Qual a melhor TV por assinatura do Brasil

Mesmo com as inúmeras empresas de streaming de vídeos, as TVs por assinatura ainda são as favoritas quando o assunto é qualidade e diversidade de conteúdo. Atualmente, no Brasil, diversas empresas disputam o contrato de seus serviços e a escolha do público. Pensando nisso, este artigo responde aos futuros assinantes qual a melhor TV por assinatura do Brasil.

Aqui você vai encontrar informações sobre as prestadoras de serviço de TV por assinatura, como a NET, Claro, SKY e Vivo. Analise o que elas oferecem, em relação a preços, formas de transmissão e pacotes de serviços.

Mas, antes de falarmos sobre elas, confira algumas dicas de como assinar uma TV por assinatura.

Veja aqui no Compara Plano quais são os planos de TV por assinatura da Claro , da SKY, OI e VIVO.

Como escolher um plano de TV por assinatura?

Para escolher o melhor plano de TV por assinatura é essencial verificar o que a cada empresa oferece de pacotes de serviços, incluindo número de canais, tipo de transmissão, valor do serviço cobrado, etc. 

Em relação aos canais é importante que o cliente busque a oferta com maior número de canais disponíveis (abertos e TV paga). Mas também, que esteja com um preço acessível. Veja se a oferta não tem um prazo limitado de meses promocionais, isso também evita dor de cabeça e problemas de pagamento.  

Leia também: Quais os melhores pacotes da NET TV por assinatura

Como escolher os canais?

De maneira idêntica faça as escolhas dos canais. Assine contratos de acordo com o que você espera assistir. De nada vale assinar um pacote de TV com muitos canais de filmes, se você gosta muito mais de notícias e esportes. Se você tiver condições de assinar pacotes completos, que trazem um conteúdo mais refinado em várias áreas (de entretenimento, documentários, histórico, noticioso, esportivo, etc), você sai ganhando em serviço.

Depois, caso você queira cancelar algo específico, pode habilitar os canais voltados aos seus gostos particulares, trocando-os por outros. Algumas empresas oferecem esse tipo de opção. 

Outra questão importante é: escolha canais com qualidade que combine com o seu aparelho televisor para que não se decepcione depois. Veja as opções de pacotes com canais variados em formato HD.

Por último, existe o tipo de conexão de TV por assinatura que a empresa está disponibilizando. Observe se é por TV a cabo ou por satélite. 

Veja a seguir qual a diferença entre elas:

Tipos TV por assinatura

Há dois meios que as empresas brasileiras de telecomunicação adotam para disponibilizar acesso a conteúdos de TV paga. Pode não parecer, mas eles interferem na qualidade da cobertura dos planos e no produto que o usuário recebe em casa. São eles TV a cabo e TV por satélite.

TV a cabo

Este meio limita a área de abrangência da conexão, pois não tem tido um investimento adequado em cabeamento de sinal que chega na casa dos usuários. Por outro lado, essa cobertura é ótima em situações de mudanças climáticas. Não vai cair o sinal quando estiver chovendo, por exemplo. 

TV por satélite

Este meio de conexão, em contrapartida ao de TV a cabo, abrange uma maior cobertura e é o mais escolhido pelas prestadoras de serviço. Mas, infelizmente, esse tipo de serviço apresenta muita instabilidade. Algumas reclamações são em decorrência das quedas excessivas da conexão. Isso acontece porque a rede da TV é a mesma da conexão de internet. 

Qual é a melhor TV por assinatura?

Agora, vamos lá. Qual é a melhor operadora de TV por assinatura do Brasil? Para responder essa pergunta é necessário avaliar os tipos de serviços oferecidos por cada uma das operadoras de TV. 

Mas, antes de mais nada, é preciso que o usuário verifique se sua região de moradia possui rede de determinada internet. Caso não tenha ou tenha apenas de uma, escolher qual serviço é melhor dentro do seu orçamento.

Com o intuito de avaliar serviços de TV por assinatura, em 2018 uma pesquisa do Proteste avaliou 27 planos de TV por assinatura no Rio de Janeiro e em São Paulo. No perfil básico de pacotes, a Sky ganhou nas duas cidades pelos preços e canais oferecidos. Já no nível intermediário e avançado, VIVO e Claro praticamente empataram.

Pesquisa Anatel

Em 2019, a Anatel divulgou o resultado de 2018 do ranking dos melhores provedores de TV por assinatura do Brasil. A pesquisa avaliou o nível de satisfação dos clientes e a qualidade de sinal dos provedores de TV paga. Aliás, a pesquisa de satisfação de qualidade da TV por assinatura de 2019 já está em curso. 

A avaliação de satisfação é realizada de forma anual, através de ligação por telefone aos clientes das empresas pesquisadas. Na ocasião, são feitas perguntas sobre a qualidade dos serviços oferecidos nos planos de cada TV por assinatura.

A pesquisa está acontecendo desde 8 de julho e vai até 16 de novembro. Além das perguntas, são solicitados dados dos clientes, como: município de residência, idade, faixa de renda e escolaridade. Nunca são solicitados endereço, número de cartão de créditos, dados bancários e senhas. Não responda se for esse tipo de informação. Pode ser um golpe! A Anatel nunca pede esse tipo de dado.

Abaixo, listamos os resultados da pesquisa Anatel. 

RANKING DE MELHOR QUALIDADE

No ranking dos resultados de 2018, as TVs pagas ficaram com a pontuação seguinte, da mais alta para a menor em qualidade:

Nossa TV: 9,02

Cabo Telecom: 7,89

Claro: 7,63

SKY: 7,45

Vivo: 7,35

Oi: 7,23

Algar: 6,97

NET: 6,78

 

Resultados da avaliação

Nas empresas listadas neste ranking, vamos falar da Claro, Sky, Vivo, Oi e NET que são as que mais possuem clientes no Brasil.

Em resumo, as operadoras receberam notas também por localidade de abrangência de seus serviços.

A Claro, por exemplo, teve a maior satisfação de uso nos Estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte.

A SKY ficou em primeiro em qualidade de sinal em: Goiás, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, Acre, Amapá, Roraima e Tocantins. 

Já a Oi é a primeiríssima no nordeste: Alagoas, Paraíba, Piauí.

A Nossa TV faz sucesso em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

E, por fim, a Vivo e NET  não tiveram satisfação de qualidade de sinal em nenhum dos Estados brasileiros.

Mais detalhes da pesquisa, você confere no site da Anatel. 

 

Melhor TV por assinatura do Brasil

Ao avaliar todas as TVs, vimos que Claro e Oi ficam bem próximas na avaliação da Anatel em melhor qualidade de serviços, imagem e sinal.

As avaliações abaixo foram feitas de acordo com os resultados da pesquisa da Anatel de 2018. Quando a agência publicar os resultados de 2019, daremos um novo patamar de qualidade das TVs por assinatura. 

De acordo com a Anatel, o primeiro item avaliado foi a satisfação geral com a operadora. O indicador nacional é de 7,18, diferença de 0,25 em relação a 2017.

A Claro, que vamos falar neste artigo, ficou em terceiro no lugar na satisfação geral. Veja a seguir como as operadoras que vamos abordar se posicionaram nos outros itens da pesquisa:

Facilidade em entender os planos e serviços contratados

Claro: 7,90 – 3º lugar

Sky: 7,56 – 4º lugar

Vivo: 7,38 – 5º lugar

Oi: 7,15 – 7º lugar

Net: 6,74 – 8º lugar

 

Cumpre o que promete e divulga em sua publicidade

Claro: 7,75 – 3º lugar

Sky: 7,59 – 4º lugar

Vivo: 7,24 – 6º lugar

Oi: 6,90 – 7º lugar

Net: 6,67 – 8º lugar

Disponibilidade de sinal da TV por assinatura

Sky: 8,47 – 3º lugar

Oi: 8,31 – 4º lugar

Claro: 8,21 – 5º lugar

Vivo: 8,20 – 6º lugar

Net: 8,03 – 7º lugar

 

Qualidade da imagem 

Oi: 8,60 – 2º lugar

Sky: 8,55 – 3º lugar

Claro: 8,29 – 5º lugar

Vivo: 8,21 – 6º lugar

Net: 8,13 – 7º lugar

Além destes, outros quesitos não descritos foram avaliados pela Anatel. Eles trataram sobre atendimento e prestação de serviço técnico. 

Conclusão

Como resultado de tudo o que foi apresentado neste artigo, você deve avaliar os pontos que você deseja ter em sua TV por assinatura. Em seguida, veja quais oferecem serviço na região onde você mora e analise entre estas possibilidades qual atende melhor ao que você precisa de acordo com o seu orçamento. 

Quer conhecer os planos de cada operadora avaliada? Confira os posts de nosso blog, aqui sempre estamos trazendo novidades e avaliações das empresas de telecomunicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat