Pular para o conteúdo

Tutorial: Como jogar Clash Royale

clash-royale

Clash of Royale é um game de estratégia criado pela Supercell, desenvolvido especificamente para sistemas iOS e Android. O principal objetivo é administrar uma vila, integrar um clã e obter o máximo de troféus destruindo as torres dos adversários. Nesse artigo vamos ensinar como jogar Clash Royale e se destacar no game. Confira!

A origem do jogo


O Clash of Royale foi lançado em 2012 em Helsínquia, na Finlândia, pela Supercell, a mesma agência desenvolvedora do Free Fire e Clash of Clans. Mas foi apenas em 2016 que o jogo foi lançado mundialmente.

No mesmo ano, o game venceu a categoria de Melhor Próximo Jogo (Best Upcoming Game) na IMGA (International Mobile Gaming Awards, em português Prêmios Internacionais para Jogos de Celular). Também venceu a categoria de Melhor Jogo do Google Play Awards.

Em 2018, o Clash of Royale bateu a marca de US$ 2,5 bilhões de faturamento, com mais de 100 milhões de downloads em todo o mundo. Um dos pontos de destaque do game foi a primeira competição mundial, o Clash of Royale League que ocorreu em 2018, fortalecendo a comunidade gamer nos dispositivos móveis.

Entre os diferenciais do game, desenvolvido especificamente para celulares, é a jogabilidade simples que permite aos usuários iniciantes avançar rapidamente no jogo. As partidas são rápidas e exigem bastante velocidade do jogador para escolher a forma de ataque e os personagens utilizados nos combates.

Apesar da simplicidade do game, há inúmeras possibilidades, estratégias elaboradas e novidades constantes para os participantes aproveitarem a plataforma. Vale lembrar que o Royale é freemium, isto é, gratuito mas com alguns recursos pagos, como por exemplo, a compra de cartas, baús, gemas e outros elementos.  

Objetivos do Clash Royale


Para quem está começando, é importante compreender que o principal objetivo do Clash Royale é obter o maior número de troféus entre os participantes. Esses troféus são obtidos a partir das batalhas travadas nas arenas entre os usuários online. Sendo que a cada partida você pode ganhar até três troféus.

Com os troféus é possível liberar novas recompensas e arenas para disputas. A partir de 4 mil troféus, são liberados prêmios maiores e as ligas do game.

Dessa forma, é essencial participar ativamente da comunidade gamer, a fim de aprender novas estratégias, posicionamento de cartas, dicas e muito mais. Aqui vamos apresentar um tutorial prático e introdutório ao game, com algumas recomendações para se destacar e aproveitar todos os recursos. 

Como jogar Clash Royale


O primeiro passo para jogar o Clash Royale é fazer o download do jogo para sistema Android ou iOS. Logo no início você deverá passar por uma etapa de simulação de partidas para reconhecer os principais recursos do jogo. Só depois disso, é que você estará apto para as verdadeiras batalhas com outros participantes online.

O jogo é bem intuitivo, e vai demonstrando as principais ações que devem ser realizadas. A primeira imagem do jogo é um campo de batalha, com três torres para cada usuário (na simulação, os treinadores também são reais). Na parte inferior da tela, são apresentadas as cartas da partida, com os personagens que irão lutar e derrubar as torres do adversário.

A cada etapa da simulação, você irá conhecer novos recursos e elementos do jogo, como por exemplo:

  • Baús:

    São caixas com recompensas para os jogadores. Os baús guardam cartas especiais, ouro e outros elementos para potencializar as partidas.

    Atenção: ao abrir um baú antes do tempo, você irá gastar as suas gemas. Por isso, aguarde o tempo indicado ou acelere o processo, gastando dinheiro de verdade (R$) no jogo. O tempo varia conforme o tipo de baú, podendo levar até 24 horas para liberar o acesso.

  • Cartas

    As cartas representam os principais meios de ataque no Clash Royale. É a partir delas que o usuário irá atacar e destruir os castelos do adversário. Existem 94 cartas, subdivididas a partir do nível de raridade. Dessa forma, existem cartas comuns, raras e épicas.

    As cartas iniciais do jogo são comuns, como por exemplo, as flechas, bola de fogo, arqueira, servos e gigantes. Já as cartas raras e épicas, como o exército de esqueletos ou o bebê dragão podem ser adquiridas ao longo das partidas ou como recompensa dos baús. Note que no topo de cada carta, há o desenho de uma gota na cor rosa com um número dentro. Trata-se da quantidade de elixir que o personagem utiliza.

    No painel das cartas, você verá todo o “baralho” disponível para as próximas etapas e já pode ir conhecendo os personagens que poderão ser utilizados nas batalhas reais por outros usuários.

  • Decks de batalhas e emotes

    São os painéis onde ficam dispostos as cartas do usuários, as coroas, a pontuação, as moedas de ouro, as gemas verdes, por exemplo. Na parte dos emotes, são apresentados os diferentes visuais de torres e a coleção de reações que podem ser enviadas a cada partida para o adversário.

  • Elixir

    Podemos dizer que o elixir é quantidade de energia utilizada para cada personagem batalhar na arena. Em outras palavras, o elixir é o elemento principal para vencer a disputa. Portanto, é preciso ter sabedoria e utilizar as cartas de maneira adequada e sem desespero. Se você usar todas as cartas nos primeiros segundos, ficará sem nenhum recurso e precisará esperar o elixir liberar todos personagens.

    Vale destacar que o elixir é recarregado automaticamente a cada 2,8 segundos. Dessa forma, em uma partida de 3 minutos, são fornecidos 64 quantidades de elixir. 

  • Gemas verdes

    São raras e podem ser usadas para comprar ouro, baús, torneios ou acelerar a abertura dos baús. Portanto, economize e utilize em momentos estratégicos.

  • Moedas de ouro

    O ouro é usado para fortalecer e comprar novas cartas. O ouro pode ser obtido ao abrir os baús, ao vencer batalhas e ao doar cartas para outros membros do clã. O máximo que um participante pode ter são 5 milhões.

  • Nível do rei

    Indica a força das torres do rei e das princesas. Para aumentar a pontuação é preciso doar cartas aos membros do clã. Ao clicar sobre a coroa, é possível mais informações sobre a condição do rei e das princesas, como por exemplo, os pontos de vida, a velocidade do impacto, o alcance das flechadas e o nível de dado da bola de fogo.

  • Torres

    São os principais alvos para ataque e proteção no jogo. No caso, você deverá atacar as torres dos inimigos e proteger as suas três torres. Em cima de cada uma há uma barra de score, que indica a força da torre e quanto ainda é necessário para derrubá-la. 

Partidas reais

Depois de passar pela etapa de treino, são desbloqueadas novas cartas e funções para disputar partidas com usuários reais. Ao selecionar a arena disponível, você verá as recompensas pelas batalhas. Ao final, você poderá receber baús especiais, ouro e outros elementos como raios, por exemplo.

Lembre-se: o jogador que derrubar mais torres, vence a partida e ganha as coroas e as demais recompensas. Por isso, mais do que atacar os inimigos no caminho, é preciso derrubar a torre. Em caso de empate, os jogadores têm mais 1 minuto para vencer a partida.

Contudo, vale destacar que o jogo não tem uma separação de níveis para iniciantes ou participantes mais avançados. A principal divisão é pelas arenas, sendo que um participante mais avançado pode jogar em uma arena mais simples. Ou seja, é preciso definir uma estratégia desde a escolha das cartas até o modo de atuação no game.


Dicas de como jogar Clash Royale


O game possui uma infinidade de recursos, elementos e opções para aprender melhor como jogar Clash Royale. Por exemplo, os novos usuários podem assistir partidas, que demonstram na prática como ocorrem as batalhas mais avançadas entre os usuários. O recurso fica disponível na TV Royale, que disponibiliza os vídeos das partidas realizadas no mesmo dia.

Além disso, dentro do aplicativo o usuário pode acessar notícias exclusivas, com dicas de jogadas e vídeos de partidas do Clash Royale League. Outro recurso interessante é a possibilidade de jogar em duplas e fazer partes dos clãs. 

Uma dica é acessar o painel de conquistas que mostrará metas a serem alcançadas pelos participantes ao longo do tempo. Entre os objetivos estão, desde entrar para um clã, até doar cartas para outros participantes, por exemplo. Ao atingir cada objetivo, você receberá novas recompensas. 

Concluindo…


O game funciona como uma grande comunidade online, em que é preciso interagir com outros usuários para ter mais oportunidades de alcançar os seus objetivos e desenvolver as habilidades necessárias.

Vale destacar que o Clash Royale é atualizado constantemente, com o acréscimo de novas cartas e recursos. Dessa forma, há um maior leque de estratégias para os usuários. Portanto, fique atento às novidades para evoluir no jogo e aproveitar todas as possibilidades do game.

Quer saber mais sobre jogos de estratégia e outros games para celulares e desktop? Então, acompanhe nosso blog e fique por dentro do universo gamer e de notícias relacionadas a telecomunicação e tecnologia. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *