Afinal, vale a pena comprar uma TV TCL? Saiba tudo aqui

Muitos brasileiros não sabem, mas a chinesa TCL é a terceira maior fabricante de televisores do mundo. Ela desembarcou há poucos anos no Brasil e aproveitou a última Copa do Mundo da FIFA para promover seus televisores. Para completar, as TVs 4K da TCL possuem um preço bastante competitivo em relação às outras marcas, balançando o consumidor na hora da compra. Mas, será que uma TV TCL vale a pena?

Primeiro, vamos fazer alguns alertas. Não é porque um produto é novo no mercado brasileiro que significa que ele seja desconhecido no mundo todo. A TCL é uma das maiores marcas chineses, existe há muitos anos e atua em diversos setores. Eles produzem seus próprios painéis de TV.

Em segundo lugar, o mercado de televisores tem uma concorrência altamente acirrada. Dificilmente um fabricante consegue trazer uma novidade de grande impacto sozinho. Portanto, não se engane com propagandas de televisores que dizem que entregam algo que os demais concorrentes estão muito longe de realizar. A não ser que estejam falando sobre a tecnologia de TV 8k, que daí é só a Samsung mesmo, por enquanto.

Por fim, independentemente do produto que você deseja adquirir, pesquise sobre a disponibilidade de assistência técnica. Se a sua TV apresentar qualquer tipo de problema, você precisa saber a quem recorrer.

Agora vamos entender direitinho de onde veio a marca TCL, quais produtos ela oferece no Brasil e quais fatores você deve considerar na hora de avaliar um modelo. Pra encerrar, vamos trazer uma lista com as melhores TVs TCL de 2019 e todas as informações que você precisa pra saber se a marca vale a pena ou não.

Leia mais: Saiba como identificar as melhores TVs smart

Origem da marca TCL: Quem fabrica?

A marca TCL ainda não é conhecida de muitos brasileiros. Isso, porque ela só chegou ao Brasil só em 2016. Sua história está ligada à de outra marca, bem mais popular por aqui: a Semp Toshiba. Aliás, foi a Semp Toshiba quem fabricou a primeira TV brasileira e a primeira TV colorida no Brasil.

Porém, em 2016, a empresa brasileira Semp encerrou sua parceria com a japonesa Toshiba e iniciou uma aliança comercial com a multinacional chinesa TCL Multimedia para a produção de TVs no Brasil.

Após firmar a parceria, a empresa passou a se posicionar no mercado como TCL. Hoje, está presente em mais de 160 países e é mundialmente reconhecida como uma das principais produtoras de eletrônicos e eletrodomésticos. Além de ser a terceira maior fabricante de televisores do mundo, a TCL é o quinto maior fabricante mundial de painéis de LCD.

Também fabrica celulares, ar condicionados, máquinas de lavar roupa e refrigeradores. A TCL Corp. detém outras marcas conhecidas, como Alcatel, Palm e BlackBerry.

Pra complicar ainda mais, atualmente existem três marcas que fazem parte do mesmo grupo industrial, antes conhecido como Semp Toshiba: Semp, TCL e Toshiba. Todas as três têm modelos de televisores à venda no mercado, e isso é bastante confuso.

Como a mudança ainda é recente, muitas lojas anunciam os produtos da TCL como parte da mais conhecida, e hoje inexistente, Semp Toshiba. Como as outras duas marcas do grupo — Semp e Toshiba — também oferecem televisores, facilita-se o engano.

Leia também: E-book grátis: conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Quais as séries de TV TCL

A TLC apresenta opções para todos os públicos, desde fãs da alta tecnologia de imagem e conectividade até pessoas que queiram uma Smart TVs mais simples, mas que garanta uma boa qualidade de imagem e os recursos online principais.

A fabricante aposta ainda em modelos com tela curva, display com pontos quânticos, Android TV, 4K, soundbar integrado, e que podem custar até R$65 mil, preço do modelo top linha recém-lançado pela empresa.

Para quem busca uma versão mais simples, porém com todas as funcionalidades de uma Smart TV, a marca possui modelos como a Smart TV Semp TCL L32S4900S.

Trata-se de uma TV de 32 polegadas com tela de LED e resolução HD. Esse modelo já possui conversor digital integrado, mas o destaque fica nos seus recursos de conectividade, permitindo utilizar aplicativos como Google Play, Netflix, Go Live e mais. É uma TV intermediária com um interessante custo-benefício.

A marca também se destaca pelos modelos de Smart TV 4K, que possuem resolução Ultra HD e avançados recursos de imagem, como pontos quânticos e HDR (High Dynamic Range, ou Alto Alcance Dinâmico). Esses dois recursos utilizam uma tecnologia em telas de LED que absorvem determinadas frequências de luz, garantindo excelentes resultados com imagens em alta resolução, contraste e brilho.

É o exemplo da Smart TV 4K Semp TCL P65US, que pode ser encontrada nas versões com 50, 55 e 65 polegadas. Sua tela é fina tanto nas bordas quanto na espessura, resultando em um aparelho com design sofisticado e perfeito para assistir a filmes e séries.

Além desses, você pode encontrar modelos de TV TCL com tela curva e ainda com inteligência artificial, permitindo controlar as funções pelo controle remoto e também por comando de voz. Esse último recurso pode ser encontrado em modelos como a Smart TV Semp TCL 43S6500.

 

As 6 melhores Smart TVs TCL em 2019

  1. Smart TV TCL de 65″ é top de linha

Esse é um dos modelos mais avançados da marca.

A Smart TV TCL 65″ 4K tem alta tecnologia de imagem e alguns recursos extras bem interessantes, como soundbar e Chromecast integrados, e a conexão com fones de ouvidos bluetooth e caixas de som sem fio.

Além disso, a navegação pode ser feita por meio do controle remoto Air Mouse Bluetooth, com controle por movimentos (do tipo “apontar e clicar”, com o mouse no computador) e sistema de busca por voz.

 

  1. Smart TV TCL 55″ tem resolução 4K e tela grande

Ideal para ambientes maiores, a Smart TV TCL 55″ 4K tem tecnologia HDR e garante altíssima qualidade de imagem. O acesso a aplicativos e conexão sem fio com dispositivos móveis também estão disponíveis, assim como os outros recursos dos modelos menores.

 

  1. Altíssima qualidade de imagem na Smart TV TCL 49″ 4K

Quer investir em tecnologia de imagem? Então, é hora de conhecer a Smart TV TCL 49″ com definição 4K, com 3840×2160 pixels e HDR Premium, que oferece altíssimo nível em cores e detalhes.

Seus recursos também incluem Wi-Fi e conversor digital integrados, gravar a programação, acesso aos aplicativos mais conhecidos e Sports Mode, dando um gás na hora de ver os jogos.

 

  1. Smart TV 49″ Full HD com tela grande

Se você curtiu a ideia de uma Smart TV Full HD, mas prefere telas um pouquinho maiores, a Smart TV TCL 49″ Full HD é uma ótima alternativa. Ela segue o mesmo padrão dos modelos anteriores, com função de gravar a programação, Wi-Fi embutido.

Traz ainda acesso aos aplicativos disponíveis na marca, além da conexão sem fio com smartphones e outros dispositivos sem fio.

 

  1. Imagem Full HD na Smart TV TCL 40″

Essa Smart TV TCL de 40″ já é indicada para quem busca definição um pouco mais alta, a Full HD, com 1920×1080 pixels, ganhando em qualidade nas cores, contraste e detalhes.

Essa Smart TV 40″ também pode gravar a programação ao vivo e acessar vários aplicativos online. Os fãs de futebol vão curtir o Modo Sport, que otimiza a imagem de eventos esportivos.

 

  1. Smart TV TCL 32″ ideal para espaços menores

Com 32″, a Smart TV TCL é uma ótima alternativa para espaços menores. Ela garante a qualidade de imagem livre de ruídos da definição HD, com 1366×768 pixels, compatível com os canais digitais da TV aberta.

O modelo tem Wi-Fi integrado e acesso a vários aplicativos de emissoras de TV e conteúdo online variado, como Netflix, Youtube e navegador Web. Oferece ainda a possibilidade de gravar a programação ao vivo.

 

Afinal, TV TCL vale a pena?

Como você viu acima, a TV TCL é de uma marca bastante reconhecida em todo o mundo, resultado da união dos esforços de duas gigantes da indústria.

Apesar de não conter todos os recursos mais avançados do mercado, a TCL produz Smart TVs com boas tecnologias e preço mais relativamente baixo, trazendo um ótimo custo-benefício.

A fabricante oferece garantia de 12 meses na grande maioria de seus televisores. Isso pode ser um aspecto negativo para alguns consumidores, já que há concorrentes no mercado com prazos maiores. Para atendimento de problemas com os produtos, a empresa oferece rede de assistência técnica autorizada espalhada pelo país.

Saiba mais: Veja os melhores planos de TV em 2019!

Gosta de ler conteúdos interessantes sobre tecnologia e estar bem informado sobre as principais novidades do mercado? Então, acompanhe o Compara Plano!

TV TCL