lá para cá já foram feitas pelo menos 15 novas versões. A mais atual é 9.0 ou o Android Pie, que traz os novos recursos preparados pelo Google.

Para alguns, uma novidade a ser comemorada, para outros, aumenta ainda mais a fragmentação de versões, dificultando as atualizações e configurações.

Sistema operacional iOS

O sistema operacional IOS, usado pelos Iphones, é desenvolvido pela Apple. Desde a primeira versão, o IOS 1 – lançado em 2007, até agora, IOS 8, um dos maiores cuidados que a empresa tem é em manter o seu formato familiar aos usuários. A ideia é não causar estranhamento a cada nova atualização.

Conforme já colocado, os iPhones com iOS 7 ou versão anterior estão na lista de aparelhos em que o WhatsApp deixará de funcionar.

Essa versão foi lançada em 2013, quando os utilizadores da marca acompanharam uma evolução no design, que ficou mais colorido. Naquele mesmo ano, foi lançado o iPhone 5S, com seu processador de 64 bits, com várias melhorias.

Atualmente, os smartphones mais modernos da Apple funcionam com o sistema operacional iOS 13. Segundo informações do site da empresa, a versão “traz um novo visual, atualizações importantes para os apps que você usa todos os dias, novas formas de proteger sua privacidade e melhorias em todo o sistema que deixam o iPhone mais rápido e ainda mais gostoso de usar”.

Uma das maiores novidades está no “Modo Escuro”. Com ele, cada elemento da tela do celular fica mais suave aos olhos. O modo pode ser programado para ligar automaticamente à noite. Saiba mais sobre as novidades desse novo sistema neste post.

Como saber se meu celular será afetado?

Sabendo que o WhatsApp vai deixar de funcionar em celulares antigos e quais os sistemas operacionais que serão afetados, o usuário pode verificar no aparelho a versão utilizada e se preparar para necessidade de atualização ou troca de smartphone.

  • Para Android, basta acessar o menu “Configurações” e procurar a seção “Sobre o dispositivo”. Em “Info.software” é possível encontrar a versão do sistema.
  • Nos modelos iPhone, busque pelo menu “Ajustes”. Em “Sobre” está especificado a versão instalada do modelo iOS.

Em que dispositivos o Whatsapp estará disponível?

  • Android com sistema operacional 4.0 ou superior
  • iPhone com iOS 8 ou mais avançado
  • JioPhone
  • JioPhone 2

Guardar os conteúdos das conversas

Para quem se preocupa em perder todas as conversas ao mudar de aparelho, saiba que o WhatsApp disponibiliza a possibilidade de exportar o histórico de conversas como anexo de e-mail.

Android

No sistema Android, as conversas do WhatsApp são salvas automaticamente em um backup no do telefone todos os dias. Dependendo das configurações, também é possível fazer o backup das suas conversas do WhatsApp para o Google Drive. Para fazer um backup de suas conversas, abra o WhatsApp e toque em  Mais opções  > Configurações > Conversas > Backup de conversas > FAZER BACKUP.

iOS

Para usuários de iPhones, como o histórico de conversas do WhatsApp não é armazenado automaticamente, é preciso usar o recurso Backup do iCloud para salvar e restaurar seu histórico de conversas. Para fazer um backup manual de suas conversas a qualquer momento, abra o WhatsApp > Ajustes > Conversas > Backup de Conversas > Fazer backup agora.

Antes de trocar de smartphone, é importante fazer um backup de todos os dados e arquivos importantes que você tem no aparelho, não só do Whatsapp. Veja como fazer isso aqui neste link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *