Pular para o conteúdo

TV por assinatura no RJ: Claro eleita a melhor operadora

tv por assinatura no RJ

A Claro foi eleita entre os consumidores como o melhor serviço de TV por assinatura no RJ em 2019. A conclusão é da pesquisa Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acerca dos serviços que são ofertados pelas operadoras. Na oferta de canais por assinatura, a Claro levou a melhor no quesito “Satisfação Geral” entre os clientes fluminenses.

A pesquisa da Anatel também calcula o contentamento dos usuários com serviços de telefonia fixa, telefonia móvel pré-paga, telefonia móvel pós-paga e banda larga fixa. Além da “Satisfação Geral”, também são atribuídas notas para outros indicadores mais específicos: atendimento telefônico, canais de atendimento, capacidade de resolução, cobrança, funcionamento, oferta e contratação, recarga e reparo e instalação.

Neste artigo você vai ver mais detalhes do resultado do estudo da Anatel e qual a percepção dos consumidores do Rio de Janeiro sobre a qualidade da sua TV por assinatura. Além disso, ao final do artigo você encontra mais informações sobre os planos e pacotes de TV oferecidos pela Claro.

Leia mais: Quais as vantagens em contratar a Claro TV?

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

A melhor TV por assinatura no RJ

A Claro foi eleita por seus clientes como a melhor prestadora de serviços de TV por assinatura no RJ no ano de 2019. A nota no quesito “Satisfação Geral” recebida pela empresa foi de 8,03, um avanço em relação ao ano de 2018, quando recebeu nota 7,84. De acordo com a opinião dos consumidores, a Claro ficou a frente das concorrentes Vivo, (7,56), Sky (7,5) e Oi (7,01).

A pesquisa de satisfação e qualidade percebida da Anatel está na quinta edição. Desde o seu início, em 2015, a Claro vem melhorando a sua imagem com os clientes do estado do Rio de Janeiro. Veja as notas recebidas pela operadora nos anos anteriores, ainda no quesito “Satisfação Geral”:

2015 – Nota 7,49
2016 – Nota 7,54
2017 – Nota 7,53
2018 – Nota 7,84
2019 – Nota 8,03

Leia mais: Descubra qual o melhor plano de celular, TV e internet no Compara Plano

Outros indicadores

Além da liderança no critério “Satisfação Geral”, a Claro também tem liderado ou recebido notas altas para os outros indicadores apontados pela pesquisa da Anatel. Confira abaixo as notas da Claro para o seu serviço de TV por assinatura no RJ em todos os indicadores.

Entre parênteses está a colocação da empresa no ranking, em comparação com as outras prestadoras do mesmo serviço no estado.

Atendimento telefônico – 7,43 (1º)
Canais de atendimento –
7,96 (1º)
Capacidade de resolução –
7,19 (1º)
Cobrança –
8,19 (1º)
Funcionamento –
8,65 (2º)
Oferta e contratação –
7,76 (1º)
Recarga –
não se aplica ao serviço
Reparo e instalação –
8,42 (1º)
Satisfação geral –
8,03 (1º)

Com exceção do indicador “Funcionamento”, no qual a empresa esteve atrás da primeira colocada Sky (nota 8,7), a avaliação dos consumidores consolidou a Claro como a líder em TV por assinatura no RJ.

Leia mais:  Plano de TV Pré-Pago: saiba como funciona

O mercado de TV por assinatura no RJ

O morador do estado do Rio de Janeiro é o consumidor mais satisfeito com o seu serviço de TV por assinatura. Essa é outra conclusão do levantamento de 2019 da Anatel. O valor de 8,03 atingido pela Claro representa a maior nota atribuída à uma prestadora em todo o país.

Além disso, a média entre as operadoras no Rio é de 7,45, a maior média do país, seguido por Rondônia e Maranhão. Na extremidade do ranking, os paraibanos aparecem como o grupo mais insatisfeito com suas prestadoras de TV por assinatura, que atingiram nota média de 6,75 no estado.

Satisfação nacional com serviços de TV por assinatura

O panorama nacional apresentado pela pesquisa da Anatel demonstra que, de modo geral, a satisfação do brasileiro em 2019 com os serviços de TV se manteve a mesma em relação a 2018. Entre os serviços avaliados pela agência, a TV por assinatura caiu para quarta colocação, ficando a frente apenas da banda larga fixa — tipo de serviço com mais queixas por parte dos consumidores.

A satisfação geral com as operadoras de TV recebeu a mesma nota do ano anterior: 7,18. No entanto, em relação aos outros indicadores, as notas são um pouco mais positivas (com exceção do indicador “Cobrança”, onde houve regresso). As médias de 2019 entre todos os estados são as seguintes:

Oferta e contratação – 7,19
Funcionamento – 8,32
Cobrança – 7,38 (decresce em relação em 2018)
Canais de atendimento – 7,18
Atendimento telefônico – 6,65
Capacidade de resolução – 6,59
Reparo e instalação – 7,79

Além de conquistar a primeira colocação no ranking de TV por assinatura do RJ, a Claro também aparece liderando o ranking nacional do segmento. Na média de avaliação da “Satisfação Geral” com todas as operadoras do país, as notas são as seguintes:

1º lugar – Claro (7,44)
2º lugar – Vivo (7,38)
3º lugar – Sky (7,34)
4º lugar – Oi (7,21)
5º lugar – Algar (7,13)

Leia mais: Como usar o bloqueio de canais na sua TV

Sobre a pesquisa da Anatel

De acordo com a Anatel, o propósito da pesquisa é “medir e aperfeiçoar os serviços de telecomunicações, de forma a retratar a visão dos usuários acerca da prestação de serviços de telecomunicações”.

Para participar do levantamento sobre os serviços de TV por assinatura, as operadoras precisam de ao menos 10 mil acessos ativos de Pessoa Física em cada unidade da federação.

Segundo o relatório de 2019, foram feitas 16.345 entrevistas com usuários das operadoras: Algar, Claro, Net, Oi, Sky e Vivo. Nessa amostra, a predominância é de usuários com média de idade de 48 anos, que cursaram até o ensino médio e que possuem uma renda familiar de R$ 6.066,01.

Leia mais: Reclamações Anatel: como fazer?

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Os indicadores

As entrevistas com os clientes são feitas através do telefone e, para cada indicador abaixo, é medida a percepção de qualidade dos usuários considerando os seguintes padrões:

Atendimento telefônico – Tempo de espera, necessidade de repetir demanda, capacidade de informação;
Canais de atendimento –
Notas para a qualidade de atendimento em cada canal (atendimento por telefone, em lojas físicos e através da internet);
Capacidade de resolução –
Cobrança/créditos de recarga, problemas nas ligações, problemas 3G/4G,
alteração de plano, cancelamento;
Cobrança e recarga –
De acordo com o contratado/utilizado, clareza da conta/consumo, opções de valores de recarga;
Funcionamento –
Voz: qualidade das ligações e capacidade de fazer e receber; Dados: disponibilidade, quedas na conexão, velocidade; TV: disponibilidade e qualidade da imagem;
Oferta e contratação – 
Clareza e cumprimento daquilo que é prometido no plano;
Reparo e instalação – 
Tempo de espera, cumprimento do prazo, qualidade da instalação, capacidade de resolução do reparo.

Os planos da Claro

A Claro possui três pacotes de TV por assinatura em seu catálogo. O Light HD vem com 130 canais por R$ 89,99 ao mês. O Mix HD apresenta 206 canais por R$ 119,99 mensais. Já o Top 4K, plano mais completo, possui 240 canais e sai por R$ 139,99 ao mês.

Além dos planos apenas com canais, a claro possui três pacotes combo de TV por assinatura no RJ que acompanham telefonia fixa, banda larga e telefonia móvel. O combo Top 4K completo, por exemplo, acompanha 164 canais, 240 mega de banda larga e mais 8 GB de Claro Controle. O pacote todo sai por R$ 409,87 ao mês. Já combo Mix HD atrativo reúne 140 canais mais 80 mega de banda larga e sai por R$ 248,88 mensais.

Clique aqui e confira todos os planos da Claro de TV por assinatura no RJ.

Aqui no blog do Compara Plano você vai encontrar as melhores dicas e recomendações de planos e pacotes das operadoras de telecomunicações do Brasil. Além disso, fique atento às nossas publicações diárias e descubra as principais novidades do mundo da internet e da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *