Pular para o conteúdo

Sem cobertura? Resolva com a Vivo Internet Discada

vivo internet discada

Os nascidos na década de 90 lembram muito bem dos primeiros passos da internet no mundo todo. Naquela época, uma das principais maneiras de acessar a rede era pelos populares discadores. Dessa maneira, o sinal vinha por meio do telefone fixo. No entanto, essa ainda é a única alternativa de alguns brasileiros acessarem a web. Se você é um deles e tem problemas com a cobertura, pode resolver com a Vivo Internet Discada.

Em resumo, ainda há regiões no Brasil que ainda não possuem cobertura de celular ou internet banda larga. Em localidades mais remotas e de difícil acesso, por exemplo, a população precisa encontrar outras maneiras para ter acesso à internet. E uma delas é voltar às origens da web, com a internet discada.

Para utilizar essa modalidade de internet, basta baixar o discador em um computador e fazer a adesão a um plano. Na Vivo Internet Discada o procedimento é o mesmo. Neste post, vamos dar mais detalhes sobre a internet discada, por que é a salvação de muitas pessoas e também detalhes sobre a Vivo Internet Discada.

Confira!

Leia mais: 6 dicas para proteger as privacidades dos dados na internet

Internet discada ainda é opção para muita gente

Não dá para esconder que o uso da internet está crescendo ano a ano entre a população brasileiras. De acordo com informações da última pesquisa TIC Domicílios, elaborada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), 70% dos brasileiros já estão conectados.

Isso representa quase 130 milhões de pessoas. Outro dado interessante é que metade da população rural e das classes D e E também têm acesso à rede. No entanto, nem sempre esse acesso ocorre nas melhores condições, como em banda larga, 4G ou até pelo 3G.

Para você ter uma ideia, em setembro de 2019, existiam no Brasil 52 cidades sem qualquer antena 3G ou 4G em operação. Ou seja, nenhuma operadora móvel de celular. São cidades de oito estados (Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás).

Esse levantamento foi feito pelo Tele.Síntese, com base em dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em outras palavras, onde não há esse tipo de conexão, a alternativa é partir para a internet discada. É justamente aí que entra a Vivo Internet Discada.

Leia mais: Internet via satélite: entenda como ela funciona

Quais as características da internet discada

A internet discada, ou também classificada como dial-up, é uma maneira de acessar a rede mundial de computadores por meio da rede pública de telefonia. A partir desse mecanismo, é estabelecida uma conexão com um provedor. Em outras palavras, é possível acessar à web a partir de um número de telefone fixo, ou linha telefônica.

O segundo passo para criar a conexão é fazer o download de um discador, ligado à operadora, que utiliza um modem para transformar os sinais de áudio em informação.

Retomando as pesquisas, falando um pouco mais sobre a TIC Domicílios, a edição 2015 já registrava que apenas 1% das residências brasileiras ainda utilizavam internet discada. No entanto, 26% já mantinham conexão DSL. Esse tipo de conexão também utiliza a linha de telefone. Porém, ao contrário da discada, não deixa a linha ocupada durante a navegação.

Vivo Internet Discada: o que é?

Agora que você já conhece um pouco melhor sobre as características desse serviço, precisa saber um pouco mais sobre a Vivo Internet Discada. Principalmente, caso sua opção, por morar em uma área sem cobertura de banda larga, seja a internet discada. Afinal, não há como ficar sem internet, seja para trabalho, lazer ou no dia a dia.

Em primeiro lugar, você sabia que esse serviço também pode ser gratuito? Sim, a Vivo Internet Discada é um provedor gratuito de conexão de internet da operadora. Portanto, para ter acesso à conexão, é necessário fazer um cadastro no site da operadora. No site, clique em cadastro e comece a responder aos campos.

Após proceder com o cadastro, você receberá uma conta de e-mail, cujo endereço eletrônico segue o modelo seunome@vivointernetdiscada.com.br. Esse webmail oferece 1Gb de espaço na caixa de entrada, redirecionamento para outras contas de e-mail e possibilidade de uso via Microsoft Outlook.

Para ler os e-mails recebidos, é preciso acessar o Webmail Vivo Internet Discada, digitar seu login e senha e pressionar OK. Você pode acessar essa conta de qualquer dispositivo com internet em qualquer hora e local. A Vivo informa que armazena os e-mails movimentados até 45 dias. Portanto, a dica é utilizar mesmo um outro serviço auxiliar para receber as mensagens, com o Outook, conforme mencionamos acima.

Faça o download do discador

Após fazer o cadastro e acessar o webmail, basta fazer o download gratuito do discador da Vivo. Na verdade, essa ferramenta vai fazer estabelecer uma conexão entre o seu computador com o provedor de internet discada da operadora. Você encontra o link para baixar o discador na mesma página de cadastro.

É um programa muito leve, com pouco mais de 480kb, o que facilita o download em sua máquina em qualquer outro local. Mas não esqueça! Para usar a Vivo Internet Discada, é preciso obrigatoriamente de uma linha telefônica comum na sua residência. Além disso, é necessário uma placa fax modem em seu computador.

Lembre-se também que você não pagará pelo cadastro, pelo webmail e nem pelo download do discador. No entanto, a cobrança será feita conforme a utilização da internet discada. Ou seja, obedece a cobrança de tarifas para ligação. Em outras palavras, ao usar a internet discada, você estará fazendo uma ligação telefônica.

Qual a diferença para a banda larga?

Ao utilizar a Vivo Internet Discada, pode ter certeza que estará usufruindo de um serviço de qualidade. Mas, obviamente, que esse tipo de conexão é um pouco mais lenta em relação à banda larga, que tem capacidade de transmitir muito mais dados.

Isso porque a banda larga também pode ser transmitida por cabos de TV, satélite e até ondas de rádio. Aliás, se você mora em uma área remota, a internet à rádio também é uma opção.

Já que estamos falando de banda larga, a Vivo oferece a Vivo Fibra, com internet de alta performance 24h por dia.

 

É possível migrar da discada para a banda larga?

Sim, com certeza. Mas você precisa ficar atento e bem informado acerca do aumento da área de cobertura das operadoras. Por isso, é comum as pessoas se acomodarem e não saberem que a internet banda larga já chegou nas suas regiões. Então, informe-se! No próprio site da operadora é possível obter esses dados.

Confirmada a presença do 3G ou do 4G na sua região, já é possível fazer a migração da internet discada para a banda larga. Uma das grandes vantagens, além de aumentar e muito a velocidade da conexão, é não ter mais a linha de telefone ocupada enquanto utiliza a internet.

 

O que achou da Vivo Internet Discada?

Agora que você já conhece como funciona a Vivo Internet Discada, que tal conferir como funciona a internet via satélite, mais uma opção para áreas remotas?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *