Pular para o conteúdo

Whatsapp fora do ar: como descobrir se o app caiu?

whatsapp fora do ar

Ficar com o Whatsapp fora do ar não é fácil. O aplicativo é a maior rede social de conversação no Brasil, com 120 milhões de usuários ativos no país, e no mundo já são 1,5 bilhões de pessoas conectadas. Instabilidades no aplicativo e quedas frequentes dificilmente são aceitas pelos usuários.

Na maioria das vezes, esses problemas não estão relacionados com uma conexão ruim de internet e podem acontecer em razão de pequenos reparos pelos desenvolvedores do App.

Para quem fica 24 horas no WhatsApp, trabalha por meio dele e precisa do aplicativo para equilibrar e gerenciar tarefas do dia a dia, não utilizá-lo por problemas de atualizações é uma tremenda dor de cabeça. Por isso, é preciso estar preparado para imprevistos.

Só ano passado, o App caiu inúmeras vezes, fazendo com que seus fiéis usuários migrassem para o Telegram, aplicativo com a mesma finalidade de chat de conversa. O Telegram virou uma alternativa para driblar as quedas frequentes do WhatsApp, que apesar disso, ainda é o aplicativo mais popular para bate-papo.

Leia também: 10 funções do Whatsapp que você provavelmente não conhece

Para saber lidar com esses contratempos, preparamos um tutorial para você detectar se o Whatsapp está fora do ar no Brasil e no mundo ou é apenas uma falha no provedor de internet. Se você não quer mudar de aplicativo no seu celular Android ou iPhone (iOS), a gente explica como checar e saber o que fazer quando o App cair. Siga os passos:

Teste o aplicativo

Sabe aquela maneira antiga de desligar o aparelho celular para saber se ele travou? Comece fazendo isso. Feche o aplicativo e abra-o novamente, se as mensagens continuarem não enviando, teste sua conexão de internet, migrando para o 4G e Wi-Fi.

Se a conexão estiver perfeita, verifique se as mensagens continuam com problemas de envio. Se aparecer um ícone de relógio no início da sua mensagem, significa que ela nem chegou a ser enviada. Quando aparecer apenas um risquinho de ícone de check-list, pode ser problema com o destinatário, e não com seu aplicativo.

Confira outras redes sociais

Se o problema não é com sua internet, cheque as outras redes sociais, como Facebook e Instagram e Messenger que fazem parte de um mesmo pacote de aplicativos, desenvolvidos por Mark Zuckerberg. Se todas, ou boa parte delas, estiverem com instabilidades e quedas é sinal de que o problema seja com o sinal de internet.

Em 2019, Zuckerberg anunciou a integração das redes sociais como uma grande plataforma de mensagens focadas em privacidade e segurança do usuário.

Leia também: Aprenda a fazer figurinhas no Whatsapp

Confira os noticiários

Se você precisa de uma resposta mais confiável, busque noticiários no Google sobre problemas de conectividade do WhatsApp. É bem provável que o top one da lista seja anunciando o problema. Procure saber quanto tempo está prevista a instabilidade do sistema para diminuir seus prejuízos com a falta de comunicação no(s) aplicativo(s).

Veja relatórios de monitoramento

Além das notícias em tempo real, você pode ter acesso a relatórios online publicados por sites de monitoramento. O Outage.Report, o Down Detector e Is It Down Right Now são ótimos serviços para quem quer acompanhar o processo de atualização dos dados de erros de servidor. Ao acessá-los busque por relatórios relacionados ao Brasil, isso pode ser feito de forma interativa através de mapas.

Fique de olho no trending topics do Twitter

A rede social Twitter é a mais inovadora em problematizar fatos em tempo real. O Brasil é o segundo colocado no ranking de quantitativo de usuários no Twitter, isso quer dizer que quanto mais gente, maior será a divulgação de notícia sobre problemas atuais.

No Twitter você pode buscar a seção trending topics, uma lista de hastags em tempo real das palavras mais postadas na rede social. As reclamações são exemplos dessas trending topics. Se o WhatsApp tiver caído, com certeza você encontrará a resposta nessa seção.

Basta filtrar por resultados “Mais recentes”. Uma falha no aplicativo tende a criar um grande volume de reclamações dos twitteiros sobre o problema. Também vale a pena filtrar sua busca com as hastags #whatsappdown, #whatsappcaiu.

Filtre a informação no Google Trends

Assim como o Twitter, o Google possui uma lista de palavras mais pesquisadas no navegador de pesquisa. No Google Trends, é possível que você encontre nele os termos mais investigados pelos internautas, basta inserir um termo de pesquisa ou assunto.

Em vez de hashtags você pode pesquisar tópicos ou palavras-chave como “whatsapp caiu”, “whatsapp fora do ar” ou “whatsapp parou de funcionar”. O recurso, disponível em diversos idiomas, apresenta ao final um gráfico das pesquisas relacionadas ao termo pesquisado, demonstrando a evolução do grau de busca dos usuários do Google.

Além disso, você pode filtrar sua pesquisa por períodos e horários de ocorrências, e também local de acontecimento. Com isso, é possível constatar se o problema que você está procurando é só no Brasil ou se está ocorrendo de forma generalizada em outros países.

Espere pela melhoria da ferramenta

O Whatsapp fora do ar não é um problema tão raro. Em 2019, no Brasil, o WhatsApp parou em janeiro, teve instabilidade em abril também, atingindo todas as redes sociais integradas a ele (Facebook, Messenger e Instagram). O problema também ocorreu fora das fronteiras brasileiras, em março ele parou de funcionar em todo o mundo.

Por isso, se vier acontecer algum problema na conexão do App, fique tranquilo que o problema não é somente no seu aparelho celular. Dê um tempo para a tecnologia e foque em outras atividades até que o problema seja solucionado pelo servidor.

Na maioria das vezes, são reparos que podem ajudar ainda mais na interface do aplicativo e na interação entre usuários. E se o celular e seu pacote de dados de internet estão funcionando com total desempenho, envie um SMS (torpedo) ou faça uma ligação em caso da necessidade de resposta imediata.

A instabilidade pode durar o dia todo ou apenas horas. Se você fica muito frustrado quando o Whatsapp está fora do ar, avalie se vale a pena baixar outro aplicativo com a mesma funcionalidade, como é o caso do Telegram, para usar nas horas de aperto. Mas para a maior parte dos casos isso não compensa, pois com a resolução do problema, o WhatsApp ainda acaba sendo a rede mais popular no país.

Acompanhe notícias relacionadas a tecnologia, redes sociais e tudo do mundo da telecomunicação no nosso blog Compara Plano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *