Por que vídeos nas redes sociais convertem mais?

O vídeo viralizou! Se isso ocorreu nas suas redes sociais, comemore! Talvez você será o mais novo famoso ou famosa da internet. Ninguém duvida do poder dos vídeos nas redes sociais. Esse tipo de mídia é uma das que mais convertem seguidores e geram engajamento nas principais redes. Mas por que isso acontece? Muito pela facilidade de absorção de conteúdo e do flerte com o entretenimento.

Nos últimos anos, observamos a evolução das redes sociais com Facebook e Instagram no sentido de valorizar cada vez mais as produções originais em vídeo de seus usuários. Tanto que o Instagram inovou ao criar o Stories, copiado pelo Facebook, que por sua fez tem o Facebook Watch. Isso sem falar no pioneirismo do Youtube, que abriu as portas para o conteúdo em vídeo na web.

Outro fator que ajudou a inflar a popularidade e presença dos vídeos nas redes sociais foi a facilidade de fazer um. Em outras palavras, qualquer pessoa com um smartphone básico nas mãos pode filmar, editar e postar um vídeo curto no seu perfil. Ou seja, é muito fácil de fazer vídeos!

Inclusive, especialistas nessa área já afirmaram diversas vezes que os vídeos serão o futuro das redes sociais. Esse futuro já é presente, com a ascensão de redes como o Tik Tok, por exemplo, completamente baseada em conteúdo audiovisual dos seus usuários.

O sucesso dos vídeos movimenta até o mercado de trabalho, com vagas específicas para a área. Quer saber mais por que os vídeos convertem? Vem com a gente.

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Vídeos são essência das redes sociais

Há pouco tempo, os vídeos eram considerados conteúdo complementar aos textos e fotos nas redes sociais. Isso porque a produção era um pouco mais complicada, além do tamanho dos arquivos, qualidade das filmagens, entre outros fatores. No entanto, essa balança virou completamente para o lado dos vídeos e hoje eles são essenciais para as redes sociais.

Para você ter uma ideia, estima-se que somente no Brasil o número de visualizações de vídeos na internet ultrapassa a média de 10 bilhões por mês. Segundo a Forbes, em levantamento de 2018, mais de 500 milhões de pessoas assistem vídeos na internet todos os dias.

O conteúdo em vídeo tem um apelo maior do usuário em relação aos demais, atrai mais a atenção do público e gera mais engajamento e conversão.

Isso porque, em primeiro lugar, há um fator sensorial e cognitivo: o vídeo trabalha a visão e a audição ao mesmo tempo dos internautas. Esse nível de exposição gera uma experiência muito mais envolvente ao usuário.

Abaixo, vamos listar outros fatores que fazem os vídeos em redes sociais converterem mais.

Leia também: Qual operadora é melhor para assistir séries e vídeos pelo celular?

Adaptação a dispositivos móveis

Uma característica diferencial dos vídeos é o poder de adaptação a qualquer formato de tela em dispositivos mobile, sejam tablets ou smartphones. Em outras palavras, não importa o formato ou tipo de rede social, o conteúdo estará lá disponível com a mesma qualidade.

Ou seja, esse tipo de mídia acompanha a tendência do crescimento do uso de dispositivos móveis de forma constante pelas pessoas.

Rapidez na informação

Vídeos para redes sociais são essencialmente de curta duração. Nesse sentido, é a mesma lógica dos textos: ninguém tem muita paciência para ler “textão”, com pequenas exceções. Por esse motivo, vídeos com mais de um minuto nas redes sociais já são considerados uma eternidade.

Inclusive, há agências de publicidade que fazem campanhas a grandes marcas em que os vídeos não duram mais que seis segundos. Esse tempo tem base em estudos de comportamento dos usuários e do tempo que costumam assistir a cada vídeo nas redes.

Além disso, é preciso destacar que os vídeos tem um apelo visual marcante e por isso atraem mais atenção do que apenas texto ou uma imagem isolada. Por isso, a capacidade de conversão também é maior.

Leia também: Saiba como baixar vídeos do Instagram em diferentes dispositivos

Vídeos como estratégia de vendas

Para quem comercializa produtos e serviços e aposta na comunicação em redes sociais, os vídeos são um poderoso recurso. Para você ter uma ideia, um levantamento promovido pela Invodo concluiu que quase 60% dos consumidores compram um produto apenas depois de assistir um vídeo sobre seu funcionamento ou avaliação. Vídeos nas redes sociais das empresas podem aumentar em até 40% das vendas. É uma cifra muito significativa.

Leia também: Como vender no Instagram: confira 5 dicas importantes

A ascensão do Tik Tok

Por conta dessa facilidade dos vídeos nas redes sociais em converter, grandes empresas da área já exploram esse potencial. Um grande exemplo é o Tik Tok, rede social criada em 2017 com base apenas em produção e compartilhamento de vídeos caseiros curtos, de no máximo 15 segundos, por seus seguidores.

De acordo com dados da SensorTower, o público predominante dessa rede social é o jovem. Cerca de 41% dos usuários tem idade entre 16 e 24 anos.

Ao contrário do Instagram, no Tik Tok o conteúdo é compartilhado para todos os usuários. Ou seja, não apenas para os seguidores ou curtidores do perfil. Assim, as possibilidades do conteúdo viralizar são maiores. Ao mesmo tempo, também, que a concorrência também é maior.

Em resumo, a ascensão do Tik Tok é observada de perto pelas demais redes sociais, como Instagram e Facebook. Tanto que alguns recursos são praticamente copiados entre uma rede e outra.

Leia também: Claro Vídeo: veja como funciona o streaming de vídeos da Claro

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Tenha um bom plano a sua disposição para ver vídeos nas redes sociais

Para ter uma experiência sem incômodos com os vídeos nas redes sociais, um bom plano de internet ajuda bastante. Atualmente, as principais operadoras do país, como Claro e TIM, por exemplo, oferecem planos de celular com franquias exclusivas para uso nas redes sociais. Ou seja, você navega nas redes sem consumir o pacote de dados.

Com os vídeos, a recomendação é caprichar na escolha do plano. Isso vai fazer diferença na velocidade de download do conteúdo e também na qualidade de visualização do vídeo. Ao contrário dos textos e das imagens, os vídeos geralmente são um pouco mais pesados e exigem mais da sua internet.

Ainda assim, há muitos formatos de vídeos. A definição top, por exemplo, é a 4K, utilizada em algumas plataformas de streaming de vídeo.

Leia também: Assistir jogo online: confira 10 opções de sites e apps

Vídeos nas redes sociais vão predominar

Agora que você já conhece os motivos dos vídeos renderem tanto nas redes sociais, que tal conferir 11 ótimos aplicativos para editar vídeos pelo celular?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat