Pular para o conteúdo

Como instalar e usar o WhatsApp no Apple Watch? Entenda tudo

  • por
whatsapp no apple watch

A onda dos dispositivos inteligentes parece tomar rumos cada vez mais tecnológicos. Nesse sentido, os smart watches causam sua revolução, permitindo que o usuário instale aplicativos no relógio e faça uso deles mesmo quando o celular não estiver por perto. Para alguns apps, até não seria surpresa, a depender da sua funcionalidade. Mas já imaginou usar o WhatsApp no Apple Watch para responder mensagens mesmo com o iPhone estando em casa?

O relógio da maçã, assim como tudo que leva a marca Apple consigo, é um símbolo de inovação no segmento. A evolução do aparelho ao longo dos anos tem sido notável, e cada vez mais são integradas funções que antes só seriam encontradas em aparelhos especializados. Em tempos de coronavírus, por exemplo, ele é capaz de cumprir a função do oxímetro, avaliando o nível de oxigênio no sangue a partir de quatro sensores LED.

Atualmente ele se encontra em sua sexta versão, series 6, como chama a Apple, mas desde o series 4 o salto de conectividade impressiona. Contando com vinculação à rede 4G e atuando como um braço do smartphone mesmo à distância, o dispositivo permite deixar o iPhone em casa e, ainda assim, ter acesso simultâneo a algumas das suas algumas funções.

Quando o assunto são os mensageiros, é possível usar o WhatsApp no Apple Watch para responder as mensagens que chegam no celular. A lacuna que persiste é a de iniciar conversas ou acessar as antigas, o que não é possível. Para isso, basta fazer a instalação do app no próprio relógio, tal como você o faria no smartphone, e acessá-lo pela tela do relógio, a qual conta com touch screen.

Leia também: Internet das Coisas: 4 tendências de IoT previstas para até o ano 2023!

CONFIRA OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

O que é o Apple Watch?

O Apple Watch é o relógio inteligente da Apple. Com ele é possível ter no pulso um aparelho vinculado à internet e que conta com inúmeras funções presentes em aplicativos. O que vale notar é que ele é uma espécie extensão do seu celular. Ou seja, eles estarão pareados, mesmo que à distância (pelo menos a partir da versão series 4), e no relógio será permitido cumprir algumas funções das aplicações instaladas no celular.

É claro que ele também conta com suas funções especializadas, as quais são oriundas de especificidades oportunizadas pelo conjunto de sensores presentes no aparelho. Por exemplo, medir a oxigenação do sangue é uma tarefa que decorre de 4 sensores LED presentes na carcaça traseira do dispositivo, presentes no series 6.

Na mesma direção, cabe dizer que as funções relacionadas à saúde são possivelmente o carro-chefe do componente. Batimentos cardíacos, sensor de queda e inércia para levantar, métricas relacionadas aos exercícios são apenas alguns deles. Na versão series 6, a mais atual, é possível inclusive realizar um eletrocardiograma (ECG) em 30 segundos.

Mas, claro, ele não para por aí. O acesso ao Apple Music também é outra possibilidade. Assim, o usuário pode desfrutar de mais de 70 milhões de faixas, entre músicas, programas e podcasts, a partir do celular. Além disso, a vinculação à rede  4G também permite que o usuário atenda a chamadas recebidas no celular mesmo longe dele.

A definição de inteligente nos dispositivos modernos está relacionada justamente à capacidade de se ligar a internet para gerenciamento ou desfrute de funções que dependem de conectividade. E, nesse sentido, o Apple Watch é sem sombra de dúvidas um relógio que representa o conceito.

Como instalar o WhatsApp no Apple Watch

Instalar o Apple Watch no celular é provavelmente a parte mais simples de todo este texto. Há duas formas, e começaremos pela ainda mais simples.

Instalação de Tudo

Como dissemos, a Apple Watch funciona, de certa maneira, como uma extensão do iPhone. Assim, ele aceita um conjunto de aplicações que são adequadas para seu sistema operacional, o WatchOS, além daquelas que são nativas do dispositivo. Nesse bojo cai o WhatsApp, o qual deve estar instalado no smartphone para que possa ser utilizado no relógio.

No primeiro momento, de ativação e pareamento, o Apple Watch questiona seu usuário sobre a preferência pela instalação de todas as aplicações compatíveis presentes no celular sob a legenda Instalar Tudo. Se aceito o procedimento, ele automaticamente faz o download da loja de aplicativos de todas os apps que sejam passíveis de utilização nele.

Ou seja, para ter acesso ao seu iPhone em todas essas funções, basta citar essa oferta quando ela for dada ao usuário.

Instalação de aplicativos individuais

Se o Apple Watch já estiver em uso, porém não estiver presente o WhatsApp ou outra aplicação pretendida, basta que o usuário faça uma seleção individual dos apps com os quais gostaria de contar. Para isso, o procedimento é o seguinte:

  1. Acesse o aplicativo Watch;
  2. Clique na aba Meu Relógio;
  3. Role a barra até a opção WhatsApp;
  4. Por fim, clique em Instalar.

O mesmo procedimento vale para outras aplicações.

Tem como iniciar uma conversa no Apple Watch?

Quando está instalado o WhatsApp no Apple Watch, o usuário não pode iniciar uma conversa nem acessar conversas antigas pelo aplicativo. Nesse caso, o app restringe suas operações a responder uma conversa iniciada por outro usuário, desde que ela não tenha sido acessada no smartphone. Porém, existe sim uma alternativa chamada WatchChat, e até existem outras opções, mas essa é a principal referência do gênero.

Com ele, as funções relacionadas ao mensageiro se alargam bastante, passando a ser possível fazer o seguinte:

  • Acessar conversas individuais ou de grupos do WhatsApp sem depender de notificações pendentes;
  • Responder mensagens por áudio, pelo teclado do Apple Watch, com respostas rápidas ou mensagens ditadas;
  • Customizar suas respostas rápidas (para otimizar a comunicação) e o tamanho das fontes nos chats;
  • Enviar mensagens com emoji;
  • Ver imagens e ampliá-las com a função zoom;
  • Ouvir suas mensagens de áudio (um fone bluetooth deve estar pareado);
  • Iniciar conversa nova com outro usuário diretamente pelo Apple Watch;
  • Arquivar suas conversas do WhatsApp.

Como instalar o WatchChat

Para instalar o aplicativo no seu relógio, basta fazer o seguinte:

  1. Acesse a Apple Store;
  2. Procure e baixe o aplicativo WatchChat;
  3. Abra o WatchChat diretamente no Apple Watch;
  4. Depois, abra o WhatsApp em seu celular;
  5. Então, vá até os Ajustes do mensageiro;
  6. Selecione a WhatsApp Web (a mesma utilizada para usar o mensageiro via navegador em seu computador) e use a função Escanear código QR;
  7. Com a câmera do iPhone aberta pelo próprio app, aponte-a para o código QR que aparecerá automaticamente no seu Apple Watch;
  8. Por fim, o tempo de pareamento fica entre 10 a 30 segundos, e ao final dele seus aplicativos estarão sincronizados.

Ative as notificações do Apple Watch

Para receber suas mensagens do WhatsApp no Apple Watch, é preciso que as notificações do relógio estejam ativas. Para verificar se assim estão, siga o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo do Apple Watch no iPhone.
  2. Depois, clique em Meu Relógio;
  3. Nesse momento, escolha a opção Notificações;
  4. Selecione, então, um dos aplicativos mensageiros, WhatsApp ou WatchChat;
  5. Por fim, clique em Personalizado e ative a seleção Permitir Notificações, pois é ela que permite a exibição de notificações na Central de Notificações.

Vale lembrar, porém, que para receber notificações no relógio o telefone não pode estar nem no modo avião nem no silencioso. Isso porque ele automaticamente ativa modos de restrição do celular, o componente primário dessa relação.

Leia mais: Quer entender como funciona um carregador sem fio? Então, veja aqui!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *