Pular para o conteúdo

Uber Transit: novo recurso mostra transporte público

uber transit

O Uber Transit é um novo recurso do aplicativo da Uber que promete mais uma vez mudar a forma como gerenciamos nossa mobilidade urbana. Depois de entrar no mercado de transporte privado, influenciando os hábitos de muitos usuários, a Uber desenvolveu um novo recurso que traz informações sobre transporte público.

A Uber já expandiu ao desenvolver o aplicativo eletrônico para entrega de comidas compradas ‘online’, o Uber Eats, com a possibilidade de entrega  de carro, bicicleta ou moto.

Agora, com o Uber Transit, diferente do Uber Eats que é um aplicativo separado, a Uber oferece um recurso extra na hora de escolher o transporte. O Uber Transit adiciona a informação dos transportes públicos disponíveis para o trajeto quando consultamos a viagem.

Esse recurso, ainda não lançado no Brasil, permite que o usuário acompanhe em tempo real as opções de transporte público para suas rotas. Já em testes em locais como Londres, Sidney e São Francisco, o Uber Transit faz parte de um projeto da Uber que tem como objetivo contribuir com a otimização do transporte público e da mobilidade urbana.

A empresa acredita que, ao trazer a informação dos horários de ônibus, trens, bondes e outros, vai encorajar usuários a utilizar mais o transporte público e, por consequência, impactar as condições de trânsito nas cidades.

Leia mais: Cidades inteligentes: veja como elas vão mudar o mundo!

Mobilidade Urbana

O Uber Transit é apresentado pela empresa como uma forma de trazer mais soluções de mobilidade  para as cidades, além de construir novas formas de utilizar tanto o transporte público quanto o privado.

A empresa entende que incentivar o uso do transporte público resulta em menos congestionamentos, mais espaços sem veículos e, portanto, mais liberdade de movimento nas ruas.

Seus gestores acreditam que podem contribuir fazendo parcerias com as agências de transporte das cidades e, através da leitura de dados e informações fornecidas pelo aplicativo, podem tornar o transporte público mais acessível e fácil de usar.

Uber Transit no App Uber

Essa novidade da Uber foi desenvolvida a partir da parceria com o Moovit, um aplicativo de mobilidade urbana lançado em 2012 que informa o itinerário e os horários das linhas de transporte público consultadas. Esse aplicativo ainda monstra em tempo real a movimentação das linhas e a previsão de chegada.

Por meio dessa parceria, a Uber Transit passa a oferecer em seu app informações sobre as linhas de transporte público em paralelo com as informações de seus serviços de transporte privado. Com as diferentes opções fornecidas na hora da busca, além da consulta de preços, os usuários podem escolher se preferem utilizar o transporte público ou privado para chegar a seus destinos.

 

Uber Transit e Agências de Transporte Público

Para colocar o Uber Transit em prática, a Uber abriu um canal de parceria com as agências de transporte. A ideia é criar parcerias para que as organizações conheçam o produto, cadastrem as linhas e disponibilizem as informações e os serviços no aplicativo da Uber.

Algumas cidades já estão atuando dessa forma e inclusive já vendem passagens pelo aplicativo. Em outras cidades já é possível encontrar veículos adesivados informando que os trajetos já estão disponíveis no app Uber.

O propósito dessas parcerias para a Uber é encorajar cada vez mais pessoas a utilizar o transporte público.

Além disso, o objetivo dessa parceria em particular, segundo a empresa, é promover a integração do transporte privado com o público, oferecendo opções de acessibilidade e identificando soluções complementares e opção de horários.

 

Transporte Planejado com Uber Transit

Nas cidades em que já foi lançado, o Uber Transit permite que os passageiros planejem suas viagens, incluindo o ponto de saída e o ponto de chegada e recebendo informações sobre todo o trajeto.

A rota, em geral, começa indicando o tempo de caminhada até as plataformas de transporte público, seguido do tempo de viagem previsto com o transporte em questão e as possíveis integrações, e finalizando com o trajeto a pé após o desembarque.

Em algumas cidades já é possível comprar o bilhete de passagem no próprio aplicativo Uber e utilizar um QR Code no momento do embarque.

Com a viagem totalmente planejada no aplicativo, os usuários podem ter uma ideia completa de seus tempo e custo. Mais que isso, podem planejar seus transportes desde seus locais de partida até seus locais de chegada, eventualmente optando por incluir o serviço de transporte privado.

 

Como funciona o Uber Transit

Ao lançar o local de destino no aplicativo da Uber, o usuário recebe as opções disponíveis tanto para serviços de transporte privado da Uber quanto para opções de transporte público, com os preços em cada opção.

Ao clicar na opção de viagem com transporte público, o usuário vai visualizar todo o trajeto a ser percorrido, desde o ponto de saída até o ponto de chegada.

O aplicativo informa o trajeto a pé, as opções de linhas, o trajeto percorrido pelas linhas de transporte público, e finalmente o trajeto a ser percorrido a pé depois de desembarcar.

Quando o trajeto demanda mais de uma linha de transporte público, o aplicativo informa em qual parada o passageiro deve desembarcar e fornece as direções para o novo embarque.

 

Do privado para o Público

A nova proposta da Uber é uma resposta às críticas feitas à companhia por incentivar o uso de transportes privados e individuais através de seu aplicativo eletrônico.

Por essa razão, a empresa já criou o Uber Pool, chamado de ‘Uber Juntos’ no Brasil, que traça rotas em que se buscam vários passageiros em pontos próximos de um mesmo trajeto.

Mas, naturalmente, para a Uber, uma das vantagens do Uber Transit é a interação com usuários de transporte público. Com este novo recurso e com as parcerias com as agências de transporte, a empresa se coloca à frente da concorrência à medida que oferece um serviço extra, que é inicialmente exclusivo da empresa. Ela traz para o aplicativo os usuários que predominantemente optam por serviços de transporte público.

É possível que, também, ao buscar uma viagem de transporte público, o usuário opte por fazer parte da viagem com o serviço de transporte privado devido à comodidade ou ao preço.

Essa interação de informações não apenas beneficia a empresa em termos quantidade de acessos, mas impulsiona o fluxo de dados.

A base de dados é um aspecto central para empresas de aplicativo eletrônico e especialmente para a Uber, que se propõe a influenciar a forma como praticamos a mobilidade urbana.

 

Acessibilidade

Um ponto que a Uber ressalta no projeto do Uber Transit é viabilizar nas informações do Uber Transit as rotas e os transportes públicos com acessibilidade para usuários que necessitam dessa informação.

Dessa forma, está dentro da proposta aprimorar informações de forma que, no momento da busca, o usuário com mobilidade reduzida possa escolher trajetos e veículos cujo transporte seja acessível.

 

Facilidade e Economia

Para quem já faz uso do aplicativo da Uber, este novo recurso certamente vai contribuir para dar uma visão mais completa das possibilidades de transporte. É possível que com esta integração o aplicativo evolua para combinar rotas que podem ser feitas parcialmente pelo transporte público e parcialmente pelo transporte privado. Assim, oferecendo uma viagem completa de porta a porta.

Em termos de acessibilidade, segurança e comodidade, a combinação dos recursos do aplicativo pode vir realmente a impactar a forma como nos locomovemos nas cidades. Ademais, se o objetivo de diminuir o número de carros nas ruas sempre melhor, o planeta agradece.

Vale lembrar que outra inovação recente no Brasil foi o UBus, sistema de transporte coletivo sob demanda. Apesar de não ser da empresa, tem lá seus aspectos de sustentabilidade bem proeminentes.

Leia mais: Uber Rewards: o que é e quais são os benefícios

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *