Vivo aumenta o preço dos planos pós-pagos

Em agosto, os planos de telefonia móvel da Vivo ficaram ainda mais salgados. A Vivo aumentou o preço dos planos pós-pago sem adicionar benefícios ou maiores franquia de dados. O menor pacote ficou R$ 10 mais caro, mas o reajuste chegou a até R$ 30 em outros pacotes.

A operadora possui 13 opções de pós-pago que, no geral, possuem franquias de dados bem altas. Além disso, para quem já possui um serviço da empresa, como banda larga, o pós-pago pode compensar pelo bônus de internet oferecida. No entanto, a Vivo é de longe a opção mais cara no mercado brasileiro. A empresa defende a qualidade da sua cobertura como um dos fatores que justificam o custo mais elevado.

Saiba neste artigo como ficaram os pacotes de internet móvel da Vivo após o aumento no preço dos planos pós-pago. Aqui você confere os detalhes de cada pacote e suas diferentes modalidades, além de uma comparação com planos pós-pago oferecidos por outras operadoras brasileiras.

Nesta página a Vivo informa que aumentou o preço dos planos e compara com o valor anterior. Se já é cliente, verifique como ficaram as tarifas do seu pacote. 

Como funciona o pós-pago da Vivo

A Vivo oferece duas grandes modalidades de telefonia móvel pós-paga: individual e família. O modelo individual possui pacotes com menos internet e, para contratar uma linha dependente, é adicionado um valor mensal de R$ 89,99 ao plano. Já com o pós-pago família, os pacotes chegam a até 140GB. E o preço sobe junto: R$ 529,99 mensais.

Tanto os pacotes individuais quanto família podem ser adquiridos mensalmente ou pelo plano anual, onde há a necessidade de permanência do cliente por 12 meses sujeito a multa.

Todos os planos de ambas as modalidades possuem os mesmos quatro aplicativos disponíveis de forma ilimitada. Ou seja, sem descontar da internet contratada. São eles: WhatsApp, Waze, Cabify e Moovit. As ligações e SMS também são ilimitados para qualquer operadora do Brasil.

Além disso, com exceção do plano individual 7GB, a franquia de dados é sempre dividida em duas formas de uso. Metade para navegar normalmente na internet e a outra metade exclusiva para utilizar com determinados aplicativos. São eles: Youtube, Spotify, Netflix, Vivo Música, Vivo Play, NBA e Tidal. Um pacote de 24GB, por exemplo, na realidade são 12GB de internet + 12GB para os apps de vídeo e música.

Veja abaixo os preços e especificações dos planos. O levantamento considera as ofertas para regiões com DDD 11, entretanto, os valores podem variar para diferentes localidades.

Planos individuais 

Pacotes com renovação mensal

7 GB: R$ 129,99 mensais 

16 GB: R$ 159,99 mensais (8 GB + 8 GB para vídeo e música)

24 GB: R$ 219,99 mensais (12 GB + 12 GB para vídeo e música)

Pacotes com renovação anual

16 GB: 129,99 mensais (8 GB + 8 GB para vídeo e música)

24 GB: 189,99 mensais (12 GB + 12 GB para vídeo e música)

Planos família

Com os pacotes família você pode adicionar outras linhas como dependente sem a taxa de R$ 89,99 por mês. Entretanto, o pacote de 24 GB é exceção e não aceita dependentes. Além disso, todos os planos possuem 100 minutos por mês de ligações internacionais compartilhadas entre os membros do plano.

No plano família a Vivo também disponibiliza 7 diárias com o programa Vivo Travel. 

Pacotes com renovação mensal

24 GB: R$ 219,99 mensais  (12 GB + 12 GB para vídeo e música)

60 GB: R$ 319,99 mensais (30 GB + 30 GB para vídeo e música) + 1 dependente sem custo adicional

80 GB: R$ 429,99 mensais (80 GB + 80 GB para vídeo e música) + 2 dependentes sem custo adicional

100 GB: R$ 529,99 mensais (100 GB + 100 GB para vídeo e música) + 3 dependentes sem custo adicional

Pacotes com renovação anual

60 GB: 249,99 mensais (30 GB + 30 GB para vídeo e música) + 1 dependente sem custo adicional

80 GB: 319,99 mensais (40 GB + 40 GB para vídeo e música) + 2 dependentes sem custo adicional

100 GB: 429,99 mensais (50 GB + 50 GB para vídeo e música) + 3 dependentes sem custo adicional

140 GB: 529,99 mensais (70 GB + 70 GB para vídeo e música) + 4 dependentes sem custo adicional

Panorama dos planos pós-pago no Brasil

A Vivo aumentou o preço dos planos pós-pago mas eles ainda representam a maior parte das contratações de telefonia móvel da operadora. De acordo com dados do segundo semestre de 2019 levantados pela Teleco, empresa de consultoria, 56,57% dos celulares com planos da Vivo possuem planos pós-pago. É a maior porcentagem em comparação com outras operadoras, com exceção da Nextel, que atende os usuários quase que totalmente nessa modalidade.

Esse crescimento acompanha uma tendência nacional. Levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizado em abril de 2019 mostra que nos últimos 12 meses houve aumento de 12% nos planos pós-pagos no Brasil como um todo, incluindo todas as operadoras.

Mas a Vivo segue em primeiro lugar na disputa do mercado de telefonia móvel pós-paga. Apesar de estar em ritmo de queda (42% em 2016), a operadora segue com folga na frente da Claro, segunda colocada (veja a seguir). A empresa fechou o segundo trimestre com 662 mil novas linhas em circulação. Veja o market share com dados da Teleco de julho de 2019:

Vivo – 39,90%
Claro – 24,35%
TIM – 20,15%
Oi – 11,01%
Nextel – 3,27%
Algar – 0,56%
Sercomtel – 0,01%

Cobertura e qualidade

O que explica a liderança da Vivo se os preços são tão altos em comparação às concorrentes? Alguns fatores podem pesar para além das tarifas. Entre eles, está a cobertura do sinal, a maior entre todas as operadoras brasileiras. Apesar de perder para a TIM no sinal 4G, a Vivo lidera a cobertura das duas gerações de internet anteriores ainda muito utilizadas no Brasil. Ela está presente em 4.638 municípios brasileiros e cobre 96,3% da população do país. 

Além disso, outro quesito que pode influenciar são os indicadores de qualidade da operadora. A empresa possui uma boa reputação quanto ao atendimento e apresentou no último ano um dos melhores percentuais de indicadores com cumprimento das metas de qualidade da Anatel.

Ainda de acordo com os dados da Teleco, entre as 5 maiores operadoras a Vivo foi líder de satisfação dos clientes quanto aos planos pós-pago de 2015 a 2017. No entanto, em 2018, perdeu o posto para Nextel e Claro. Veja o ranking com o índice de satisfação geral no ano de 2018:

– Nextel (7,71)
– Claro (7,43)
– Vivo (7,40)
– TIM (7,36)
– Oi (6,71)

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